A falta da tecnologia em consultórios e clínicas médicas é um fator de grande risco para quase todos os setores que englobam o estabelecimento, já que pode levar, principalmente, a prejuízos financeiros.
Além disso, a escassez da tecnologia é capaz de criar problemas administrativos, de atendimento e até mesmo em relação à proteção de dados pessoais dos pacientes.
A quantidade imensa de papéis e planilhas pode ser substituída por um sistema de gestão eficiente. Dessa forma, é possível garantir muitos benefícios à sua clínica ou consultório médico.
Pensando nisso, separamos os principais riscos que sua clínica ou consultório podem sofrer por não ter um sistema de gestão bem atualizado, que pode garantir a execução de processos, melhorar a produtividade, o lucro, a gestão e muitos outros fatores.
Continue a leitura:
Falta de controle financeiro na gestão médica
Perda de dados e a inconformidade com a LGPD
Falta de flexibilidade em agendas e prontuários
Desorganização de atividades administrativas na gestão médica
Escassez de pacientes fidelizados e perda para concorrentes com sistema de gestão médica
Falta de controle financeiro na gestão médica
A falta de controle financeiro pode causar problemas sérios dentro de uma clínica ou consultório médico.
Entre os problemas encontrados em uma gestão médica que utiliza planilhas e anotações para fazer seu controle financeiro, podemos citar:
- Falta de controle do fluxo de caixa: muitas contabilizações podem acabar sendo perdidas, extraviadas ou ainda não lançadas nos valores exatos que entram e saem de seu caixa.
Isso pode prejudicar suas estratégias e até mesmo fazer com que você utilize dinheiro do seu próprio bolso para cobrir as despesas ocasionadas por esses erros.
- Falta de perspectiva de crescimento: na falta de um sistema de gestão médico, a disponibilização de dados e informações pode ser dificultada, principalmente pela falta de tempo do médico gestor. Isso faz com que o planejamento a longo prazo seja dificultado pela falta dessas informações.
Um software de gestão para clínicas e consultórios como o MedPlus apresenta gráficos dinâmicos e simples para te ajudar em suas decisões e garantir a saúde financeira e o crescimento de seu negócio.
- Não categorizar as entradas e saídas do caixa: esse também é um problema que pode afetar suas estratégias financeiras.
Na falta de um sistema de gestão médica, fica difícil separar e categorizar cada gasto e organizar o recebimento de sua clínica ou consultório médico.
Dessa maneira, você não consegue saber em quais áreas está tendo maiores despesas e, como consequência, não poderá planejar melhorias para a redução de custos.
- Ter fragilidade nas informações lançadas: adotar planilhas como método de gestão financeira pode ser um grande risco, principalmente pela falta de segurança e pela dificuldade em encontrar informações.
Esses dados ainda podem gerar confusão se não forem anotados de maneira clara e correta e, por consequência, tomar muito tempo da gestão e diminuir a produtividade da equipe.
Contar com um software de gestão para clínicas e consultórios médicos é fundamental para ter o controle financeiro de seu estabelecimento. O sistema diminui a incidência de erros e contribui para a formação de análises e estratégias a serem implementadas para uma maior receita.
Perda de dados e a inconformidade com a LGPD
Outro problema que pode ser frequente em clínicas e consultórios médicos que não possuem sistemas de gestão é a falta de segurança e a dificuldade em estar em conformidade com a legislação, principalmente com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Enquanto médico gestor, é imprescindível tomar os cuidados necessários para manter a segurança de dados da clínica e de seus pacientes.
Documentos como prontuários são categorizados pela LGPD como dados sensíveis e necessitam de maiores cuidados em seu armazenamento e tratamento. Ao guardar esses e outros documentos em variadas pastas e fichários, sua clínica corre o risco de perdê-los e ainda sofrer penalizações da ANDP (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Leia mais: 4 dúvidas esclarecidas sobre a LGPD para médicos
Contar com um sistema de gestão médico como o MedPlus, ajuda com que sua clínica ou consultório esteja em conformidade com a lei. Além de ter criptografia para total segurança de dados, o sistema de gestão apresenta backups diários para que não ocorra a perda de dados.
O MedPlus ainda conta com a nuvem de armazenamento mais segura do mundo, a Amazon Web Services. Além disso, o software também está em conformidade com o Conselho Federal de Medicina e passa mais segurança a seus pacientes.
Falta de flexibilidade em agendas e prontuários
A falta de organização e flexibilidade em agendas e prontuários médicos pode ser um grande problema na gestão de clínicas e consultórios.
Além da demora em encontrar dados e marcar consultas, por exemplo, a utilização de agenda médica, e prontuários em papel, gera uma quantidade enorme de folhas e pode prejudicar a retenção de pacientes.
Para entender melhor, separamos um pouco sobre os problemas que podem acontecer em agendas médicas e prontuários:
Agenda médica
Não contar com um sistema de gestão que possua agenda médica integrada, pode ocasionar em:
- Dificuldade no crescimento de sua clínica
- Discussões internas com sua equipe por uma anotação errada
- Pacientes inadimplentes pois não são lembrados de suas consultas
Em caso de secretárias e secretários que cuidam de agendas médicas, clínicas e consultórios que possuem mais de um médico atendendo podem ser um verdadeiro desafio para não cometer erros e garantir que as agendas não se misturem.
Uma agenda médica eletrônica integrada com um sistema de gestão como o MedPlus possui forma de agendamento simplificado, acesso de qualquer lugar, cadastro de pacientes, confirmação por SMS e e-mail para evitar a inadimplência e a possibilidade de administração de várias agendas ao mesmo tempo.
Prontuário eletrônico
Como citado anteriormente, manter a segurança de prontuários eletrônicos, seguindo o que foi disposto tanto pela LGPD quanto pelo CFM, é necessário para não sofrer penalizações pela perda ou estrago desses dados sensíveis.
Além de gerar um acúmulo de papéis e uma grande falta de segurança, prontuários realizados em folhas também geram gastos desnecessários em sua clínica, principalmente para conservá-los.
Leia mais: 10 benefícios do prontuário eletrônico MedPlus para sua clínica
O prontuário eletrônico garante a segurança de dados e ainda o acesso restrito aos profissionais que estão cuidando da saúde do paciente, enquanto os que ficam armazenados em papéis correm o risco de perder sua sigilosidade, principalmente por passarem de mão em mão até a chegada no médico ou médica que realizará a consulta.
Desorganização de atividades administrativas na gestão médica
Diversos afazeres de ordem administrativa podem ser prejudicados e atrasados em clínicas ou consultórios que não contam com um sistema de gestão médica.
Entre essas tarefas, está a realização de análises para a implementação de estratégias de crescimento comercial, que pode ser prejudicada pela falta de tempo para a coleta de dados de outras áreas, como no setor financeiro.
Isso faz com que sua clínica não tenha perspectiva de crescimento, visto que as informações levam tempo para serem unidas e analisadas e ainda podem estar incorretas devido às falhas humanas.
Outras tarefas, como agendamentos de consulta, verificação de estoque, contato com fornecedores e organização de documentos, quando realizadas manualmente, tomam muito tempo da equipe e diminuem a produtividade.
Um software de gestão médica integrado reúne todas essas atividades em apenas um lugar.
Além disso, elas melhoram a acessibilidade e também proporcionam a possibilidade de deixar essas tarefas nas mãos de apenas um colaborador, para que os médicos possam focar no que realmente importa: atendimento humanizado e eficiente.
Tudo isso aumenta a produtividade da equipe e também a satisfação do paciente, o que garante a melhoria da clínica e do atendimento.
Escassez de pacientes fidelizados e perda para concorrentes com sistema de gestão médica
Não ter eficiência em seus processos, seja pela demora ou pela constante ocorrência de erros humanos, diminui o profissionalismo de seu ambiente de trabalho e, consequentemente, a fidelização de pacientes.
Apesar de parecer contraditório, a modernização e a automatização de processos deve ser priorizada para garantir um atendimento humanizado da pré-consulta à pós-consulta.
Um paciente sempre vai preferir um lugar onde é atendido sem demora. Se os processos de seus concorrentes já são facilitados pela tecnologia e por um sistema de gestão médica, você tem grandes chances de perder pacientes e sua relevância na área.
Leia mais: Como fidelizar pacientes na clínica médica
Um sistema de gestão médica integrado como o MedPlus garante praticidade, além de facilitar e automatizar processos para que a equipe possa focar no que realmente fideliza pacientes: um atendimento de qualidade.
Além disso, conte com várias outras funcionalidades que podem ajudar a captar mais pacientes e fazê-los confiar ainda mais em seus serviços, como a de teleconsultas para a realização da telemedicina e a de marketing médico.
Ainda não sabe qual a melhor implementação de sistema de gestão para sua clínica ou consultório médico? Então acesse nosso eBook e entenda qual a melhor opção para suprir as necessidades de seu estabelecimento e garantir todos os benefícios que seus pacientes merecem: