Dermatologistas: como ter sucesso nas redes sociais?

Saiba como sua clínica de dermatologia pode se posicionar nas redes sociais para atrair pessoas, fidelizar pacientes e criar uma imagem de autoridade.

Por Suellen Bosse em 20 de maio de 2021.

As redes sociais passaram a ocupar uma parte significativa da rotina das pessoas. Durante horários de folga e quando há tempo livre, as pessoas passam vários minutos, ou mesmo horas, visualizando os mais diversos tipos de conteúdo pelo celular.

Por conta disso, usar redes, como o Instagram e o Facebook, para divulgar a sua marca se tornou uma estratégia que oferece resultados significativos para várias empresas.

Nas clínicas de dermatologia, é igualmente possível utilizar as redes sociais com o intuito de divulgação e captação de novos pacientes. Afinal, ampliar a presença no mundo digital significa ganhar autoridade na área e atrair mais pessoas.

Contudo, é preciso saber explorar o que esses espaços digitais podem oferecer e usá-los de uma maneira atrativa, caso contrário, você afastará os clientes e desperdiçará o potencial desse meio. 

Por isso, preparamos este artigo com dicas úteis e fáceis de se colocar em prática em seu consultório de dermatologia. Confira:

Por que o dermatologista deve usar as redes sociais?
Como conquistar engajamento nas redes sociais
Dicas para ter um marketing digital de sucesso nas redes sociais
Marketing para dermatologistas: cuidados importantes

Por que o dermatologista deve usar as redes sociais?

Por que o dermatologista deve usar as redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para a divulgação de projetos e troca de experiências entre os usuários. Isso faz das mídias digitais, como o Instagram e o Facebook, recursos amplamente usados em diversas áreas, inclusive na Medicina.

Soma-se a isso o fato de que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a própria saúde, o que aumenta muito o interesse por esse conteúdo. 

Por que não somar o mundo de possibilidades das redes sociais com o crescente interesse em temas relacionados à saúde e ao bem-estar?

Isso se aplica muito à área de Dermatologia. As pessoas se interessam, buscam e consomem muitos conteúdos relacionados ao cuidado com a pele, desde a importância da alimentação até os produtos que podem contribuir com a saúde dermatológica.

Ao acompanhar profissionais que falam sobre isso nas redes sociais, é possível aprender sobre os cuidados com a pele, tirar dúvidas com um dermatologista profissional e encontrar um médico de confiança para cuidar de suas necessidades. Por isso, é tão importante estar nesse ambiente para que você também seja encontrado.

Afinal, ao produzir conteúdos digitais relevantes, você aumenta a chance de seu perfil ser encontrado. Além disso, ter um perfil profissional:

Produzir conteúdo rico e relevante é essencial para que você chame a atenção do público e, consequentemente, conquiste novos pacientes. Lembre-se de que quanto mais pessoas visitarem o seu perfil, melhor

Para isso, é preciso que suas postagens gerem engajamento a fim de que circulem na rede. Mas, como fazer isso?

Como conquistar engajamento nas redes sociais

A circulação das suas postagens nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, depende diretamente do número de pessoas que interagem com elas.

Sendo assim, para captar novos pacientes na internet e fidelizar os pacientes antigos, é extremamente importante que seu conteúdo já seja produzido de modo a dar abertura para interações do público, de maneira ativa e não passiva.

Direcione o conteúdo da clínica de dermatologia da seguinte forma:

  • Escreva de forma amigável e sem jargões médicos para que o público entenda a mensagem. Lembre-se de que não há interação e engajamento se as pessoas não entenderem a publicação.
  • Produza conteúdo relacionado à rotina das pessoas, assim elas têm abertura para comentar, compartilhar e curtir as postagens.
  • Busque usar imagens ilustrativas e chamativas, como infográficos, para produzir conteúdo informativo e relevante.
  • Utilize #hashtags para que sua postagem circule em meios diferentes e relacionados com o seu público-alvo.
  • Mantenha postagens regulares, pois isso ajuda o seu conteúdo a aparecer nos perfis dos seus seguidores.

Pronto! Seguir essas recomendações fará com que suas postagens sejam encontradas no vasto universo digital! 

Mas não se esqueça de responder às mensagens das pessoas que interagem com seu perfil. Também é essencial deixar o seu contato visível na sua página. Assim, o seguidor pode efetivamente entrar em contato e se tornar um paciente. 

No entanto, também é preciso avaliar: o que publicar para gerar engajamento? Há certas postagens que dão abertura para isso. Continue lendo para conhecê-las. 

Dicas para ter um marketing digital de sucesso nas redes sociais

Dicas para ter um marketing digital de sucesso nas redes sociais

Gerar engajamento é consequência direta de produzir conteúdo relevante, ou seja, postagens que são informativas, interessantes e que chamam a atenção são aquelas que irão conquistar maior engajamento. 

Então, o perfil da clínica de dermatologia deve ser muito bem planejado e ter uma estratégia definida. Quanto a isso, temos algumas ideias para compartilhar:

1. Poste imagens com frequência

As redes sociais, especialmente o Instagram e o Facebook, têm um alto apelo visual. Por isso, o texto deve ser complementar à imagem e, preferencialmente, mais curto. Assim, produzir infográficos sobre informações referentes à dermatologia é uma excelente ideia para o Instagram!

2. Não se limite a imagens. Poste vídeos nas redes sociais!

Pelo mesmo motivo anterior, vídeos representam o formato ideal para as redes sociais, especialmente para o Instagram, por meio de “Stories”, “Reels” e “IGTV”, este último para vídeos mais longos e educativos.

Pense em conteúdos sobre curiosidades, dicas ou “mitos e verdades” sobre a área da dermatologia, e use e abuse dessa ferramenta!

3. Compartilhe informações sobre bem-estar e saúde

Seja por meio de vídeos ou fotos, é importante que seu perfil seja repleto de informações sobre cuidados com a pele. Fale sobre:

  • Alergias comuns e irritações que acometem a pele.
  • As estações do ano, especialmente o verão e o inverno, pois frio e calor impactam diretamente a nossa pele.
  • Dicas de alimentação e como os alimentos influenciam a saúde da pele.
  • Dicas sobre problemas de pele comuns, como dermatites, foliculite e micose.
  • Informações sobre problemas mais sérios, como câncer de pele e vitiligo.
  • Não deixe o Dezembro Laranja passar em branco: o mês é dedicado à prevenção do Câncer de Pele!

A Dermatologia permite a publicação de várias informações diferentes, pois é uma área vasta e há conteúdo para o ano todo. Seja criativo (e informativo)!

4. Poste Stories e conteúdos mais instantâneos para veicular informações aos seus seguidores

Pense em cuidados diários que o indivíduo precisa tomar para ter uma pele saudável, como dicas de alimentação e a importância de se manter hidratado e passar protetor solar todos os dias. Também, é válido recomendar produtos, como cremes e pomadas.

Gravar “Stories” no Instagram é a maneira ideal para isso. É rápido, gera visualizações e deixa o seu relacionamento com os seguidores mais próximo.

5. Faça “lives” com parceiros

É claro que a saúde da pele está relacionada com diversos outros fatores externos e internos ao organismo. Pense nisso ao produzir conteúdo sobre dermatologia no Instagram e Facebook e convide parceiros da área de saúde para informar o seu público.

Considere convidar nutricionistas, endocrinologistas, médicos gerais e outros especialistas. É válido também incluir fornecedores de produtos dermatológicos que você usa e recomenda para impulsionar vendas.

6. Use o “feed” do Instagram e a “timeline” do Facebook para divulgar notícias, estatísticas e outras informações de fontes confiáveis

Mais uma forma de promover o conhecimento em suas redes e gerar engajamento é divulgar dados que são de interesse da Dermatologia.

Divulgue essas informações via “Stories” ou mesmo no feed e na timeline das redes, em formato de postagens. 

Assim, você mostra a sua autoridade dentro do ramo, demonstrando preocupação sobre uma informação nova e chamando a atenção do público para isso.

7. Não deixe as datas comemorativas passarem em branco em suas redes sociais

Existem algumas datas que não podem passar em branco, como o Dia do Dermatologista, comemorado em 05 de fevereiro.

Também, não se esqueça de movimentar suas redes em dezembro, pois o mês é todo dedicado à prevenção do câncer de pele. 

Marcar datas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outros, é uma boa forma de gerar interação e criar um relacionamento com o seu paciente.

8. “Link na Bio”

Esta é uma dica exclusiva para o Instagram, já que o canal não permite incluir links em postagens. Sendo assim, ao divulgar sua página na internet ou recomendar algum produto, não se esqueça de avisar seus seguidores onde eles podem encontrar o direcionamento para a informação.

Uma das melhores formas para isso é acrescentar o link na “bio” do seu perfil e mencionar isso no texto da postagem.

Viu só? O universo de opções é vasto e não para por aí. A partir dessas dicas, você conseguirá exercitar a sua criatividade e produzir seu conteúdo sozinho.

Lembre-se de que há uma regra muito importante para as redes sociais de dermatologistas: ser criativo e relevante.     

Marketing para dermatologistas: cuidados importantes

Devido à sensibilidade da área, o marketing para dermatologistas é regulamentado junto com toda a publicidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Portanto, esteja informado sobre as limitações. Por exemplo, são proibidos:

  • Divulgação de uma especialidade na qual você ainda não possui certificado.
  • Expressões adjetivadas em anúncios e postagens, como “o melhor”.
  • Postagens que fazem algum tipo de promessa.
  • Divulgação de imagens e nomes de personalidades famosas.
  • Realização de diagnósticos em redes sociais.
  • Divulgação de equipamentos e produtos.
  • Postagens e conteúdos de cunho sensacionalista.
  • Divulgação de nomes e fotos de pacientes.

Se sua postagem evitar essas questões e se mostrar educativa e informativa, não haverá problemas. Garanta que seu conteúdo contribua positivamente à sociedade.

Desse modo, as redes sociais serão fundamentais para a atração e captação de novos pacientes em sua clínica de dermatologia!

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Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.

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