Skip to main content
Quais são os desafios do médico-gestor

Quais são os desafios do médico-gestor?

Saber gerir a sua clínica, controlar as finanças, satisfazer os clientes e ser empreendedor são alguns dos desafios do cotidiano do médico-gestor. Além de suas responsabilidades como médico, ele precisa ter o controle de todas as áreas de uma clínica para fazer com que seu negócio seja um sucesso.

O médico-gestor deve possuir um perfil multitarefa, executando diferentes funções além de atender seus pacientes nas consultas. Cuidar da contabilidade, ser líder dos demais funcionários da clínica, manter-se atualizado na sua área de especialização são alguns exemplos de atribuições que precisam da atenção especial de quem faz a gestão do negócio.

Conheça os desafios do médico-gestor

Gestão financeira

Uma clínica deve ter suas finanças organizadas para que possa ter um bom desempenho. Um médico-gestor eficiente sabe separar as finanças da clínica dos seus ganhos pessoais. Uma maneira de controlar e organizar a gestão financeira é acompanhando todas as movimentações de fluxo de caixa a fim de saber se está alcançando o lucro ou não – além de também perceber quanto pode ser reservado para eventuais emergências e para novos investimentos no espaço da clínica.

Gestão de pessoas

No dia a dia da clínica há mais funcionários e colaboradores além do médico: secretárias, faxineiras, assistentes, entre outros. Assim, o médico-gestor precisa ser um bom líder para gerenciar as pessoas que trabalham em seu negócio a fim de garantir o bom relacionamento entre todos.

É necessário que ele esteja preparado para gerir conflitos e crises entre os funcionários. Sendo assim, procurar cursos e estudar sobre esse tema é visto como um recurso interessante que pode ser um aliado do profissional.

Satisfazer os pacientes

Para a clínica, saber atender bem os seus pacientes é um fator de grande importância. Para isso acontecer, o médico-gestor deve estar atento à qualidade dos serviços oferecidos e planejar melhorias de estrutura e/ou serviços para melhor atender seu público.

Manter-se atualizado

Além de ser necessário procurar novos estudos sobre sua área de especialidade na saúde, é preciso estar sempre se atualizando no que se refere aos conhecimentos de administração de um negócio, como marketing, finanças e gestão.

Estar a par das novidades do mercado, como novas tendências e ferramentas que podem auxiliar no cotidiano da clínica, é um fator fundamental para que o médico-gestor deve estar atento, buscando o conhecimento frequentemente.

Cuidar da imagem da clínica

Nos dias atuais, a divulgação da clínica na internet tem um peso no sucesso do negócio. No que se refere à imagem que a clínica transmite nas redes sociais, é importante que a mensagem transmitida esteja de acordo com as pessoas que estão sendo alcançadas a fim de melhorar seu desenvolvimento e reconhecimento tanto online quanto offline.

Com o objetivo de evitar que os desafios citados se tornem ainda mais complicados, o médico-gestor deve manter-se motivado e organizado em sua rotina. Para isso, conte com o , que conta com diversas funções desenvolvidas para simplificar as tarefas do cotidiano de sua clínica.

Como você faz para conciliar as tarefas de gestor e de médico? Deixe sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *