2021 nas clínicas de oftalmologia: planeje sua gestão!

Descubra como planejar a gestão de clínicas de oftalmologia para 2021 garantindo um ano com melhores resultados em todos os setores!

Por Thais Geron em 26 de novembro de 2020.

O ano de 2020 foi de grandes desafios e ensinamentos para gestores. Umas das principais coisas que se pôde aprender administrando um negócio foi a importância do planejamento para lidar com situações adversas. 

Clínicas e consultórios médicos lidaram com a diminuição dos atendimentos durante a pandemia, problemas financeiros e de organização. Todos sentiram algum tipo de impacto frente ao coronavírus e o cenário que ele trouxe principalmente na área da saúde. 

Essa realidade, somada ao fato de que estamos tão próximos às festas de fim de ano significam uma coisa: é hora de se planejar para 2021. 

Sua clínica de oftalmologia é composta de diversos setores e apenas os bons resultados alcançados em cada um deles trará a concretização das metas do seu negócio. 

Neste post você vai conferir:

  • Como realizar seu planejamento financeiro
  • Por que fazer o treinamento da sua equipe
  • Como se adaptar à LGPD
  • Implantação da tecnologia nos atendimentos

Continue sua leitura e garanta que sua gestão médica esteja pronta para ter sucesso em 2021: 

Como fazer seu planejamento financeiro

Um planejamento financeiro pode salvar seu negócio em tempos difíceis e ajudar a melhorar os resultados no dia a dia. Para que, independentemente do momento ou da situação vivida pela sua clínica, seja possível ter rentabilidade, é preciso começar o ano com este setor organizado!

O primeiro passo para um bom planejamento é a análise dos últimos meses da sua clínica. O ideal é avaliar o ano todo verificando momentos de baixa e de alta. 

Calcule a margem de lucro de cada mês e do ano todo: analise as contas, os investimentos necessários, recebimentos totais e clientes inadimplentes. É fundamental reunir estes dados em um relatório para que você possa conferir tudo sempre que necessário!

Com base neste levantamento de dados, o próximo passo é estipular as metas para o ano seguinte. A margem de lucro esperada a cada mês, investimentos que serão realizados, reformas que serão feitas ou novos equipamentos que você pretende adquirir. 

Tudo o que envolver dinheiro deve ir para esta lista de metas. É importante que valores sejam estipulados. Então faça pesquisas de custos para garantir que você tenha um planejamento financeiro realmente completo. 

E aqui vai uma última dica valiosa: tenha uma reserva financeira.  

Todo mês reserve uma porcentagem da sua margem de lucro. Assim, mesmo em momentos de crise ou de baixa de atendimento, suas finanças seguirão equilibradas. 

Leia mais sobre isso: Planejamento financeiro para clínicas de oftalmologia

Faça o treinamento da sua equipe

Teleconsulta em oftalmologia: por que ter essa ferramenta? | MedPlus

Faça uma análise dos processos de sua clínica analisando toda sua equipe. Dessa maneira você vai encontrar alguns gargalos e saberá o que pode ser melhorado para 2021. 

Assim sendo, é hora de treinar sua equipe para ser ainda melhor no próximo ano. O próprio gestor pode fazer isso dando dicas de atendimento e alinhando mais as ações de todos frente aos pacientes. 

Caso o oftalmologista não se sinta à vontade para dar este treinamento, procure workshops online e ofereça este estudo para a equipe.

O foco é encontrar as falhas e usar estes cursos para melhorar. Portanto, não pule a etapa da análise. 

Outra maneira de realizar este treinamento é trazendo um profissional especialista, ou mesmo dando espaço para alguém da sua equipe que já trabalha na área há bastante tempo, e que possa ajudar a melhorar seus resultados. 

Um aspecto importante a ser considerado neste processo é: mantenha sua equipe motivada durante e depois dos treinamentos. Dessa forma eles irão se sentir com energia e vontade de realmente melhorar seu trabalho. 

Leia também: Promova treinamento aos colaboradores da clínica

Comece a se adaptar à LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz algumas mudanças para sua clínica médica em relação aos seus dados. E esta adaptação se faz essencial para evitar que o oftalmologista se depare com problemas por não respeitar a lei. 

Vamos a algumas dicas para preparar sua clínica para a LGPD em 2021: 

  1. Faça um rastreamento dos dados de sua clínica averiguando o que está em arquivos físicos e online;
  2. Tenha o consentimento dos seus pacientes para armazenar seus dados, independente do formato físico ou digital;
  3. Revise a maneira como os dados de adolescentes e crianças são abordados em seus arquivos;
  4. Diminua ao máximo os arquivos impressos;
  5. Conte com um sistema de gestão seguro e que esteja adequado às diretrizes da LGPD para armazenar os dados da sua clínica e de seus pacientes. 

Realize a implantação da tecnologia nos atendimentos

Planejamento para 2021 nas clínicas de oftalmologia | MedPlus

Uma coisa ficou muito clara durante 2020: a tecnologia veio para ficar e revolucionar os atendimentos médicos. 

Foi devido a pandemia do coronavìrus que a telemedicina foi regulamentada e passou a ser utilizada por muitos médicos!

Uma prova de que esta tecnologia veio para ficar, é que os planos de saúde se adaptaram para poder cobrir as consultas feitas através do teleatendimento.

É através da telemedicina que podem ser feitas as teleconsultas. E sim, isso pode ser usado em sua clínica de oftalmologia! 

Na oftalmologia as teleconsultas servem para atender pacientes que estão em outras cidades e que não dispõem de acesso a essa especialidade. 

Para o paciente, isso significa uma economia de tempo e de recursos ao evitar o trabalho de deslocamento para outra cidade para realizar consultas, principalmente quando se trata de uma consulta de acompanhamento. 

Além de que, os resultados dos exames podem ser informados a distância. Basta uma chamada de vídeo para analisar os resultados e dar um feedback para o seu paciente.

É claro que quando exames oftalmológicos forem necessários para ter um resultado final é preciso pedir para o paciente agendar uma consulta presencial. Mas em caso de reconsulta ou de acompanhamento de caso, uma chamada de vídeo pode sim resolver toda a situação. 

Caso você, oftalmologista, tenha dúvidas sobre como realizar teleconsultas em sua clínica, confira o post: Teleconsulta em oftalmologia: por que ter essa ferramenta em sua clínica de olhos

Conclusão

É incontestável que o ano de 2020 trouxe muitas transformações que irão permanecer em 2021 e nos próximos anos. Por isso, a palavra de ordem é adaptação. E quanto antes isso for feito, melhor. 

Contudo, é preciso de planejamento para realizar as mudanças necessárias e adequar sua clínica de oftalmologia para o futuro da saúde. 

Quer fazer seu planejamento ir além de se preparar para o futuro da gestão médica de verdade? Então confira nosso eBook:

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.