Secretários: profissionais fundamentais para a clínica

Secretários: profissionais fundamentais para a clínica

Para terem um bom funcionamento, todas as clínicas precisam de uma equipe integrada e especializada em atender bem seus pacientes. Dentro dessa equipe existem profissionais que representam uma  função fundamental da clínica: o secretário(a).  Este profissional é o braço direito do médico e responsável por manter a clínica agradável para os pacientes.

Neste artigo, será apresentado qual é o papel do secretário(a), quais são as suas principais responsabilidades e sua importância para o bom desempenho da clínica. Continue acompanhando o artigo.

Qual é o papel do secretário(a)?

Primeiramente, é essencial compreender que a função deste profissional é diferente da função de recepcionista. O primeiro está envolvido com os procedimentos administrativos, enquanto o segundo tem como responsabilidade assegurar o bom atendimento do paciente. Ambos são extremamente necessários em uma clínica, estando de acordo com seus respectivos papéis.

O secretário ou secretária pode ser considerado como o braço direito do médico por estar auxiliando esse profissional a administrar a clínica e a cumprir suas funções com a eficiência necessária para proporcionar um bom ambiente para receber os pacientes, devendo estar sempre atento para saber o que pode ser aprimorado e deve estar pronto para o que o médico precisar.

Quais são as principais responsabilidades do secretário(a)?

O papel do secretário ou secretária de clínicas médicas está relacionado com oferecer um serviço de qualidade e eficiente para aqueles que buscam um tratamento. Isso pode ser feito por meio de diversas práticas, como administração da agenda do médico, elaboração de relatórios de desempenho, organização de documentos e outros papéis, entre outros.

Ele é o responsável por interceptar as demandas existentes entre médico e paciente, para que possa ajudar o profissional da saúde a proporcionar um bom atendimento para quem busca seus serviços. Por ter mais proximidade com o médico, o secretário precisa saber como ajudá-lo no cotidiano da clínica.

Isso pode ser feito no direcionamento das tarefas que podem esperar e das que são urgentes, por exemplo. Assim, o médico estará preparado para realizar a consulta do paciente sem precisar se preocupar com alguns pontos da administração da sua clínica.

Por estar relacionado com as tarefas administrativas, este profissional cuida do gerenciamento de como será feita essa mediação e quais outras demandas ela está envolvendo, como contato com o convênio, elaboração de documentos e mais.

Além disso, o secretário deve ter o controle de pagamentos realizados pelos pacientes. Como essa tarefa, entre outras, pode ser feita com o auxílio da tecnologia, essa profissional precisa saber lidar com ferramentas digitais, como os softwares de gestão.

Apesar de estar voltado para as tarefas administrativas, é essencial que o secretário ou secretária tenha empatia, compreensão e paciência para atender os pacientes da clínica, além de ajudar o paciente a se preparar para o tratamento que está fazendo, explicando como será o procedimento.

A importância de ter um secretário(a)

Ter uma secretária ou secretário é algo essencial para uma clínica. Seja por suas responsabilidades para com o médico ou para auxiliar no atendimento dos pacientes, este profissional é capaz de manter o bom andamento da clínica e assegurar que tudo está sendo feito de forma correta.

Sua importância também pode ser reconhecida na fidelização dos pacientes que recebem um bom atendimento quando estão na clínica, atentando-se ao bem-estar dos pacientes e do médico, para que, cada um em seu papel, possam ter suas expectativas atendidas.

Como o secretário ou secretária da sua clínica trabalha? Quais são as suas responsabilidades? Deixe o seu comentário para nós! Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.