Por Suellen Bosse em 06/12/2021
Tempo de leitura: 8 minutos

Facebook Ads para estratégias de marketing em clínicas e consultórios médicos: como utilizar para atrair mais pacientes?

O Facebook Ads pode apresentar resultados positivos em pouco tempo e com pouco investimento. Para isso, aprenda como ele funciona e o que você deve fazer para ter uma campanha eficiente de marketing médico nas redes sociais.
Facebook Ads para estratégias de marketing médico | MedPlus

O Facebook Ads é uma plataforma para criar e desenvolver anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, o que torna seu uso uma estratégia viável para atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório médico.

Afinal, as duas redes sociais juntas concentram mais de 3 bilhões de usuários ativos. Só isso já nos mostra a importância de seu uso para melhorar seu marketing médico. Além disso, o Facebook Ads tem um alto potencial de divulgação por um baixo custo, até mesmo para a área da saúde.

Porém, apenas ter esses benefícios não significa que você conseguirá alcançar os resultados esperados. Para isso, é necessário saber como utilizar a plataforma e construir estratégias eficientes.

Muitos acabam por apenas investir nessa plataforma de qualquer jeito, sem estudar ou aplicar as melhores práticas. Isso só leva à frustração e à perda do dinheiro investido.

Sendo assim, criamos esse texto para que você possa investir em anúncios pagos da maneira certa para conseguir bons resultados e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório médico.

De que maneira o Facebook Ads ajuda no marketing digital para clínicas e consultórios médicos?

O Facebook Ads e outras plataformas de anúncios são ferramentas de tráfego pago, uma estratégia de marketing digital que mostra seu conteúdo de forma destacada para os usuários e difere do tráfego orgânico, que é o conjunto de visitas em seu site de forma espontânea, sem o uso de anúncios. 

O Facebook Ads vem crescendo de maneira acelerada. Com isso, a plataforma de anúncios já se tornou a maior fonte de renda do Facebook, que vê seu número de anunciantes crescer a cada dia.

Além disso, o Facebook Ads também já ultrapassou o Google Ads em visualizações de anúncios. Isso torna o uso da plataforma essencial para obter presença digital com bons resultados.

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No marketing digital médico, é possível utilizar a plataforma para anunciar de forma segmentada e garantir um alcance maior ao seu público-alvo. Além disso, o Facebook Ads permite delimitar objetivos específicos para cada campanha, que vão definir a forma como ela performa nas redes.

  • Reconhecimento da clínica ou consultório médico: esse objetivo procura gerar mais interesse de seu público em seus serviços. Ter isso como meta ajuda principalmente em estabelecimentos recém-abertos que ainda não são conhecidos na região.
  • Alcance: dentro desse objetivo, você consegue alcançar o maior número de pessoas dentro do público especificado. Aqui, quanto mais pessoas você alcançar, mais pacientes você vai atrair para sua clínica.
  • Tráfego: nesse objetivo, o anúncio no Facebook deve levar o público para outro lugar, como o site da clínica. Assim, você aumenta o número de visitantes em seu site e pode melhor convencê-los de que sua clínica ou consultório médico é a solução para eles. 
  • Envolvimento: o foco principal desse objetivo é o engajamento. Com ele, você direciona seus anúncios para ganhar mais seguidores que interagem com sua empresa, seja com curtidas, reações, comentários, compartilhamentos, participação em eventos etc. Com mais engajamento, você também consegue aumentar seu alcance, graças à lógica do algoritmo do Facebook.
  • Geração de cadastros: para desenvolver suas campanhas, é necessário ter mais de um dado de seus possíveis pacientes, como idade, gênero ou renda. Com isso, esse objetivo de campanha no Facebook Ads vai ajudar a levar mais pessoas a preencherem seu formulário ou questionários em troca de algo, como um conteúdo exclusivo. 
  • Mensagens: esse objetivo permite que você tenha mais contato com seu público, passando uma sensação de confiança e de aproximação com sua clínica. Por meio desse objetivo você responde a perguntas e oferece uma melhor assistência ao direcionar seus possíveis pacientes ao Messenger.
  • Conversões: com um bom anúncio, você leva as pessoas a completarem ações, como se cadastrar em seu site. Portanto, esse objetivo se concretiza fora do Facebook, porém, é necessário configurar um pixel da plataforma para poder acompanhar se seu público está se direcionando para o propósito final.

O pixel é um trecho de código JavaScript, que, ao ser inserido em seu site, rastreia determinados comportamentos dos usuários dentro de sua página.

  • Visitas em seu estabelecimento: esse é o melhor objetivo para clínicas e consultórios médicos, pois visa principalmente atrair mais pacientes. Com ele, você atinge um maior número de pessoas em sua região e ajuda a convencer aqueles que precisam de seus serviços de que você é a solução.

Com esses objetivos, é possível atingir diferentes resultados que mostram o quanto o Facebook Ads pode ajudar no marketing médico de sua clínica, atraindo mais clientes e ainda permitindo diversas outras ações que também levam resultados para seu estabelecimento. 

Como usar o Facebook Ads para o marketing médico?

3 pilares da construção de uma campanha de anúncios no Facebook Ads

Dentro do Facebook Marketing, é demasiadamente importante que você foque na criação de seu anúncio, e, para isso, estes três pilares são essenciais:

  • Escrita de texto persuasivo: aqui, palavras são estratégias utilizadas em técnicas de persuasão para convencer seu leitor de algo ou a realizar uma ação em específico, como agendar uma consulta.
  • Criação de imagem ou vídeo com técnicas de design e estética: outra maneira de prender a atenção do leitor é o design de seu anúncio. Cuidado: designs mal feitos podem passar a sensação de falta de profissionalismo. 
  • Segmentação de público para quem pode ser seu possível paciente: aqui seu público é segmentado de acordo com os dados de seus possíveis pacientes. Quem frequenta sua clínica? Homens? Mulheres? Crianças? Qual a renda? 

Informações como essas ajudam a atingir as pessoas que tendem a realmente clicar em seus anúncios e se tornar pacientes em sua clínica ou consultório médico. 

Se esses três tópicos não forem aplicados corretamente, todas as suas estratégias podem falhar. Isso acontece pois elas não chamam a atenção do público e, em caso da não segmentação, são direcionadas a pessoas que não precisam de seus serviços.

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54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos das empresas que apreciam

O primeiro passo é ter uma página na rede social (não uma pessoal) e contar com um público minimamente engajado. 

Procure responder as maiores dúvidas de seus pacientes, falar sobre os tratamentos que mais procuram, além dos problemas que seus serviços ajudam a resolver. Se você não possui tempo em sua gestão médica para acompanhar e realizar estratégias de marketing, procure uma agência especialista em marketing médico.

Prepare o conteúdo para sua campanha de marketing médico

O sucesso de seu anúncio depende principalmente da qualidade do conteúdo apresentado.  Dessa maneira, é preciso planejar-se com antecedência, construindo uma boa estrutura de texto em conjunto com imagens ou vídeos.

É fundamental que seu conteúdo seja atrativo e forneça informações relevantes, para que assim sua autoridade de marca cresça e você conquiste mais pacientes para sua clínica.

A produção de conteúdo é uma forte opção para manter o engajamento e atrair novas pessoas para sua página. A ideia é sempre manter uma proporção de 80% de conteúdo informativo e 20% de publicitário. Dessa maneira, foque em postar dicas, orientações de prevenção e informações de saúde em geral.

Realize a publicação e impulsione sua campanha 

Conforme a finalização de seu conteúdo, o próximo passo é a publicação. Essa parte é feita, geralmente, como todos os posts do Facebook. Após isso, clique em impulsionar, que fica próximo à imagem publicada.

Ao clicar nesse ícone, você vai ser levado para uma nova tela, perguntando se você quer que esse anúncio contenha um botão ou não. A recomendação é não colocá-lo, pois pode atrapalhar a interação com o público, principalmente nos comentários. 

Segmente seu público para obter melhores resultados em sua estratégia de marketing médico 

A definição de público faz parte da estratégia em campanhas. É por meio da segmentação que você vai atingir especificamente pessoas que precisam de seus serviços e que tem mais probabilidade de ir a sua clínica ou consultório médico. 

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Para isso, clique na opção “criar novo público” e escolha um nome que deixe claro o tipo de pessoa que você deseja alcançar. Esse público será utilizado para futuros anúncios, então, após colocar o nome, segmente seu público de acordo com características pertinentes, como:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização geográfica 

Estabeleça a duração de seu anúncio e o orçamento de sua campanha 

Outro passo importante para anunciar sua clínica ou consultório médico no Facebook Ads é estipular um orçamento para sua campanha. É possível escolher um valor adequado para seus anúncios, ou ainda contar com os valores sugeridos pela plataforma. 

O valor do investimento varia de acordo com a quantidade de tempo que seu anúncio ficará na rede. Dessa maneira, o ideal é começar com um preço baixo e com poucos dias de vinculação.

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O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo, portanto, há grandes chances de seu público alvo estar presente nele.

Dois ou três dias é o suficiente para atingir uma quantidade considerável de possíveis pacientes e mensurar seus resultados. Assim que tiver os resultados em mãos, é possível repensar sua estratégia e começar a investir em uma maior quantidade de tempo. 

Benefícios de investir no Facebook Ads para seu marketing médico 

Há diversas vantagens em se anunciar no Facebook Ads. Por meio dele, seus investimentos têm retorno mais rápido que no tráfego orgânico. Além disso, você vai:

  • Ganhar visibilidade: a divulgação nas redes sociais é a estratégia de marketing que apresenta resultados com mais rapidez. Um post impulsionado é visível para uma quantidade enorme de pessoas e não somente para os seguidores de sua página.

A alta visibilidade é um benefício enorme contra seus concorrentes e torna sua clínica ou consultório destaque para possíveis pacientes.

  • Investir pouco: por um baixo valor, o médico gestor consegue investir de maneira significativa na plataforma e consegue resultados por muito tempo.
  • Crescer nas redes:  utilizar a plataforma do Facebook Ads também tem como consequência o aumento de seu número de seguidores, o que faz com que seus serviços sejam conhecidos por uma grande quantidade de pessoas, ajudando até mesmo na divulgação boca a boca. 
  • Converter seguidores em pacientes: mesmo sendo divulgado para muitas pessoas que não conhecem seu perfil, os anúncios publicados no Facebook Ads também ajudam a convencer seus seguidores a se tornarem futuros pacientes. 
  • Valorizar a imagem profissional: da mesma maneira que torna o consultório médico conhecido, o Facebook Ads também atua na valorização de sua imagem profissional enquanto médico. 

Sua clínica ou consultório médico pode adquirir todos esses benefícios com as estratégias certas de marketing digital. Mas ainda existem algumas preocupações a serem levadas em consideração na hora de formular suas campanhas

Siga as normas de marketing médico estabelecidas pelo CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina), é bastante rigoroso quando o assunto é o marketing médico. É preciso ficar atento às suas regulações para que sua clínica não sofra judicialmente.

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Entre as principais proibições para a elaboração de um anúncio no Facebook Ads, temos:

  • Fotos antes, durante e após os procedimentos
  • Imagens de doenças que choquem o público
  • Conteúdo sensacionalista e prejudicial 

Leia mais: Guia Marketing Médico de acordo com as regras do CFM

Porém, não para por aí. As exigências do CFM são importantes principalmente para não prejudicar a vida de seus pacientes e a de outros que podem ser influenciados a realizar tratamentos que não necessitam.

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