Por Carla Helena Lange em 29/03/2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Qual a diferença entre consultório médico, clínica médica e centro médico?

Consultório, clínica e centro médico. Entenda as diferenças entre cada um desses ambientes e garanta seu sucesso profissional e o bem-estar de seus pacientes.
Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?| MedPlus

Para muitos, clínica médica, consultório médico e centro médico tem um mesmo significado — ambientes destinados às consultas. No entanto, para os médicos que desejam empreender, é preciso ficar claro que esses três termos divergem entre si. 

Hoje, para os profissionais que optam por não atender o Sistema Único de Saúde (SUS), ou não com total exclusividade, há a opção de empreender, seja em um consultório, em uma clínica ou em um centro médico. 

Essas nomenclaturas indicam não só uma diferença de nome, mas em suas estruturas, serviços prestados, formas de funcionamento e obrigações jurídicas. 

Buscando auxiliar médicos recém-formados ou profissionais com experiência que estão passando por uma transição na carreira, preparamos uma explicação sobre as particularidades desses modelos de negócios. 

Quer saber as diferenças entre consultório, clínica e centro médico e qual deles melhor se enquadra no seu perfil? Continue a leitura. Aqui você vai encontrar: 

Entenda qual é a melhor opção para o seu perfil: consultório, clínica ou centro médico
Consultório médico: saiba quando é a hora certa de abrir o seu
Clínica médica: quando é uma boa opção para empreender
Centro médico: entenda como funciona esse tipo de empreendimento
Faça um planejamento com foco no paciente e em seus objetivos 

Entenda qual é a melhor opção para o seu perfil: consultório, clínica ou centro médico

Deseja mais privacidade no atendimento de seus pacientes? Quer ter um negócio próprio, mas sem investir muito e ter que lidar com tantas burocracias? Pretende oferecer aos pacientes apenas consultas? 

Então você deve investir em um consultório. Esse é o ambiente ideal para prestar atendimentos básicos — somente consultas — sem desembolsar um alto valor e ter que lidar com os temidos processos burocráticos. 

Agora, se o plano é ofertar um espaço que, para além das consultas, dê ao paciente a possibilidade de realizar exames e procedimentos de baixa complexidade, você precisa entender como funcionam as clínicas e o que são centros médicos.

Apesar de terem algumas características semelhantes, clínicas e centros médicos não têm a mesma forma de funcionamento e de estruturação. 

Agora, sabendo desses três ambientes que você pode atuar e tendo em vista quais são seus objetivos e recursos para alcançá-los, você precisa saber as particularidades de cada um desses modelos de negócios. Para isso, continue lendo este texto.

Consultório médico: saiba quando é a hora certa de abrir o seu 

Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?| MedPlus

Se sua intenção é ter um espaço para realizar somente consultas, o consultório é o ambiente ideal para você. 

A estrutura não só permite que a prática médica aconteça sem grandes investimentos financeiros, como também liberta o médico de muitas burocracias. Isso porque, para abrir um consultório não é necessário ser pessoa jurídica, é preciso ter em mãos o laudo de avaliação do imóvel pela Vigilância Sanitária.

Além disso, apesar de ser considerada a estrutura mais básica que um médico pode oferecer ao paciente, o consultório pode ser dividido com outros profissionais. 

Mesmo que compartilhado com outros médicos, cada profissional atua individualmente, ou seja, apenas o espaço físico é dividido. Por isso, cada profissional tem seus próprios horários e forma de atendimento. 

Nesse caso, ter um consultório se torna muito mais barato para manter do que uma clínica, já que as contas são divididas igualmente entre todos. 

Com relação aos benefícios jurídicos, os médicos atuantes em consultórios respondem por seus próprios atos, ou seja, qualquer problema com outros profissionais que dividem o mesmo local, não trará problemas a você. 

Além disso, os lucros podem ser mais altos do que em outros ambientes de trabalho, já que o médico define sozinho quais serão seus investimentos e o preço de suas consultas. 

Também vale lembrar que, se estiver começando sua carreira agora, você precisará investir na captação de seus pacientes

Prestar um bom atendimento, ser atencioso e preocupado com o bem-estar de seu paciente, são ótimas opções para o sucesso. Além disso, estratégias de marketing, trabalhar com mais de uma forma de pagamento e se manter constantemente atualizado na área também podem te ajudar a fidelizar seu público. 

Leia mais: Como abrir seu próprio consultório médico?

Clínica médica: quando é uma boa opção para empreender

Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?| MedPlus

A clínica médica é um espaço mais completo do que um consultório. Nesse tipo de ambiente, o médico pode disponibilizar aos seus pacientes a realização de consultas, exames e procedimentos. 

A estrutura pode ser de apenas um médico ou compartilhada com profissionais da mesma área ou de outras especialidades. Isso fica a critério do plano de negócios de cada estabelecimento. 

Na clínica, se ela não for especializada, ainda é possível realizar procedimentos como cirurgias oftalmológicas, cesáreas, vasectomia etc.

Agora, se for um local especializado em atendimento neurológico, pediátrico, ginecológico, ou outra área, só é possível oferecer procedimentos da especialidade em questão. 

Além de disponibilizar mais serviços do que um consultório, a clínica médica, geralmente, tem processos e informações automatizadas. Ou seja, englobados em um mesmo sistema, o que facilita o acompanhamento dos pacientes, uma vez que poderão se consultar, fazer exames e realizar procedimentos no mesmo local. 

Por ser um empreendimento mais completo, é necessário que os proprietários tenham em mente que o local para receber os pacientes deve estar de acordo com normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Com relação às burocracias para abrir uma clínica médica, elas são mais complexas quando comparadas com o processo de abertura de um consultório. Nesse modelo de negócio, é necessário que o médico tenha um cadastro de pessoa jurídica — o CNPJ. 

Além de se preparar com burocracias, o médico deve levar em conta que uma clínica exige muitas obrigações. Por exemplo, é preciso fazer a coleta adequada de resíduos do local e informar a prefeitura. 

Nas clínicas, como o médico se torna uma empresa — já que só pessoas com CNPJ podem abrir esse tipo de estabelecimento — ele é responsável por tudo que acontece no local. 

É o médico proprietário quem arcará com as despesas da clínica, prejuízos, problemas burocráticos e jurídicos, inclusive com problemas relacionados a outros profissionais que poderão atuar no local. Mas, é claro, se for uma empresa com vários sócios (médicos ou não), as vantagens e desvantagens serão compartilhadas por todos os envolvidos. 

Centro médico: entenda como funciona esse tipo de empreendimento

Se a sua ideia é investir em um ambiente completo, onde o paciente, com certeza, tenha todo o atendimento necessário em um mesmo espaço — o que inclui consultas de várias especialidades, exames e procedimentos de baixa, média e alta complexidade — o centro médico é o tipo de empreendimento que você busca. 

Centros médicos não são tão comuns de ser implantados como um consultório ou uma clínica, e nem tão fáceis, mas podem ser criados desde que seguidas todas as normativas dos órgãos nacionais de fiscalização da Medicina. Normalmente, esse tipo de empreendimento é oriundo de investimentos públicos.

Diferente da clínica médica, em que a diversidade de especialidades é uma opção, no centro médico é uma obrigatoriedade. Nesses locais há, basicamente, a junção de várias clínicas. 

Nos centros médicos, além da variedade de profissionais, é extremamente importante que sejam ofertados aos pacientes:

  • Equipamentos de última geração
  • Leitos de qualidade 
  • Espaços destinados para internamentos e espera — o que inclui, por exemplo, uma área de alimentação e um estacionamento próximo. 

Dentro da categoria centros médicos estão inclusos os hospitais, que podem ser classificados como “gerais” ou “especializados”. 

O hospital geral presta serviços às várias especialidades e ainda tem a possibilidade de oferecer o atendimento de urgência e emergência. 

No caso do hospital especializado, ele atende a apenas uma área da medicina. Porém, ainda assim pode contar com um serviço de urgência e emergência. Esse tipo de estrutura normalmente é referência em sua região de atuação. Por exemplo: hospitais de combate ao câncer e hospitais infantis. 

Faça um planejamento com foco no paciente e em seus objetivos 

Agora que você já sabe a diferença entre os modelos de negócios de clínicas médicas, consultórios médicos e centros médicos, pense com calma sobre qual desses sistemas é o mais indicado para o seu objetivo. 

Se você é um médico que está ingressando agora no mercado de trabalho, planeje qual é a opção ideal para começar sua carreira com a segurança necessária para promover o melhor atendimento aos seus pacientes, sem comprometer suas receitas financeiras. 

No entanto, se você já atua como médico há mais tempo e quer remodelar seu negócio, leve em conta quais são seus novos objetivos.

Para o sucesso de seu negócio, lembre-se de: 

  • Entender quem é seu público-alvo
  • Definir qual o melhor local para a localização de seu empreendimento
  • Conhecer quem serão seus concorrentes e quais são os pontos fortes e fracos deles
  • Estabelecer como será o atendimento ofertado 
  • Determinar as formas de divulgação de seus serviços
  • Planejar suas despesas mensais e desenhar um plano de negócios 
  • Emitir os alvarás de funcionamento – Alvará Sanitário, Alvará do Corpo de Bombeiros e Alvará da Prefeitura
  • Seguir as resoluções n.º 1931/09 e n.º 2145/16 do Conselho Federal de Medicina (CFM) — que abordam a ética do profissional médico

Além disso, para que sua clínica se torne referência em algum segmento, é um bom caminho definir seus serviços e especialidades, investir em marketing para médicos e planejar seu ambiente sempre pensando no bem-estar do paciente. 

Ler todas essas informações te deixou com ainda mais vontade de inovar? Não perca mais tempo, comece a pesquisar sobre qual a melhor opção para você, baseada no que é essencial para seu empreendimento e seu público-alvo. 

Para isso, é interessante se aprofundar mais sobre marketing de relacionamento. Confira o eBook que preparamos para isso:

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