Atendimento via Whatsapp – Como implementar?

Por Cecília Galvão em 12 de abril de 2017.

Desde quando chegou ao mercado, o Whatsapp tem ganhado muito mais adeptos, isso porque transformou a forma de se comunicar de uma maneira impressionante.  Logo no início, sempre foi tratado como um aplicativo de comunicação pessoal, mas após algum tempo, se transformou em uma ferramenta de utilização primordial para qualquer tipo de negócio.

Já não são poucas as pesquisas que apontam que as pessoas estão optando por uma comunicação mais rápida com a utilização desse aplicativo. Isso porque, hoje a vida é muito corrida. Enviar uma mensagem e ficar aguardando um retorno é algo muito mais interessante do que passar minutos intermináveis aguardando na “musiquinha” do telefone, não é mesmo?

Pois bem, o que a MedPlus tem hoje para você pode revolucionar, de uma vez por todas, o atendimento em seu consultório ou clínica, sabia?

O atendimento via Whatsapp é uma realidade e precisa ser implementado de uma maneira correta, para que seja útil e versátil para todos.

Quer aprender como? A gente te ensina!

 

Atendimento via Whatsapp é uma comunicação de baixo custo!

Quando vamos implementar uma nova maneira de atendimento, a primeira ação que precisamos verificar é qual será a verba necessária para que tudo passe a funcionar corretamente.

Então, encontramos aqui a primeira vantagem na utilização do aplicativo: sua implementação é de baixo custo.

Se você parar para pensar bem, tudo o que você precisa é de um chip de celular ativo e um celular que tenha conexão com a internet. Podendo ser tanto a fixa, que possivelmente o seu local já possui, como a 3G ou 4G, caso sejam mais interessantes.

No fim do mês, você vai perceber que os gastos com esse tipo de ferramenta ficaram muito mais baixos do que os valores de ligações para confirmação de consulta, desmarcações e até mesmo informações.

 

Seus pacientes mais perto de você!

Você pode até não achar muito viável o atendimento via Whatsapp, mas acredite no que estamos falando. Mesmo que você não o utilize, seus concorrentes já devem estar fazendo, pois a praticidade é muita alta.

Por mais que seja uma ferramenta de comunicação e que tenha ganhado olhares de grandes empresas, a impressão que temos ao utilizar é que há uma proximidade maior com nosso público e com isso, a fidelização acontece.

Sabendo disso, utilize-se desse recurso para ficar mais perto de cada um de seus pacientes, fazendo com que a concorrência perca espaço.

Você não precisa implementar logo de imediato sua utilização, até porque os frequentadores atuais precisam entender que existe uma nova forma de atendimento. No entanto, você pode, por exemplo, fazer a confirmação ou lembrete de consulta, um dia antes com a utilização do aplicativo.

Como você já tem o número de celular do paciente em seu banco de dados, essa ação torna-se muito simples.

 

Contato muito mais rápido

Vão existir situações onde o seu paciente não poderá atender o telefone, por exemplo, dentro de um banco. Porém, por vezes, ele está online e pode se comunicar com você.

Isso mostra que o contato pode ser muito mais rápido com a implementação do atendimento via Whatsapp.

Pense na praticidade: ele pode mandar uma mensagem para desmarcar uma consulta, para informar uma mudança de endereço e até mesmo, algum tipo de atraso. Isso te ajudará a organizar melhor questões internas.

Ações de marketing da sua clínica ou campanhas de conscientização podem ser facilmente trabalhadas usando o recurso. Isso te dará um alcance ainda mais alto.

 

Desvantagens do atendimento via Whatsapp

Os benefícios nós já vimos, e é claro que se não for implementado com cuidado, algumas desvantagens podem acontecer!

Na verdade, elas são muito mais de postura do que de, propriamente dito, da ferramenta.

Existem 2 situações que a MedPlus julga mais importante com relação as desvantagens e vamos conversar um pouco sobre elas.

A primeira delas é a falta de retorno por parte da clínica. Não é incomum ouvir do paciente que enviou uma mensagem para marcar uma consulta e ela não fui visualizada ou então, que a resposta veio depois de horas.

Bom, se você decidiu que vai implementar esse tipo de atendimento, você precisará ter profissionais a postos para atender essa demanda.

O Whatsapp é uma ferramenta de comunicação quase que instantânea, então demorar mais de 24h para dar um retorno, não faz lógica.

Outra coisa, não há qualquer necessidade de iniciar o contato por ali e solicitar que o paciente envie um e-mail ou ligue para confirmar. Se começar por ali, finalize por ali.

A segunda desvantagem é que muitos pacientes passam a achar que o contato via aplicativo substitui a consulta e por isso passam a pedir diagnósticos e receitas através dele.

Quando isso ocorrer, você precisa “educar” o seu paciente e dizer que ali é um canal apenas de contato, mas que não substitui a presença dele na clínica, entende?

Aos poucos, eles vão passar a perceber que estavam fazendo da forma errada e passarão a utilizar muito melhor!

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida?

Ah, já utiliza o atendimento via Whatsapp? Então, conta para nós o que tem achado e como tem sido seus resultados.

Queremos te ouvir!

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.