07 ideias para o Instagram e o Facebook da sua clínica médica

Conheça 7 ideias para postagens nas redes sociais que você pode aplicar em sua clínica médica para atrair e fidelizar mais pacientes.

Por Suellen Bosse em 18 de maio de 2021.

Ter uma presença nas redes sociais deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigatoriedade para quem quer ter um negócio de sucesso. E o mesmo fato se aplica às clínicas médicas

Afinal, hoje as pessoas são mais facilmente encontradas nas redes sociais do que nas ruas. Diante disso, não faz sentido investir em divulgação tradicional, uma vez que é preciso marcar presença onde o público está. Esse lugar é a internet.

Mas simplesmente estar nas redes não é garantia de gerar resultados positivos. É preciso saber usá-las com estratégia, de modo a promover a interação com o público e engajar as pessoas em um conteúdo interessante, relevante e rico em informações.

Por isso, preparamos algumas dicas que podem alavancar os seus resultados nas redes sociais mais usadas pelos usuários da internet, Instagram e Facebook

O que sua clínica pode publicar no marketing médico
07 ideias para postagens no Instagram e Facebook da sua clínica médica
A importância da linguagem no marketing médico
Vale a pena usar o Instagram e o Facebook para captação de pacientes?

O que sua clínica pode publicar no marketing médico

Como em qualquer área, é preciso manter a ética e a responsabilidade profissional no momento de realizar ações de marketing na medicina. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe algumas limitações quanto à divulgação de procedimentos e serviços oferecidos por clínicas e consultórios médicos.

Isso acontece pois as informações da clínica e dos pacientes são dados sensíveis. Portanto, é preciso pensar cuidadosamente antes de postar algo nas redes sociais. Assim, antes de qualquer postagem, é preciso ler com atenção o Manual de Publicidade Médica do CFM e verificar quais são as práticas permitidas.

De modo geral, é possível destacar algumas regras do Manual. Entre elas, lembre-se sempre de:

  • Divulgar claramente a sua especialidade e apenas os serviços que é certificado a desempenhar.
  • Não usar expressões adjetivadas em anúncios e postagens, como “o melhor”, “o único”, “o exclusivo” e semelhantes.
  • Não garantir resultados, e sim comprometimento e responsabilidade em relação ao tratamento do paciente.
  • Não usar imagens e nomes de personalidades famosas em anúncios.
  • Não promover diagnósticos em redes sociais.
  • Ter cuidado com a divulgação de equipamentos e produtos, pois se o CFM entender que você está associando seu atendimento a isso, seu registro pode ser bloqueado.
  • Não promover postagens e conteúdos sensacionalistas.

Percebe-se, por meio dessas restrições, que o marketing médico é delicado e precisa ser feito com muito cuidado. Por isso, garanta que seu conteúdo seja informativo e contribua positivamente com a sociedade.

07 ideias para postagens no Instagram e Facebook da sua clínica médica

07 ideias para postagens no Instagram e Facebook da sua clínica médica

É incontestável que as pessoas passam boa parte do seu tempo visualizando postagens do Instagram e do Facebook. Há muito conteúdo nessas redes, então, ser notado é extremamente desafiador.

A regra para se destacar nesse oceano de postagens, contudo, é simples: seja relevante e criativo nas redes sociais. Somente assim você conquistará a interação, a atenção e a confiança do seu público.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você criar postagens com relevância e criatividade o bastante para conseguir resultados positivos em seu marketing digital.  

1. Tire as dúvidas gerais do paciente

O Instagram e o Facebook são ótimas redes para dialogar e interagir com os pacientes. Então, nada melhor do que usar essas plataformas para promover o engajamento com o seu público.

Apesar de não ser permitido fazer diagnósticos pelas redes, é possível responder a perguntas gerais e rápidas, de modo a produzir conteúdos que interessem aos seus seguidores.

Responda algumas dúvidas frequentes dos seus pacientes e questões gerais da sua especialidade. No Instagram, há as funcionalidades “Caixa de Perguntas” e “Enquetes” que são ideais para isso.

2. Faça postagens de “Mitos e Verdades” da sua especialidade

Vivemos em uma era em que muitas pessoas trocam o aconselhamento médico qualificado pelo autodiagnóstico, infelizmente. A consequência disso é uma sociedade cercada de tabus, inverdades, meias-verdades e os riscos da automedicação.

Por isso, é uma ótima iniciativa promover conteúdos com embasamento científico nas suas redes. Isso pode ser feito com a gravação de vídeos a serem publicados no Facebook, textos divulgados em blog ou, também, com o uso da “Caixa de Perguntas”, “Enquetes” e “Stories” no Instagram, entre tantas outras opções.

Assim, você conquista a interação do público em suas redes e ainda contribui para promover conhecimento e informação relevante.

3. Apresente as novidades da clínica

A Medicina é uma área em constante evolução e o profissional dessa área também precisa estar em constante inovação, experimentar novos tratamentos, procedimentos e equipamentos, com atendimentos mais digitais e mais humanos.

Então, divulgue sempre que houver novidades em sua clínica, claro, respeitando as normas do CFM. Para isso, use recursos visuais, como fotos e vídeos, acompanhados por textos, e explique os novos procedimentos e tratamentos que sua clínica ou consultório médico está oferecendo.

Essa dica gera muitos resultados, pois seus clientes fidelizados podem ser convidados para realizar um novo tratamento ou procedimento.

4. Mostre o interior da clínica

Mostrar o interior da clínica, a equipe e as suas especialidades é uma iniciativa que convida novas pessoas a visitarem seu espaço e, ainda, fortalece a humanização do seu relacionamento com os pacientes.

Nesse sentido, é válido usar o Instagram e o Facebook para postar fotos do interior do consultório, da recepção, da sala de espera e da equipe de profissionais. Vídeos curtos também são uma ótima oportunidade para mostrar o seu estabelecimento.

No entanto, evite mostrar salas de consulta ou lugares onde são feitos exames e atendimentos. 

5. Pense em curiosidades sobre a sua especialidade

A produção de conteúdo é sempre uma opção válida para o marketing médico. Pense em mostrar algumas curiosidades referentes à sua especialidade por meio de Stories no Instagram e de publicações no Facebook.

Geralmente, as pessoas têm muita curiosidade sobre a área médica em geral e consomem conteúdos assim. Nada melhor do que isso para atrair a atenção do público, especialmente se as suas informações ajudarem os seguidores a cuidarem da própria saúde.

6. Faça posts regulares nas redes sociais e interaja com o público

Um erro comum entre os consultórios médicos é não movimentar suas páginas com frequência. Seja por falta de tempo ou de profissionais qualificados para lidar com as redes sociais, ou simplesmente pelo fato de isso não ser uma prioridade, as contas ficam inativas ou trazem um ou outro post aleatório a cada mês, por exemplo.

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, demandam de algum tipo de periodicidade nas publicações para gerar engajamento. Deve haver publicações com frequência pelo menos semanal.

Outro ponto relevante é interagir com o público que comenta, compartilha ou curte as postagens. Afinal, se o cliente ou a pessoa interessada engajou com o post, isso significa que ele espera uma resposta e essa é uma excelente forma de começar um relacionamento positivo com esse público.

7. Produza conteúdo relevante nas redes sociais

Vimos até aqui várias sugestões para atrair o público em geral a visitar sua clínica. No entanto, o aspecto mais importante, independente do formato, é manter a relevância do conteúdo para as pessoas.

Produzir postagens que não informam, não engajam e não chamam a atenção das pessoas é uma maneira de perder tempo e dinheiro, além de desperdiçar o potencial das redes. 

Por isso, foque na produção de conteúdos que realmente atinjam os interesses do seu público e da persona de sua clínica. 

Essas ideias trazem resultados e ajudam na captação e na fidelização de seus pacientes. Então, coloque em prática as dicas que compartilhamos com você neste artigo e veja os resultados! 

A importância da linguagem no marketing médico

A importância da linguagem no marketing médico

Um aspecto importante, quando o assunto é o uso das redes sociais, é prestar atenção na linguagem utilizada em cada postagem. Leve em conta o fato de que você quer atrair o público em geral. Sendo assim, você acha pertinente usar um vocabulário que a maioria das pessoas desconhece?

Para ter engajamento é preciso haver, primeiramente, compreensão. Então, prefira uma linguagem informal, evitando jargões médicos que limitariam sua comunicação apenas para seus colegas de profissão.

Entretanto, use sempre uma linguagem adequada, pois é preciso, acima de tudo, transmitir profissionalismo.

Vale a pena usar o Instagram e o Facebook para captação de pacientes?

A resposta é positiva. Usar essas redes para divulgação do seu trabalho é uma das melhores estratégias de marketing digital para médicos

Os efeitos podem não ser imediatos, mas, se a frequência de posts for adequada e a qualidade do conteúdo for relevante, eles chegarão na forma de novos pacientes.

É preciso estar onde as pessoas estão, certo? Em uma rotina cada vez mais agitada, há uma nova realidade no mundo virtual. Diariamente, as pessoas passam horas nessas redes, então, aproveite ao máximo o que elas podem oferecer. 

Não deixe de mencionar sempre o telefone da clínica, disponibilizar um link rápido para o agendamento, fazer uma chamada lembrando as pessoas da importância de um check up ou algo que gere interesse para que elas entrem em contato com a clínica.

Agora, é hora de colocar as sugestões em prática e produzir conteúdos relevantes para o seu público. Esteja preparado para conquistar novos pacientes, ganhar relevância nas redes, se tornar uma referência para a sua especialidade e encontrar oportunidades profissionais bastante atrativas.

Aproveite e aprenda mais maneiras de aproximar sua clínica da realidade do paciente com o marketing de relacionamento. Falamos tudo sobre esse assunto em nosso eBook, confira:

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.

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