Por Patricia Oliveira em 13/10/2021

Quais são os desafios do médico gestor?

Conheça os desafios enfrentados por um médico gestor na gestão de clínicas e consultórios e saiba como superá-los.
Quais são os desafios de um médico gestor? | MedPlus

Quase todo médico já sonhou, em algum momento, em ter o próprio consultório ou clínica médica. Isso porque abrir um estabelecimento simboliza independência, autonomia, mais controle sobre a própria vida profissional e também a possibilidade de aumentar seus ganhos financeiros.

O problema é que o empreendedorismo não é um conhecimento básico da maioria desses profissionais. Estudar medicina exige anos de dedicação, logo, aprender a administrar uma empresa acaba não sendo uma prioridade, e assim, podem se sentir perdidos ao assumirem o posto de gestor da própria clínica.

Saber gerir a clínica médica, controlar as finanças, satisfazer os pacientes e ser empreendedor são alguns desafios do cotidiano do médico gestor. Além de suas responsabilidades como profissional de saúde, ele precisa ter o controle de todas as áreas da empresa para fazer com que seu negócio seja um sucesso.

Portanto, é importante ter um perfil multitarefa, executando diferentes funções, além de realizar consultas. Ser líder dos demais funcionários e manter-se atualizado em sua área de especialização são exemplos de atribuições que precisam de atenção especial de quem faz a gestão médica.

Neste artigo reunimos os principais desafios que um médico gestor enfrenta em seu cotidiano e, também, como é possível superá-los, a fim de melhorar os processos internos da empresa e levar mais qualidade para o atendimento ao paciente por meio de ferramentas adequadas. Confira!

Gestão médica financeira
Gestão de pessoas na clínica médica
Bom atendimento aos pacientes 
Atualização constante para o médico gestor
O marketing na gestão médica
Falta de tempo para o médico gestor

Gestão médica financeira

Uma clínica deve ter sua gestão financeira organizada para que possa ter um bom desempenho. No entanto, isso pode ser um desafio, tanto para administradores de primeira viagem quanto para gestores mais experientes. 

O próprio fluxo de caixa, por exemplo, envolve fazer um balanço entre as contas a pagar e as contas a receber. Porém, cada uma dessas categorias se subdivide em várias outras. Entre as contas a pagar, há despesas básicas da clínica médica, insumos, salário de funcionários, impostos e muito mais. 

E antes de mais nada, um médico-gestor eficiente sabe separar as finanças da clínica de seus ganhos pessoais. Essa é a regra básica que qualquer empreendedor precisa praticar, caso contrário, a gestão se torna muito mais complicada.

Depois disso, é essencial acompanhar cada entrada e saída financeira, além de conferir o histórico de movimentações, prever os próximos meses e até antecipar possíveis crises.

Quais são os desafios de um médico gestor? | MedPlus

Todo esse processo demanda muito cuidado e trabalho. Mas isso pode ser bem mais simples quando o médico gestor utiliza uma ferramenta que permite a administração de recursos de forma correta e descomplicada.

O sistema de gestão para clínicas médicas MedPlus, por exemplo, possui diversas funcionalidades que possibilitam uma gestão completa de recursos de clínicas e consultórios médicos. Acompanhar o fluxo de caixa se torna uma tarefa mais prática e rápida, podendo promover até 98% mais estabilidade na gestão financeira da clínica.

Com a ferramenta, também fica fácil organizar os pagamentos de contas e impostos dentro do prazo, evitando complicações futuras.

Outra vantagem de utilizar um sistema de gestão médica é a maior previsibilidade financeira. Sabendo a média de rentabilidade do consultório, é possível planejar-se não só para manter a clínica de portas abertas, mas também promover seu crescimento ao longo do tempo. Além de conseguir montar um fundo de reserva para eventuais emergências.

Gestão de pessoas na clínica médica

No dia a dia de clínicas, há outros funcionários e colaboradores além do médico: secretários, faxineiros, enfermeiros, entre outros. Assim, o médico gestor precisa ser um bom líder para gerenciar as pessoas que trabalham em seu negócio a fim de garantir o bom relacionamento entre todos.

É necessário que ele esteja preparado para gerir conflitos e crises entre os funcionários. Sendo assim, procurar cursos e estudar sobre esse tema é visto como um recurso interessante que pode ser um aliado da gestão médica.

Leia mais: Como e porquê implementar o RH em sua clínica

Uma comunicação eficiente é a melhor ferramenta para comandar uma equipe com eficácia. Além disso, é preciso buscar melhorias constantes nas condições de trabalho de equipe, procurando facilitar a rotina e aumentar a produtividade.

Sistemas de gestão médica também são ótimos aliados nessas tarefas, especialmente se oferecem funcionalidades que atuam de forma integrada. Isso diminui muito a burocracia, facilitando o compartilhamento de informações entre os membros da equipe e economizando tempo de todos colaboradores.

O MedPlus ainda conta com chat interno para otimizar a comunicação entre os funcionários, permitindo o envio de mensagens privadas e até a criação de grupos com mais de duas pessoas.

Bom atendimento aos pacientes 

Para a clínica, atender bem seus pacientes é um fator de grande importância. Para isso acontecer, o médico gestor deve estar atento à qualidade dos serviços oferecidos e planejar aperfeiçoamentos de estrutura e de processos para melhor atender seu público.

De modo geral, os pacientes desejam um atendimento humano, mas ágil e preciso. Para isso, é preciso que a equipe tenha recursos para oferecer esse tipo de serviço. Principalmente porque o atendimento não acontece somente dentro de consultórios, mas também envolve o pré-atendimento, seja por mensagem de texto, internet ou telefone.

Quais são os desafios de um médico gestor? | MedPlus

Por isso, é fundamental implementar processos e tecnologias que ajudem a oferecer um serviço de excelência desde o momento pré-consulta até o pós-consulta, em toda a jornada de seu paciente na clínica.

Atualização constante para o médico gestor

Além de ser necessário procurar novos estudos sobre sua área de especialidade na saúde, é preciso estar sempre atualizado no que se refere a gestão médica, como marketing, finanças, atendimento, entre outros setores.

Estar a par de novidades de mercado, como novas tendências e ferramentas que podem auxiliar no cotidiano de clínicas, é um fator fundamental que o médico-gestor deve se atentar.

O mesmo é válido para a concorrência. É sempre interessante saber o que outras clínicas médicas estão oferecendo a seus clientes, ressaltando as boas práticas que dão retorno positivo.

Para isso, estar de olho em sites, blogs, e demais páginas na internet voltadas para médicos gestores, é uma iniciativa interessante para ter acesso às novidades da área. O que também permite o contato com casos de sucesso que podem inspirar mudanças positivas em sua clínica médica.

A implementação de novas tecnologias de diagnóstico e atendimento tende a ser unanimidade nessa questão. Agendas médicas online e softwares de gestão de clínicas, por exemplo, já são utilizados por gestores que querem oferecer um serviço de qualidade. Os próprios pacientes esperam por isso.

Portanto, fique atento ao que o mercado está fazendo e busque sempre atualizar os processos de sua clínica. Ao não aperfeiçoar-se, sua empresa pode acabar perdendo pacientes por ser considerada ultrapassada ou pouco eficiente, mesmo que seu serviço como médico seja excelente.

O marketing na gestão médica

Para que sua clínica médica tenha sucesso, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing médico, afinal o mercado atual está muito concorrido. Sendo assim, é preciso descobrir uma forma de se destacar. Algumas das melhores estratégias são:

  • Construir uma imagem de autoridade na área.
  • Apresentar diferenciais em consultas e tratamentos.
  • Conquistar mais pacientes pelo atendimento exemplar.

As melhores clínicas médicas aliam pelo menos essas três estratégias. Elas são cruciais para a captação e fidelização de pacientes, pois são os principais pontos que eles analisam durante sua passagem pelo consultório.

Quanto à forma de divulgação, nos dias atuais, a internet tem um grande peso no sucesso de negócios. No que se refere à imagem que a clínica transmite em redes sociais, é importante que a mensagem transmitida esteja de acordo com a realidade de seus pacientes, a fim de melhorar seu desenvolvimento e reconhecimento.

Sua gestão médica pode, ainda, ir mais além e contar com ferramentas específicas de marketing para ajudar na missão de se destacar no mercado. O software MedPlus possui funcionalidades que permitem a criação de ações de comunicação altamente efetivas, baseadas nas necessidades dos pacientes.

Além disso, o sistema possui ferramentas integradas que potencializam a comunicação, possibilitando a realização de verdadeiras campanhas de marketing médico.

Falta de tempo para o médico gestor 

Um médico possui diversos compromissos ao longo do dia. Além disso, dar atenção aos pacientes, esforçando-se para dar um diagnóstico preciso e receitar o melhor tratamento, demanda muita energia desses profissionais.

Unir essas funções com a rotina de um gestor tende a consumir o dobro de tempo e energia, o que causa um certo esgotamento físico e emocional. Esse é um fator que aumenta a desmotivação de empreendedores em relação ao próprio negócio.

Sendo assim, vale muito a pena investir em uma ferramenta de gestão automatizada que torne os processos mais eficientes, dando mais rapidez e precisão, diminuindo as chances de erros acontecerem. 

_____________________

Com o objetivo de evitar que os desafios citados se tornem ainda mais complicados, o médico gestor deve se manter motivado e organizado em sua rotina. Para isso, conte com o MedPlus, que oferece diversas funções desenvolvidas especialmente para as necessidades de clínicas e consultórios médicos, a fim de simplificar as tarefas do cotidiano de seu negócio.

Quer saber mais sobre como as mudanças no mundo também afetam a gestão médica, seja por ferramentas tecnológicas ou mais precisão em diagnósticos e tratamentos? Então acesse nosso eBook gratuito:

Como será o futuro da gestão de clínicas e consultórios?
Gerente Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha este formulário e veja como o sistema de gestão médica MedPlus pode transformar a sua clínica ou consultório:
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da MedPlus.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.