Como um software de gestão de clínicas vai te ajudar no retorno dos atendimentos?

A volta das consultas presenciais com a pandemia do coronavírus exige mais eficiência! Veja como um software de gestão de clínicas pode ajudar.

Por Aline Patricia em 13 de agosto de 2020.

Ainda é difícil prever como será o fim da pandemia de COVID-19, mas o que sabemos é que ela está causando uma transformação na sociedade, e que esse impacto vem sendo sentido profundamente na gestão médica.

A recomendação de isolamento social fez muitas clínicas e consultórios fecharem suas portas por diferentes períodos. Algumas ficaram fechadas por alguns dias, outras por meses, e algumas estão apenas agora avaliando como vai ser a volta dos atendimentos médicos e das consultas presenciais.

Mas, independente de quando foi possível reabrir a clínica e receber pacientes, toda administração médica teve de encarar uma nova realidade, com a necessidade de contar com teleconsultas, buscar uma melhoria no relacionamento com os pacientes e ter uma gestão financeira mais eficiente para enfrentar o impacto que a redução de atendimentos causou nos rendimentos.

Em resumo, nessa nova realidade, tornou-se imprescindível ter uma gestão médica centrada no paciente, mais eficiente, inteligente, com melhor tomada de decisões e sem margem para erros. É aí que entra o trabalho de um software de gestão de clínicas.

Um software para médicos é o caminho para conquistar a tão necessária eficiência nestes tempos de pandemia. É através dele que o retorno aos atendimentos pode acontecer de forma mais positiva.

Por que contar com um software de gestão de clínicas?

Como software de gestão vai ajudar retorno dos atendimentos? | MedPlus

Um software para médicos oferece várias ferramentas para a gestão de clínicas e consultórios. Cada uma dessas funcionalidades é de grande auxílio em qualquer etapa da gestão médica, mas elas se tornam ainda mais importantes neste momento de retomada das consultas presenciais.

E não é só isso. A maior vantagem de um software de gestão de clínicas é que ele permite um trabalho de administração muito mais inteligente. Por ser composto por várias funcionalidades diferentes, um bom sistema é – por si próprio – uma única e poderosa ferramenta de gestão.

Esse é o caso do MedPlus, que preza por informações centralizadas, segurança para o médico e para o paciente, inovação constante e uma gestão anywhere, para favorecer o trabalho do gestor aonde quer que ele esteja!

Com essa mentalidade, o MedPlus não apenas oferece funcionalidades, mas também as reúne de maneira integrada, para que trabalhem em conjunto e você possa contar com a melhor gestão possível.

Conheça o que esse apoio inteligente pode oferecer:

Otimização das informações de gestão

Uma gestão inteligente e realmente preparada para este momento de retomada precisa de informações. Isso inclui relatórios financeiros, dados dos pacientes, controle de estoque, agenda de consultas e muito mais.

Tudo isso até pode ser feito em planilhas digitais, ou mesmo no papel. No entanto, usar essas opções é convidar a desorganização para a sua gestão médica. Papéis podem ser perdidos, planilhas são desorganizadas e, o pior: não há integração entre diferentes setores da clínica.

Para uma gestão realmente eficiente, você precisa conectar seu financeiro com o controle de estoque, para acompanhar e prever gastos. É essencial ter acesso aos dados dos pacientes junto à agenda de consultas, para aprimorar o atendimento e a organização. E isso é só o começo.

Nessa situação, é indispensável contar com a integração e centralização de dados, de ferramentas e de funcionalidades da sua gestão. Para isso, você precisa de um software de gestão médica que garanta essa atuação inteligente, como é o caso do MedPlus.

Segurança de dados para sua clínica

Contar com os dados de seu paciente é importante. No entanto, é preciso garantir que essas informações estejam seguras!

Isso se torna ainda mais importante durante a retomada aos atendimentos presenciais e, principalmente, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pune severamente vazamentos e usos indevidos das informações de clientes.

Por esse motivo, é preciso contar com um sistema de gestão que garanta a segurança das informações. Ele deve estar disponível em nuvem, protegido por criptografia e adequado às exigências da LGPD.

O MedPlus é um ótimo exemplo, contando, inclusive, com a ferramenta AWS, da Amazon, que garante a proteção dos dados contra ciberataques e outros tipos de vazamentos.

Telemedicina no atendimento médico

Durante a pandemia de coronavírus, uma possibilidade surgiu para ajudar em suas consultas. Foi uma ferramenta útil para este momento e também mostrou o potencial de transformar sua clínica: é a telemedicina

Essa transformação começou quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Governo Federal liberaram a utilização da telemedicina para consultas a distância no período da pandemia de COVID-19.

Esse atendimento a distância chama-se teleconsulta e permitiu, inclusive, que clínicas fechadas continuassem a cuidar da saúde de seus pacientes. Mesmo antes da volta dos atendimentos médicos presenciais.

Mas sua utilidade não vai terminar com o retorno dos pacientes. A teleconsulta continua sendo essencial para alcançar pessoas distantes, cuidar de pacientes que não podem se deslocar e também para facilitar o acompanhamento de qualquer tratamento realizando consultas mais frequentes.

Em suma, ela mostrou-se uma forma de melhorar o cuidado e também o relacionamento com o paciente.

Isso é ainda mais eficiente quando você conta com a ferramenta de teleconsultas integrada ao seu sistema MedPlus, para que as demais funcionalidades do software sirvam como apoio durante o atendimento.

Prescrição digital 

A grande maioria das consultas requer que o médico prescreva medicamentos e tratamentos para o cuidado do paciente. Isso é absolutamente comum e existe desde sempre na medicina.

Mas outra coisa que é muito comum são as dificuldades com a prescrição tradicional. Sendo um pedaço de papel com uma receita escrita à mão, o paciente pode perdê-la, ter dificuldade para ler ou interpretar de forma equivocada. Além disso, a farmácia pode não ter o medicamento recomendado.

Outro problema é que escrever prescrições à mão é algo que toma tempo e muita atenção do médico, que pode acabar cometendo algum erro, em meio às muitas prescrições que faz todo o dia.

Ainda, o paciente precisa estar presente para receber uma prescrição tradicional. Isso significa que ela é inviável para teleconsultas. Além disso, caso um medicamento não esteja disponível ou seja necessário pegar remédios novos, o paciente vai ter que voltar para seu consultório para conseguir a prescrição.

No entanto, todos esses problemas podem ser facilmente superados com a prescrição digital Memed, integrada no seu software MedPlus – seja para consultas presenciais ou para atendimentos a distância.

Ela pode ser enviada virtualmente, seu preenchimento é ágil e fácil, tem menos chances de erros, já permite conferir os medicamentos disponíveis nas redes de farmácias e é impossível de perder.

Quer saber mais? Confira no nosso blog: 10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos.

Mas lembre que para emitir a prescrição de forma virtual, é essencial contar com uma assinatura digital – e essa integração também requer um bom software para médicos.

Prontuário eletrônico

Outra ferramenta essencial para consultas a distância tem sido o prontuário eletrônico. Com ele integrado às ferramentas de teleconsulta, médicos conseguem ter mais precisão nos atendimentos e facilidade para conferir e registrar as informações do paciente.

Isso é importantíssimo porque, por lei, o médico precisa registrar as informações de cada atendimento, seja ele presencial ou a distância.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta muito útil para o dia a dia de clínicas, mesmo depois do retorno dos pacientes. Ele permite um atendimento mais rápido, certeiro, profissional e personalizado, sem precisar do maço de papéis que envolve o prontuário tradicional e sem ocupar qualquer espaço físico!

O prontuário eletrônico do MedPlus – integrado ao sistema e sempre disponível – é uma ótima ferramenta para a volta dos atendimentos e para ser parte da sua gestão médica.

Confira mais sobre o assunto: Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens e por que é uma inovação necessária!

Agendamento online

Outra forma de melhorar sua gestão neste momento é dando mais autonomia aos seus pacientes.

Com a funcionalidade de agendamento online do software de gestão médica MedPlus, seus pacientes podem marcar a consulta de acordo com suas próprias necessidades e disponibilidades, através de canais disponibilizados pelo seu sistema de gestão.

Isso facilita as coisas para a secretária, diminuindo sua carga de trabalho, e deixa o paciente mais satisfeito com os horários.

Ferramenta de pré-consulta do MedPlus

Para reduzir a necessidade de seu paciente ter contato com a secretária ou com outras pessoas que estão aguardando atendimento, você pode contar com a funcionalidade de pré-consulta do MedPlus.

Com ela, a clínica envia um formulário, por SMS, e-mail ou WhatsApp, para o paciente preencher com seus dados cadastrais, caso seja uma primeira consulta, ou para atualizar suas informações, se for um retorno.

Assim, ele não precisa fazer, ou atualizar, seu cadastro com a secretária, antes do horário da consulta.

Confirmações de consulta

Como software de gestão vai ajudar retorno dos atendimentos? | MedPlus

É hora de voltar a receber seus pacientes! E isso traz de volta um sério problema da gestão de clínicas e consultórios: as faltas.

Quando um cliente marca uma consulta e não comparece, o médico perde completamente aquele horário, o que significa um prejuízo considerável para sua clínica, não é?

É por isso que você precisa de uma boa ferramenta de confirmações de consultas à sua disposição. Essa é outra funcionalidade que o software para médicos MedPlus oferece.

Disparos de e-mail ou SMS on demand

Neste momento de retomada, o relacionamento com os pacientes é mais importante do que nunca. Por isso, sua gestão médica deve contar com formas de favorecer esse relacionamento.

Para ajudar nisso, um bom software de gestão médica pode oferecer a funcionalidade de disparos de e-mail ou SMS on demand. Ou seja, o próprio sistema manda mensagens com recados, felicitações em datas comemorativas e até confirmações de consulta. 

Você pode contar com essa ferramenta junto à funcionalidade de marketing médico fornecida pelo software MedPlus!

Software de gestão de clínicas MedPlus: Uma ferramenta inteligente

Contando com o MedPlus e todas suas vantagens de forma totalmente integrada, você consegue ter uma retomada muito mais positiva das atividades.

É hora de começar a contar com um software de gestão médica! Não apenas nestes tempos de coronavírus, mas para sempre melhorar seus atendimentos e sua gestão de clínicas e consultórios.

Lembre de procurar um sistema que ofereça todas essas funcionalidades e não esqueça que a telemedicina continua importante, mesmo depois da volta dos atendimentos médicos presenciais!

Confira mais sobre o assunto no nosso eBook:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.