Por Cristopher Ronsani Morais em 22/06/2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Como automatizar a confirmação de consultas e exames com o MedPlus

Fazer a confirmação de consultas e exames é a garantia de uma agenda sempre cheia. Saiba como o MedPlus pode te auxiliar a automatizar esse atendimento.
Pessoa conferindo a agenda medica com a ajuda da confirmação de consulta | Sponte

Automatizar o atendimento médico por meio da confirmação de consultas e exames, sem deixar de prestar uma assistência humanizada, é uma ótima opção para que clínicas e consultórios garantam uma agenda médica  sempre cheia. 

Afinal, oferecer aos pacientes um contato mais próximo permite que estabelecimentos médicos tenham mais domínio de suas agendas, reduzam o número de faltas em cima da hora e, como consequência, possibilitem uma melhor jornada aos pacientes

Com o software para clínicas  da MedPlus, que automatiza todo o processo de atendimento médico, isso tudo é possível. E mais: ele possibilita, também, uma melhora nos processos internos do estabelecimento e um aumento nas receitas financeiras. 

Continue a leitura e saiba quais são os benefícios de contar com um atendimento médico automatizado: 

Confirmação de consultas e exames com o MedPlus

Recepcionista feliz com a automatização da confirmação de consultas e exames  | MedPlus

Para tornar o processo de confirmação de consultas e exames mais simples e prático, clínicas e consultórios precisam investir em um software de gestão para médicos como o MedPlus

Entre os benefícios do sistema, é possível destacar uma comunicação mais próxima e eficiente com os pacientes. Isso porque a confirmação de presença em consultas ou exames é feita por meio de uma ferramenta totalmente integrada ao MedPlus — a Nina Tecnologia. 

A Nina Tecnologia é um sistema que utiliza inteligência artificial para  confirmar a presença de pacientes em estabelecimentos médicos, reduzindo cancelamentos em cima da hora ou até mesmo as faltas sem aviso.

Isso tudo significa mais eficiência, organização e agilidade em clínicas e consultórios médicos. E, claro, sem deixar de lado o atendimento humanizado e de qualidade.

Sendo assim, contar com um sistema que tenha a capacidade de automatizar todo o processo de confirmação de consultas e exames, é uma boa estratégia para alcançar os melhores resultados dentro de uma clínica ou consultório médico. 

Continue a leitura e confira os principais benefícios da automatização desse processo na rotina de estabelecimento médicos: 

Reduz as faltas de pacientes em cima da hora 

Com o MedPlus, os médicos param de perder tempo esperando pelo paciente que não avisou de sua falta,pois esse processo de confirmação pode ser feito entre 24h e 48h antes da consulta ou do exame. 

Isto é, dá tempo para que outro paciente seja encaixado no horário.  Assim, outras pessoas em fila de espera por uma consulta acabam sendo beneficiadas, já que poderão ser encaixadas na janela que surgiu.

Leia mais > > 8 dicas para minimizar faltas nas consultas agendadas

Mantém o atendimento humanizado  

Médica atendendo sua paciente que confirmou a consulta pelo sistema MedPlus | MedPlus

Apesar de ser um processo feito por meio de inteligência artificial, a automatização da confirmação de consultas e exames do MedPlus permite que o atendimento humanizado seja mantido durante todo o processo, já que é programada para tornar a jornada do paciente ainda mais agradável. 

Esta é uma característica que, em linhas gerais, contribui para o bem-estar do paciente a qualquer momento durante a sua passagem pela clínica ou consultório médico.

Veja, abaixo, um exemplo de como a Nina atua na prática: 

Exemplo de como a Nina Tecnologia faz a confirmação de consultas e exames | MedPlus

O contato com o paciente é mais próximo 

Todo esse processo de confirmação de consultas e exames pode ser feito tanto por meio do WhatsApp, quanto por SMS, e-mail, ligação telefônica ou push notification (as notificações na tela do celular, tablet ou computador).

Sendo assim, a conversa com o paciente é muito mais rápida, já que ele não precisará esperar pela total atenção do(a) recepcionista para respondê-lo ou atendê-lo no telefone. 

Além disso, com a Nina Tecnologia integrada ao MedPlus, os pacientes já podem aproveitar o momento de confirmação de consulta ou exame para agendar um novo horário, caso precisem remarcar. 

É muito mais praticidade para os pacientes, e mais facilidade para os recepcionistas manterem o ambiente médico organizado. 

Leia mais > > Lista de ferramentas que ajudam a organizar a recepção de clínicas médicas

Automatiza o trabalho na recepção

Médica conferindo sua agenda pelo sistema de gestão para clínicas | MedPlus

Como a confirmação das consultas é feita pelo próprio sistema do MedPlus, todo esse processo é automatizado. Ou seja, os colaboradores que trabalham na recepção do ambiente médico acabam tendo seu trabalho simplificado. 

Isso significa dizer que a rotina na recepção é otimizada e muito mais eficiente, já que não é mais preciso ficar enviando manualmente mensagens de confirmação a cada um dos pacientes, destinando esse tempo a outras atividades. 

Leia mais > > Boas práticas para uma recepção de clínicas médicas de forma agradável e aconchegante

Melhora a jornada do paciente

Uma boa jornada do paciente acontece quando a pessoa tem uma boa experiência com a clínica, isso inclui todo o percurso desde o momento que sentiu a dor e decidiu procurar por um atendimento médico até o tratamento de seu problema.  

Dessa forma, dispor de uma tecnologia que facilite o contato com os pacientes e possibilite o agendamento ou cancelamento das consultas de maneira online é promover uma jornada do paciente de qualidade

Leia mais > > Sistema de confirmação de presença: por que é importante?

Nina Tecnologia: o que é e como ela pode alavancar os seus atendimentos?  

Médico conferindo suas consultas pela Nina Tecnologia | MedPlus

A Nina Tecnologia é um serviço de inteligência artificial que confirma agendamentos de consultas e exames de diversas maneiras. 

  • Ela envia uma mensagem de confirmação da consulta ou do exame ao paciente e, após receber a resposta, repassa a informação ao MedPlus, que altera ou mantém o status do paciente no sistema, passando de “a confirmar” para “confirmado”, “cancelado” ou “reagendado”. 

Para que esse processo aconteça, o serviço de confirmações faz uma análise nos cadastros do sistema para verificar quais agendamentos precisam de uma confirmação, sejam eles para consultas, sejam para exames. 

Na prática, essa ferramenta importa os dados do software e inicia o contato com os pacientes a partir de parâmetros definidos pelo estabelecimento de saúde. 

São recursos adicionais integrados à Nina: 

Bloqueio/cancelamento de agenda: ao bloquear horários na agenda de um médico, assim como de um procedimento ou determinado convênio, a Nina não realizará novas confirmações e poderá, ainda, encaminhar um aviso de cancelamento aos pacientes que já possuem horário agendado.

Mensagens personalizadas: após o processo de confirmação de uma consulta ou exame, a ferramenta envia, se o estabelecimento desejar, uma mensagem ao paciente com o novo status de seu atendimento. Nesse processo é possível personalizar as informações da mensagem. 

Pesquisa de satisfação: se a clínica ou consultório médico optar por realizar uma pesquisa de satisfação, a Nina pode ser bastante útil, pois a ferramenta é capaz de enviar a pesquisa, após seu cadastro no Google Forms. É possível cadastrar pesquisas diferentes para cada profissional, procedimento, convênio ou unidade. 

Agora é com você! 

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