Por Suellen Bosse em 25/01/2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Calendário sazonal: como aproveitá-lo no marketing para clínicas e consultórios médicos

Aprenda a utilizar o calendário sazonal para informar, atrair e fidelizar mais pacientes em tempos de campanhas da saúde, tudo por meio do marketing em clínicas e consultórios médicos.
Calendário sazonal: como aproveitá-lo no marketing médico | MedPlus

Além de lembrar datas importantes, feriados e alguns eventos que ocorrem anualmente, o calendário sazonal também é uma importante ferramenta no marketing para clínicas e consultórios médicos.

As campanhas baseadas em datas comemorativas podem ajudar principalmente na retenção e na captação de pacientes. Além, é claro, de ajudar a distribuir informações à população, contribuindo para uma melhor expectativa de vida, mais saúde e bem-estar da comunidade.

Aliás, realizar campanhas de marketing bem estruturadas também aumentará o lucro de sua clínica ou consultório e, ainda, contribuirá com campanhas na área da saúde que ajudam a salvar a vida de muitas pessoas. 

Vale lembrar que grande parte dessas campanhas são realizadas em datas que, normalmente, criam-se ações de prevenção e tratamento relevantes para a população. 

Sendo assim, ao longo deste texto mostramos como e quais as maneiras de utilizar essas datas em ações de marketing médico. Acompanhe a leitura e confira!

Como o calendário sazonal pode ajudar minha clínica?

O calendário sazonal é uma ferramenta importantíssima para relembrar datas especiais, fatos históricos, conquistas e registros de eventos. Muitas dessas datas são relevantes para o segmento da saúde e também para ajudar a clínica ou consultório médico com ações de marketing, permitindo que melhore em:

Posicionamento e autoridade 

A maior parte das datas “comemorativas” relacionadas à área da saúde tem como principal objetivo a promoção de campanhas de conscientização a respeito da prevenção e identificação de alguns sintomas de diversos tipos de doenças.

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Nesses casos, em datas especiais — como Dia Mundial do Combate ao Câncer, Dia Nacional de Combate à Dengue, entre outros — a clínica pode aproveitar para criar e distribuir materiais com informações a respeito dos sintomas das doenças, explicar como identificá-los, falar das formas e dos exames de prevenção, entre outros. Tudo com o intuito de informar a população.

Adotar essa estratégia de levar conhecimento a quem interessar (marketing de conteúdo) é uma ótima forma de se posicionar como especialista e se solidificar no mercado.

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Retenção de pacientes nos períodos de campanha 

A clínica ainda pode utilizar essas datas para promover campanhas de conscientização e enviar mensagens para os pacientes ressaltando a importância da realização dos exames de rotina para a identificação precoce de doenças. Essa estratégia pode aumentar o número de pacientes comparecendo a consultas durante o período de campanhas.

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Captação de pacientes e aumento do lucro 

As datas sazonais que se relacionam ao público em geral — como a troca de estações — também são ótimas para aumentar o número de pacientes atendidos e, consequentemente, os lucros da clínica. Isso porque você pode criar e divulgar conteúdos informativos nessas datas também, por exemplo: “por qual razão cálculos renais aparecem mais no verão?”, “cuidados para manter a saúde no inverno”, entre outros. Você pode usar a criatividade. 

Dessa maneira, você mostra autoridade no assunto, conquistando a confiança dos pacientes, atraindo-os para sua clínica e aumentando sua receita. 

Exemplos na prática

Se sua clínica é especialista na saúde da mulher, a equipe de marketing pode utilizar o mês de outubro — em que o foco é a conscientização a respeito do câncer de mama — para criar e distribuir panfletos e publicar em seu blog informações relevantes a respeito da doença. Assim, você garante que as mulheres que tiveram acesso ao seu material lembrarão da sua clínica quando precisarem de serviços médicos.

https://conteudo.medplus.com.br/marketing-de-relacionamento-como-aproximar-a-sua-clinica-dos-pacientes

E como fazer tudo isso? Isso tudo vai depender de como seu estabelecimento vai planejar e aplicar essas campanhas conforme o calendário sazonal. Acompanhe dicas!

Como o marketing para clínicas e consultórios médicos pode aproveitar as datas comemorativas no calendário sazonal?

Como você já sabe, a área da saúde pode aproveitar o calendário sazonal para disseminar informações e prestar serviços específicos, promovendo campanhas de conscientização, prevenção e tratamento de doenças. 

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Dessa maneira, existem muitas formas de se trabalhar essas campanhas no marketing médico de sua clínica ou consultório, veja a seguir como fazer isso:

Crie um planejamento estratégico 

O primeiro passo é um dos mais importantes na elaboração dessas campanhas é o planejamento. Realizá-lo é essencial para saber quais datas sua clínica vai aproveitar e como usá-las em seu marketing médico. Acompanhe: 

  • Mapeie as datas comemorativas: levante datas que fazem sentido para seus pacientes, sejam universais ou regionais. Deve-se lembrar também que esse mapeamento precisa levar em consideração o público de seu estabelecimento. Por exemplo, comemorar o dia do trabalhador em uma clínica pediátrica não faria muito sentido, não acha?
  • Realize benchmarking: um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais em que são analisados os conteúdos, postagens, e até mesmo as campanhas de concorrentes ou de órgãos públicos na área da saúde.

Dessa maneira, você utiliza essas referências para ter uma breve ideia de por onde começar suas campanhas e de estratégias que darão certo ou não. Porém, é preciso lembrar que a inovação também é importante para chamar a atenção do público.

  • Faça um resgate histórico: é sempre importante analisar as campanhas de marketing que já foram feitas no passado em seu consultório ou clínica médica. Dessa maneira, você gasta menos tempo elaborando suas estratégias e já possui um referencial do que acertou ou errou nas outras campanhas e também para evitar conteúdos repetidos.
  • Defina o formato e o propósito de conteúdo: após realizar as ações anteriores, está na hora de começar a desenvolver sua campanha, definindo o propósito do conteúdo que será desenvolvido e seu formato. Observe o exemplo abaixo: 

Exemplo – Dia das mães em clínicas psiquiátricas
Conteúdos: 

  • Blog sobre transtornos psiquiátricos no pós-parto
  • Rede social sobre sintomas de transtornos psiquiátricos no pós-parto

Propósito: conteúdo informativo para aumentar a atração de pacientes e o número de consultas.
Formato: texto de blog e post em rede social com tom de voz informal para se aproximar do público mas mostrando conhecimento e autoridade no assunto.

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Vale lembrar que esse é um exemplo simples e básico do que pode ser feito. Com a ajuda de uma agência de marketing especializada no assunto, suas campanhas serão melhor elaboradas e irão apresentar melhores resultados. 

  • Elabore um plano de ação: por fim, chega a hora de elaborar como será a execução de tudo o que foi planejado. Pensar em quando e como criar esses conteúdos é tão importante quanto pensar no que fazer. Para isso, é necessário antecipar todo o conteúdo para estar pronto antes da data comemorativa e não deixar para criar em cima da hora e postar tudo atrasado. 

Isso tudo também vale para as sazonalidades e não apenas nas datas comemorativas. Lembrando que o conceito de sazonal se define em campanhas, eventos e outras datas que são comemorativas e acontecem todo ano, mas podem ocorrer em datas diferentes.

Utilize os meios digitais para divulgar ações

A melhor maneira de se divulgar campanhas é pelas redes sociais. Isso gera engajamento com seu público e bem como uma maior adesão. 

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Essa divulgação nas redes sociais também permite não apenas conscientizar seus pacientes, como promover sua clínica ou consultório. Dessa maneira, demonstrando o cuidado e sua dedicação com eles. 

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Ideias de Instagram e Facebook para clínicas 
Instagram e Facebook para clínicas médicas 

Outra forma de atingir mais pessoas ainda durante a campanha é na utilização de anúncios pagos para promover seus posts em redes sociais, como o Instagram e Facebook, pelo Facebook Ads.

Faça campanhas de e-mail marketing

Outra forma de chegar aos seus pacientes nesse tipo de campanha é o e-mail marketing, uma estratégia de manter contato e atualizar seus pacientes sobre as novidades para fortalecer o relacionamento. 

Para formulá-los, espera-se que o conteúdo seja direto e fácil de ler, contendo todas as informações que realmente importam sobre a data comemorativa e por qual razão sua clínica aderiu a esse evento. 

Também é importante lembrar de que o assunto do corpo do e-mail deve chamar atenção do cliente, por conta disso, utilizar gatilhos mentais e outras técnicas de marketing podem ajudar.

Invista na decoração

Uma das partes que mais podem chamar a atenção para sua clínica ou consultório médico é investir na decoração das datas comemorativas e durante as campanhas. O que também pode ser uma tarefa divertida e diferente da usual em que todos de sua equipe podem ajudar, inclusive a gestão médica

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Com uma decoração bem elaborada os pacientes se sentem acolhidos e confortáveis, além de atrair muitos novos olhos para sua clínica, ajudando também no marketing boca a boca.

Monitore suas campanhas

É extremamente necessário acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing. Estabeleça métricas e técnicas de monitoramento de cada campanha e compare com seus objetivos em cada uma delas, seja fidelizar, atrair etc.

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Crie um calendário de marketing com as datas comemorativas na área da saúde

Esse é um ponto importante que já pode ser desenvolvido junto com o mapeamento das datas comemorativas, mas de preferência em lugares separados para não misturar o propósito de cada campanha.

As datas comemorativas na área de saúde não necessariamente têm apenas a função de serem comemoradas. Essas datas frequentemente já vêm acompanhadas de campanhas de conscientização com métodos de prevenção e outras ações desenvolvidas pelos órgãos de saúde.

Por conta disso, é de extrema importância aderir a essas campanhas, como é o caso do Outubro Rosa e seu papel na prevenção do câncer de mama, do câncer de colo de útero etc. Isso deve acontecer mesmo que sua clínica ou consultório não faça atendimento ginecológico e obstétrico, pois mostrar que você se importa com seu paciente é o que vai realmente fidelizá-lo.

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