Como o relacionamento com pacientes pode salvar a sua clínica médica

Descubra como e porque promover um relacionamento positivo entre pacientes e médicos pode promover sucesso em sua clínica médica!

Por Cecília Galvão em 12 de maio de 2020.

Os gestores de clínicas e consultórios médicos podem investir em diferentes estratégias para alcançar o sucesso de sua gestão, e por conseguinte, resultados positivos. E dentre tantas estratégias relevantes, uma delas ganha destaque: o foco no relacionamento com o cliente. 

Um paciente satisfeito com seu atendimento significa que ele irá voltar a escolher sua clínica ou consultório, quando necessitar de um médico. 

Este paciente, também terá tendência a indicar seu trabalho para amigos e familiares. Isso significa marketing gratuito para sua clínica, gerando captação e retenção de pacientes. O resultado disso? Margens de lucratividade positivas.  

Quando sua clínica trabalha com o intuito de oferecer um bom atendimento para os pacientes e garantir a sua satisfação, muitas vantagens ficam evidentes. Isso pode ser feito com a implementação do marketing de relacionamento para clínicas e consultórios médicos, possibilitando que essa estratégia alcance resultados positivos para a clínica.

O relacionamento com o paciente se tornou algo ainda mais importante durante a pandemia da COVID-19. Mas uma coisa é fato, independente do momento, manter um relacionamento positivo entre o paciente e o médico é muito importante! 

Existem diversas estratégias que podem promover uma experiência positiva do cliente em relação a sua clínica. E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. 

Neste artigo, vamos apresentar as principais práticas para promover uma relação entre o médico e seu paciente realmente positiva, e salvar a sua clínica de qualquer crise que ela venha a passar. Seja ela financeira, ou devido à pandemia da COVID-19.

Confira!

Saiba quem são os seus pacientes e quais as suas preferências

 Relacionamento com pacientes pode salvar sua clínica médica | MedPlus

O primeiro passo, simplesmente fundamental, é conhecer seus pacientes. Isso acaba possibilitando que as experiências das pessoas em relação a sua clínica, sejam cada vez melhores, e alinhadas com suas expectativas. 

Para isso, busque descobrir quais são as preferências de seus pacientes. Isso pode ser feito através de uma análise dos seus seguidores nas redes sociais, e até mesmo com pesquisas de opinião. 

Compreender seus pacientes ajuda a promover um relacionamento positivo entre o médico e o paciente. 

Outra informação que é importante verificar a fim de estruturar melhor a relação entre o paciente e a clínica é em relação às redes sociais. Descubra quais são as redes mais utilizadas pelos pacientes. 

Nas redes, é possível aprender muito sobre o comportamento do seu público. Desde a idade média deles, até interesses que eles possuem. Utilize estas informações para se aproximar deles. 

Procure oferecer um atendimento humanizado

O atendimento é essencial quando se quer promover um relacionamento positivo com seus pacientes. Por isso mesmo se fala tanto em atendimento humanizado.

O atendimento humanizado se trata da união entre o tratamento adequado ao paciente, alinhado com ações que mostrem atenção e cuidado em relação a ele.

É importante que isso reflita em diversos aspectos  da sua clínica. Desde o atendimento feito pela secretária ou recepcionista, até a consulta com o médico. Sempre inspirando confiança e segurança em cada etapa do atendimento. 

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é uma maneira de oferecer um atendimento aprimorado para os seus pacientes, tendo como base algumas práticas que envolvem a melhoria do relacionamento entre clínica e pacientes e seu bem-estar durante toda a experiência na clínica.

Em uma estratégia de marketing é importante colocar em prática alguns valores como empatia, humanização, otimismo, demonstração de carinho, entre outros. 

Dessa forma, é possível fazer com que os pacientes que buscam tratamentos em sua clínica se tornem verdadeiros fãs do serviço que é oferecido e tenham uma relação de proximidade com a equipe.

Responsável por acrescentar alguns benefícios para a clínica, o Marketing de Relacionamento aplicado na área da saúde trabalha importantes práticas, como fidelização do paciente, satisfação de todos os envolvidos no atendimento, desenvolvimento de empatia, aumento da confiança do paciente nos serviços da clínica, entre outros.

Faça uso de e-mail e SMS

 Relacionamento com pacientes pode salvar sua clínica médica | MedPlus

Com o e-mail e o SMS presentes em sua estratégia de relacionamento, a clínica utilizará essas importantes ferramentas para promover a sua aproximação com o paciente. 

O e-mail é uma ótima ferramenta pela qual se pode enviar diversas mensagens, como de feliz aniversário, apresentar conteúdos publicados no blog da clínica e que sejam relevantes para o paciente em questão, informar a data da próxima consulta ou perguntar como foi a experiência do paciente no último atendimento.

Além disso, o e-mail pode ser facilmente personalizável e possui um excelente custo-benefício.

Através do SMS, o médico pode enviar mensagens mais curtas em datas comemorativas, mostrando que se lembra do paciente. Com o SMS, também é possível confirmar consultas e lembrar quando é hora de voltar ao consultório ou fazer um check-up. 

Estabeleça uma comunicação amigável com os pacientes

Para ter um excelente relacionamento com os seus pacientes, é preciso estabelecer uma comunicação amigável. Isso pode ser feito por meio do uso de uma linguagem acessível – de preferência sem muitos termos técnicos – e que aproxime os pacientes de sua clínica.

Aplique isso no seu atendimento e também no marketing de sua clínica ou consultório médico.

Contar com ferramentas que promovam uma experiência agradável ao paciente, é extremamente importante. Para isso, procure por um sistema de gestão médica, como o MedPlus.

O MedPlus possui ferramentas que podem agilizar seu atendimento e dar suporte para as consultas e atividades administrativas. 

Através do prontuário eletrônico, o médico pode acessar facilmente todas as informações, e inclusive o histórico do paciente. Assim, ele terá toda a informações necessária para indicar o melhor tratamento. 

A prescrição eletrônica, permite que o paciente visualize facilmente as diretrizes do médico. Assim ele pode seguir o tratamento sem dúvidas.

Essas duas funcionalidades podem ser encontradas integradas ao MedPlus, junto de diversos outros benefícios. 

Tenha uma presença ativa nas redes sociais

O marketing de relacionamento pode ser implementado com uma presença ativa da clínica nas redes sociais, publicando conteúdos que apresentem informações úteis para o público, como dicas para cuidar da saúde. 

Essa prática faz com que a clínica e o consultório tenham mais visibilidade na internet e possam ser reconhecidos como autoridades no assunto.

É importante que sua clínica tenha um responsável por promover a interação com os pacientes que entrarem em contato pelas redes sociais ou responder aqueles que deixarem comentários nas postagens. Isso faz com que a clínica seja bem-vista e satisfaça o seu público.

Quer saber mais sobre marketing e como ele pode beneficiar sua clínica médica? Então confira nosso eBook: 

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.