Skip to main content
software-gestao-clinica-medica

5 riscos de não usar um sistema de gestão em sua clínica

Há quem acredite que o investimento em um sistema de gestão não é prioritário em uma clínica médica. No entanto, a utilização desse tipo de ferramenta pode ser fundamental para evitar prejuízos e perdas massivas de pacientes. Confira a seguir quais são os principais riscos que uma clínica está sujeita a correr ao não usar um sistema de gestão.

Risco de perda de prontuários e documentos

É comum as clínicas arquivarem os prontuários de seus pacientes e outros documentos em espaços físicos. Porém, esse é um risco que os administradores da clínica correm, já que estão suscetíveis à possíveis perdas desses papéis por falta de organização interna e outras situações adversas.

Utilizando um sistema de gestão médica, os prontuários e as principais informações dos pacientes, além de importantes documentos e arquivos da clínica, ficam concentrados em um mesmo acesso por meio do armazenamento em nuvem.

Risco de falta de controle financeiro

Para uma clínica garantir seu sucesso, é preciso contar com um controle financeiro bem estruturado e com uma boa gestão das finanças. Por isso, uma das responsabilidades do gestor da clínica é a de manter as informações financeiras essenciais – fluxo de caixa, entrada e saída de pagamentos, controle dos custos fixos, entre outras – sempre atualizadas e organizadas.

Um sistema de gestão é capaz de manter todas essas informações da gestão financeira da clínica reunidas em uma mesma plataforma, de modo que a clínica não esteja sujeita a apresentar uma falta de controle de suas finanças.

Risco de desorganização das tarefas administrativas

No dia a dia de uma clínica médica existem diversas tarefas de ordem administrativa, as quais apresentam suas respectivas importâncias e prioridades em relação ao restante da gestão. Entre essas tarefas estão demandas como agendamento de consultas, contato com fornecedores, organização dos documentos, além de outras tarefas que são feitas manualmente, desperdiçando tempo dos profissionais.

Os profissionais responsáveis necessitam de uma organização completa para estarem aptos a cumprir com o que for de seu encargo. Um software de gestão é a maneira ideal de garantir que todas as tarefas estejam sinalizadas em um mesmo local e que sejam automatizadas. Dessa forma, o trabalho da equipe de sua clínica é facilitado, aumentando sua produtividade e praticidade.

Risco de diminuição da quantidade de pacientes por falta de eficiência

Um software de gestão é capaz de fazer com que uma clínica tenha uma maior eficiência em seus processos, já que auxilia na automatização e na praticidade dos mesmos, garantindo mais profissionalismo.

Esse é um fator de grande importância na captação de pacientes, pois uma clínica que demonstra uma boa organização e eficácia tem maior reconhecimento no mercado. Assim, a clínica que utiliza um software de gestão diminui muito o risco de perda de pacientes por falta de eficiência.

Risco de ser ultrapassado pela concorrência

A modernidade está presente em diversas etapas de um serviço da área da saúde e no dia a dia de uma clínica. Desse modo, uma clínica precisa se manter atenta em relação aos recursos que a concorrência está utilizando, de modo que não pode deixar de contar com ferramentas tecnológicas para proporcionar um atendimento melhor e mais eficiente para seu paciente.

Portanto, uma clínica que não faz uso de um software de gestão pode ficar ultrapassada pelas demais empresas da área da saúde, uma vez que, atualmente, a maioria das clínicas já reconheceram a verdadeira importância dessa ferramenta nas atividades diárias.

Conte sempre com o Software de Gestão Médica MedPlus

O Software de Gestão Médica MedPlus garante a praticidade que o gestor médico e sua equipe clínica necessitam para garantir a eficiência de todos os serviços oferecidos. O nosso software conta com os recursos mais modernos para facilitar a rotina dos profissionais da clínica. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você!

Você já faz uso de um software de gestão em sua clínica? Deixe a sua experiência para nós!

Conte sempre com o MedPlus, seu software de gestão médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *