Manter a equipe de uma clínica motivada é uma forma de fazer com que o trabalho possa ser realizado com eficiência e comprometimento. Existem diferentes maneiras de motivar a equipe de sua clínica, mas poucas pessoas sabem que a comunicação interna é capaz de ajudar o gestor nessa função.
Pensando nisso, nós da MedPlus separamos algumas dicas de como um gestor pode incentivar sua equipe através desse recurso. Confira!
Afinal, o que é comunicação interna?
O conceito de comunicação interna contempla tudo aquilo que auxilia uma empresa a se comunicar diretamente com seus funcionários, garantindo a veracidade das informações e aproximando os gestores de seus colaboradores e vice-versa.
Boletins informativos, um mesmo e-mail enviado para todos, murais para deixar as informações expostas e caixas de sugestões são alguns dos principais meios de realizar a comunicação interna em uma empresa e fazer com que o diálogo seja facilitado.
Um bom gestor busca formas de manter seus funcionários motivados, de forma que consigam cumprir com as suas tarefas com mais eficiência e satisfação profissional. A equipe também consegue se sentir mais confiante em relação ao seu trabalho e atender melhor os pacientes.
Como motivar a sua equipe com a comunicação interna
Após escolher um modelo de comunicação interna dos exemplos anteriores, o gestor deve começar a planejar o que irá comunicar aos seus funcionários a fim de motivá-los, por exemplo:
– Supondo que a clínica recebeu um prêmio ou outro reconhecimento, o gestor pode agradecer sua equipe por essa vitória ao mandar uma mensagem para todos, relatando a importância do prêmio e como todos foram importantes para esta conquista;
– Se a clínica for implementar um novo recurso para que seja feito um melhor atendimento aos pacientes, a comunicação interna é uma forma de contar essa novidade e transmitir indicações de uso, além de evitar que se formem boatos desconexos. É uma maneira também de mostrar para a equipe que o gestor está disposto a esclarecer dúvidas e receber sugestões de melhorias;
– Uma outra maneira simples de motivar sua equipe através da comunicação interna é solicitar a opinião dos funcionários sempre que for ocorrer alguma mudança na clínica. Assim, os funcionários vão sentir que fazem parte dos processos internos e tomadas de decisões, além de ficarem empenhados com o trabalho realizado.
– Na comunicação interna deve conter também conteúdos que estimulem a equipe, como informações sobre qualidade de vida e datas comemorativas, inclusive aniversários dos funcionários e datas importantes para a área da saúde e relacionadas a especialidade da clínica. Pode-se dizer que é um meio de proporcionar momentos de descontração no ambiente de trabalho;
– Caso a clínica seja considerada pequena, é válida a criação de um grupo no WhatsApp com o gestor e todos da equipe. Se a clínica for de médio ou grande porte, é recomendável que exista um sistema de intranet para que a comunicação realizada alcance todos.
A comunicação interna deve existir em sua clínica, independente do número de funcionários. Para manter a equipe motivada e empenhada com o trabalho que executam, apresente os processos internos da clínica com transparência e mostre-se receptivo para sugestões de melhorias. Esse recurso motivacional terá impacto na maneira como é realizado o atendimento dos pacientes e na forma como a clínica é vista.
A sua clínica conta com algum recurso de comunicação interna? Conte para nós a sua experiência!