Por Aline Patricia em 04/11/2021

Saúde pós-pandemia: as tecnologias que cresceram com a crise e transformaram a gestão médica

Várias ferramentas tecnológicas cresceram durante a pandemia e transformaram a gestão médica. Saiba quais delas você precisa ter para continuar evoluindo.
Novas tecnologias para médicos no pós-pandemia | MedPlus

Atendimentos via teleconsulta, presença nas redes sociais, gestão inteligente em consultórios digitais: esses são apenas alguns exemplos das novas tecnologias na medicina que vêm crescendo há anos, mas que evoluíram ainda mais rápido durante a pandemia da covid-19.

Afinal, o coronavírus impactou profundamente a gestão de clínicas e consultórios médicos, forçando seus gestores a buscarem opções tecnológicas capazes de lidarem com essa crise, mesmo em um cenário tão desfavorável.

No entanto, essas mudanças tecnológicas provaram-se mais do que apenas um meio para lidar com a crise: elas vêm constantemente se mostrando como ferramentas poderosas para criar uma verdadeira saúde digital e abrir as portas do futuro para clínicas e consultórios do país inteiro.

Leia mais no eBook: Como será o futuro da gestão de clínicas e consultórios?

É hora de abraçar as novas tecnologias na medicina, reforçar sua presença digital e preparar-se para oferecer qualidade, eficiência e humanização também em seu atendimento ao paciente no pós-pandemia.

Continue sua leitura e entenda melhor quais são as transformações que você deve levar para o futuro de sua clínica médica:

Atendimento online via teleconsultas: fidelize seus pacientes com um cuidado completo
Consultório digital e inteligente: mais eficiência e organização na gestão médica
Gestão financeira digital na medicina: estabilidade durante e depois da pandemia
Segurança de dados médicos: tranquilidade para clínica e pacientes
Gestão na palma da mão: controle de sua clínica onde quer que você esteja
Marketing médico e presença digital nas redes sociais: mais captação e fidelização de pacientes
Sistema de gestão médica completo: integração total das novas tecnologias na medicina

Atendimento online via teleconsultas: fidelize seus pacientes com um cuidado completo

Novas tecnologias para médicos no pós-pandemia | MedPlus

A maior mudança que a pandemia causou na gestão médica foi a liberação das teleconsultas para clínicas e consultórios. A prática foi autorizada logo nos primeiros meses da crise, com o objetivo de possibilitar atendimentos médicos sem o risco de contaminação com a covid-19.

A telemedicina já era uma importante estratégia na saúde. No entanto, o atendimento digital que se tornou possível durante a pandemia foi uma verdadeira transformação no trabalho médico.

Desde o início, ficou claro que a teleconsulta não substituiria o atendimento presencial. Contudo, ela apresentou um potencial enorme em outros quesitos.

Em primeiro lugar, ela mostrou-se excepcional para manter o atendimento a pessoas que não podiam se deslocar até o consultório. No início, isso se limitou a pacientes que queriam evitar o risco do coronavírus, mas logo se expandiu para os que vivem distantes da clínica ou têm alguma outra limitação de locomoção.

Além disso, a telemedicina apresentou um enorme potencial para fidelizar pacientes. Isso porque ela permite que o médico complemente as consultas presenciais com atendimentos digitais, que são rápidos e podem ser mais frequentes. Assim, o intervalo entre os atendimentos não precisa ser tão longo.

No entanto, para aproveitar as vantagens dessa inovação, é importante contar com tecnologias feitas especialmente para isso. Nada de fazer teleconsultas via celular ou chamadas de vídeo na internet. 

Busque um sistema de gestão médica que integre a plataforma de teleconsultas às suas demais funcionalidades, como o prontuário eletrônico. Assim você garante a eficiência e a segurança do processo.

Leia mais: Como a teleconsulta do MedPlus mudou o atendimento ao paciente em clínicas pelo Brasil?

Telemedicina: Um guia prático sobre a ferramenta

Consultório digital e inteligente: mais eficiência e organização na gestão médica

Durante a pandemia, fez-se necessário ter uma gestão médica ainda mais eficiente, para garantir a continuidade do atendimento com segurança, saúde e tranquilidade financeira.

As clínicas mais preparadas para o desafio contaram com uma agenda médica online, a qual permitiu, entre outras vantagens:

  • Organizar melhor os horários e acompanhar de perto a queda ou o crescimento no volume de consultas durante o isolamento social.
  • Ter um intervalo maior entre os atendimentos, para evitar aglomerações na clínica.
  • Evitar atrasos e reduzir as faltas, por meio da confirmação automatizada de horários.

Prontuários eletrônicos também transformaram a gestão, com atendimentos mais rápidos, maior fidelização de pacientes, integração com a telemedicina e envio de prescrições médicas online.

De fato, a própria prescrição digital foi uma verdadeira revolução, facilitando a vida tanto de pacientes quanto de médicos, além de permitir o cuidado à distância durante os meses de pandemia.

Tudo isso ainda apresentou uma vantagem extra: menos papelada na clínica. Sem a necessidade de grandes arquivos para armazenar prontuários e papéis para o agendamento de consultas, foi possível facilitar profundamente a rotina na secretaria médica.

Além disso, com um sistema de gestão médica completo, todas essas informações ficam integradas, o que permite uma gestão inteligente, eficiente e muito mais satisfatória para os pacientes. Ou seja, a clínica tem:

  • Menos perda de tempo
  • Mais agilidade em cada atendimento
  • Menos erros humanos e retrabalho
  • Mais fidelização de pacientes

E é óbvio que tudo isso não termina com o fim da pandemia. Mesmo quando a crise do coronavírus ficar para trás, todas essas vantagens continuarão fazendo a diferença em sua clínica.

Gestão financeira digital na medicina: estabilidade durante e depois da pandemia

Novas tecnologias para médicos no pós-pandemia | MedPlus

A crise da covid-19 não nos atingiu apenas na área da saúde. Ela também foi um golpe nas finanças, e sua clínica certamente sentiu esse impacto.

Para manter o controle e a estabilidade nesse cenário, médicos e gestores precisaram, mais do que nunca, de uma gestão inteligente. 

Afinal, a melhor forma de escapar das ciladas financeiras que surgem com a queda de arrecadação é contar com controle do fluxo de caixa, acompanhamento de contas a pagar e visualização total das finanças da clínica.

É aí que entra a gestão financeira completa e integrada de um sistema de gestão médica. Com essa ferramenta, é possível acessar dashboards dinâmicos e controlar, de perto, cada valor que entra ou sai do seu caixa, de forma centralizada e descomplicada.

Sem falar que um bom sistema com gestão financeira oferece também diferentes opções de pagamento para seu público. Isso faz uma grande diferença quando os pacientes estão com dificuldades. 

Assim, você mantém o atendimento e a lucratividade, sem colocar em risco as finanças do seu público.

Essa novidade veio para ficar, já que ajuda muito na estabilidade de uma clínica em tempos de crise, além de melhorar a lucratividade durante períodos de tranquilidade.

Segurança de dados médicos: tranquilidade para clínica e pacientes

A pandemia coincidiu com o início da aplicação, na prática, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essa nova legislação determina as maneiras com que empresas de qualquer setor podem lidar com as informações pessoais de seus clientes.

Obviamente, clínicas e consultórios também precisaram se adaptar à LGPD, pois armazenam uma imensa quantidade de dados pessoais e sensíveis de seus pacientes, o que cresceu durante a pandemia, diante do início dos atendimentos digitais.

A tecnologia se provou uma grande aliada também nesse contexto. Afinal,  documentos e prontuários em papéis são vulneráveis, enquanto arquivos disponíveis na nuvem, protegidos em ambientes criptografados e acessíveis apenas mediante senha, são consideravelmente mais seguros.

É claro que, para isso, é indispensável contar com um sistema de gestão médica que tenha a segurança como prioridade, com assinatura eletrônica, criptografia, diferentes níveis de acesso e backups diários. 

O MedPlus, por exemplo, oferece isso tudo juntamente com o acesso à nuvem da Amazon Web Services (AWS), uma das estruturas de criptografias mais seguras do mundo, usada por grandes empresas internacionais para protegerem seus dados.

Outro ponto fundamental da LGPD é que cada informação armazenada em sua clínica deve ser acessível à pessoa a quem a informação diz respeito. Por isso, é indispensável contar com um canal do titular, pelo qual o paciente possa fazer solicitações de dados, como são tratados e suas finalidades.

Com a tecnologia, tudo isso fica muito mais fácil. Essa facilidade precisa continuar na sua gestão de saúde pós-pandemia, para cuidar da segurança de seus pacientes e evitar as sanções previstas na LGPD.

Gestão na palma da mão: controle de sua clínica onde quer que você esteja

Novas tecnologias para médicos no pós-pandemia | MedPlus

Com a exigência de isolamento no início da pandemia, tornou-se fundamental que o gestor fosse capaz de acompanhar o andamento de sua clínica mesmo estando longe dela.

Assim, estabelecimentos que dependiam de papéis, planilhas ou mesmo sistemas de gestão instalados no computador, acabaram prejudicados. A vantagem, afinal, foi daqueles que contavam com sistemas de gestão na nuvem, com acesso de qualquer lugar.

Um exemplo é o sistema MedPlus, que investiu fortemente na estratégia de gestão anywhere. Seus usuários são capazes de controlar a clínica via celular, tablet ou computador, sem instalar nada. Tudo o que precisam é um acesso à internet.

Esse tipo de controle digital é capaz de revolucionar o trabalho de um gestor médico, indo muito além das necessidades da pandemia! Imagine como é mais simples gerenciar a clínica em qualquer momento e em qualquer lugar, sem qualquer necessidade de estar lá presencialmente.

A inovação da gestão anywhere é a realidade da gestão médica do futuro e já está garantindo flexibilidade, eficiência e tranquilidade para médicos em todo o Brasil.

Marketing médico e presença digital nas redes sociais: mais captação e fidelização de pacientes

Com o isolamento durante a pandemia, as redes sociais cresceram muito, a ponto de o ambiente digital se tornar essencial. Muitos médicos perceberam isso e garantiram sua própria presença online.

Abraçando a tecnologia com estratégias de Instagram e Facebook, esses médicos, de todo o Brasil, começaram a conquistar cada vez mais pacientes. Afinal, o relacionamento direto e constante das redes cria uma grande identificação do seguidor com o profissional que está postando.

Além de atrair pessoas para sua clínica, as redes sociais ajudaram também a fidelizá-las, graças à humanização do médico que é possível nesse ambiente digital.

E, para melhorar ainda mais esse processo, os profissionais da saúde puderam contar com outros sistemas de marketing médico, como a automação de SMS e e-mails.

Essas tecnologias fornecem uma experiência extraordinária aos pacientes, com mais adesão aos tratamentos, melhores resultados, maior frequência nas reconsultas e, finalmente, muito mais fidelização.

Com tudo isso, tornou-se possível até acompanhar de perto a jornada do paciente em todas as suas etapas, desde o momento em que ele conhece a clínica até o pós-atendimento. Assim, é fácil entrar em contato de forma efetiva para conquistar essa pessoa.

Mas lembre-se de que o crescimento do mundo digital tende a ser um caminho sem volta para a sociedade. As pessoas estão cada vez mais conectadas, então essa interação poderosa de sua clínica com elas não pode parar durante o pós-pandemia. 

Sistema de gestão médica completo: integração total das novas tecnologias na medicina 

Todos os elementos discutidos até agora são fundamentais na gestão de uma clínica médica preparada para os desafios do pós-pandemia. No entanto, o trabalho de lidar com cada uma delas separadamente é exaustivo para qualquer gestor.

Sem falar que uma gestão fragmentada é pouco efetiva e dificulta o acompanhamento de resultados.

Por isso, é essencial contar com um sistema de gestão médica que integre todas as funcionalidades com inteligência e eficiência. Assim, é muito mais fácil ter um consultório digital de sucesso.

Conheça mais sobre os benefícios da tecnologia aplicada na saúde. Preparamos um eBook especial sobre o assunto. Confira:

Como a tecnologia na área da saúde pode ajudar o dia a dia das clínicas médicas?

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