10 estratégias certeiras de marketing digital para oftalmologistas

Conheça agora mesmo algumas estratégias de marketing digital para conquistar mais pacientes para sua clínica de oftalmologia.

Por Suellen Bosse em 29 de outubro de 2020.

Atualmente o marketing digital é a solução mais popular para negócios que desejam crescer com investimento certo em comunicação. 

Isso se deve muito ao fato de que através desse tipo de marketing é possível segmentar com precisão o público com o qual você quer falar, além de potencializar sua mensagem, atraindo mais pacientes. Tudo isso por um valor muito mais acessível do que com o marketing tradicional.

Contudo, é necessário ter um bom conhecimento sobre estratégias de marketing para colher todos os frutos que essas práticas podem oferecer. 

Saber quais são as melhores táticas e como usá-las a favor do seu consultório ou clínica de oftalmologia é o que realmente fará a diferença para atrair mais pacientes.

Por isso, reunimos neste post 10 práticas e estratégias de marketing digital para oftalmologistas que vão alavancar sua clínica de olhos. Confira:

1. Utilize ferramentas de automação para facilitar a gestão do seu marketing médico

Ao se planejar uma postagem no perfil da sua clínica ou uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, é preciso levar em consideração o horário da ação, para que seja compatível com o período em que seu público está online.

Caso contrário seu post sumirá em meio ao feed, ou seu e-mail se perderá na caixa de entrada. Detalhes como esse fazem toda a diferença para que a mensagem chegue aos seus pacientes.

Contudo, com uma agenda lotada, um médico oftalmologista raramente possui tempo disponível para ficar postando conteúdos ou disparando e-mails. 

Por isso, faça uso de ferramentas de automação de marketing. Com elas você prepara seu conteúdo e configura os detalhes da postagem para que tudo seja publicado da forma e no horário e data que você quiser. Muitas ferramentas ainda entregam as métricas obtidas com cada ação, facilitando sua análise e gestão dos resultados.

Algumas das ferramentas mais conhecidas são:

  • RD Station Marketing: ferramenta completa que permite fazer a gestão completa de campanhas de marketing, inclusive com o envio de e-mails e posts nas redes sociais.
  • Mail Chimp: ferramenta muito usada para automatizar campanhas de e-mail marketing.
  • Postgrain: se você trabalha com o Instagram, o Postgrain é a ferramenta ideal. Com ela é possível agendar posts, stories, vídeos no IGTV e ainda responder comentários e mensagens diretas enviadas por seus seguidores.
  • BuzzMonitor: é semelhante ao Postgrain, mas com o adicional de permitir o gerenciamento do Instagram e de outras redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Google Meu Negócio, tudo de uma só plataforma.

2. Esteja sempre atento às suas métricas

Estratégias de marketing digital para oftalmologistas | MedPlus

No tópico anterior citamos de passagem as métricas, como resultados da atividade do seu post ou campanha de marketing digital. 

Esses indicadores são fundamentais para visualizar o seu desempenho no meio online e aprimorar seus conteúdos, tornando-os mais relevantes para seus pacientes. 

Com o Google Analytics você tem acesso a métricas relevantes do desempenho do seu website, além das ferramentas citadas anteriormente, que lhe oferecem o mesmo para suas mídias sociais.

Tendo essas informações em suas mãos, será muito mais fácil desenvolver estratégias de marketing para engajar novos pacientes. 

Por exemplo: O Google Analytics pode mostrar que os posts no seu blog médico tem muitos acessos, porém muita saída sem que o usuário navegue em outras abas do site.

Nesse caso, é necessário bolar um plano para que o seu leitor seja redirecionado a outras áreas do seu website e conheça mais dos seus serviços, vindo a vê-lo como referência e tornar-se um paciente efetivamente.

3. Utilize o Google para anunciar seus serviços oftalmológicos

Quando alguém está procurando um oftalmologista, há grandes chances de ele fazer sua busca no Google. Sendo assim, fica evidente onde você precisa aparecer lá para que seu paciente possa te encontrar – e há diversas formas de se fazer isso.

Se você não quiser ou não puder investir dinheiro nessa plataforma, o marketing de conteúdo é a solução. Com ele, você constrói uma imagem de marca positiva, engaja pacientes e aumenta sua relevância no ranking de pesquisas do Google

Mas fique avisado que esse método possui diversas limitações e, por mais que seu conteúdo seja bom, ele ficará abaixo dos links patrocinados no ranking de pesquisas.

Já se você optar por investir no Google Ads, fica garantido que o público terá acesso muito mais facilmente ao blog ou site do seu consultório oftalmológico. Afinal, seguindo a lógica de palavras-chave de pesquisas, seu endereço aparecerá primeiro.

Sendo assim, investir no Google Ads é uma estratégia fundamental para aqueles que procuram suplementar práticas de SEO (otimização dos mecanismos de pesquisa) e garantir melhores resultados.

4. Seja criterioso ao produzir conteúdo para atrair mais pacientes

Estratégias de marketing digital para oftalmologistas | MedPlus

Se você já trabalha com Inbound Marketing e marketing de conteúdo, é preciso conhecer algumas práticas básicas de SEO. 

Além disso, no tópico anterior comentamos como o Google Ads pode ajudar a achar as palavras corretas para colocar no site do seu consultório, sendo essas as palavras que os pacientes mais usam ao buscar um oftalmologista.

Contudo, não é difícil de achar sites e blogs com posts vazios, sem muito valor agregado ao conteúdo, ou com as palavras-chave posicionadas de qualquer jeito, sem um pensamento estruturado por trás. 

Sem contar as cópias de artigos, que não passam de paráfrases de outros posts sem acrescentar nada de novo.

No entanto, para que seu site fique bem posicionado é preciso que ele tenha valor. Sem isso, seu paciente não se sentirá atraído pelo seu trabalho, mesmo você sendo um excelente oftalmologista.

Portanto, independente da plataforma (pode ser seu blog, Instagram ou Facebook), produza conteúdos que de fato agreguem valor a quem os leia, assista ou escute. Parece uma dica óbvia, mas acredite: nem todos a levam a sério.

É claro que informações básicas se repetem, pois a construção de um pensamento mais aprofundado depende delas.

Mas se você quer construir uma imagem sólida como especialista, procure de fato informar seu público sobre questões frequentes sobre saúde dos olhos, por exemplo, trazendo pontos importantes e explicações. Essa honestidade cativará muito mais sua audiência.

5. Considere usar a tática de Link Building

Uma boa estratégia para aumentar o tráfego entre as páginas do seu site é a tática de link building (construção de links). A ideia aqui é implementar em diversos conteúdos links para dentro do seu site ou blog de oftalmologia. 

Isso irá manter seu público dentro do seu website por mais tempo, permitindo que as pessoas conheçam melhor seu trabalho.

Uma boa forma de começar é fazendo isso dentro do seu próprio site. Coloque hiperlinks e faça chamadas que conectem o conteúdo de determinadas páginas para outras dentro do seu domínio. 

Isso fica mais fácil ainda se você possui um blog para trabalhar marketing de conteúdo para sua clínica de oftalmologia, pois é uma oportunidade de linkar um único post com diversos outros que você já tenha publicado.

A partir do momento que você ganha certa credibilidade, seu site ou blog acaba se tornando uma referência (afinal, esse é um dos objetivos do marketing de conteúdo), o que facilita links de endereços externos para o seu site, sobretudo no caso de parcerias. Sendo assim, o link building é uma ótima estratégia para engajar e fidelizar mais pacientes.

6. Google Meu Negócio: coloque sua clínica de oftalmologia no mapa

Muitas pessoas procuram serviços médicos perto de onde moram, trabalham ou de lugares que costumam frequentar. Com a ferramenta Google Meu Negócio, você cadastra seu consultório e a partir desse momento ele aparece destacado no mapa cada vez que alguém buscar por um oftalmologista nas suas redondezas. 

Ele ainda permite que você veja os feedbacks deixados por seus pacientes e promove contato direto entre o anúncio e sua clínica.

Também conhecida como Geomarketing, essa estratégia pode ser ainda mais sofisticada, anunciando sua clínica para seu público no momento que a pessoa entrar em sua área. 

Mas mesmo que você não trabalhe com uma tecnologia tão avançada, o Google Meu Negócio aparece como uma solução simples e de fácil gestão, garantindo a visibilidade do seu negócio.

7. Utilize sites de recomendação para os seus serviços oftalmológico

Esta é uma ótima estratégia secundária para o marketing da sua clínica oftalmológica.

Sites de recomendação são muito acessados pelos pacientes que ainda estão procurando um médico de confiança. Sendo assim, utilize esses sites para se fazer ainda mais presente na web. E não esqueça de linkar seu perfil com seu site e redes sociais.

8. Aposte em novos formatos para atrair atenção de novos pacientes

Falamos muito sobre textos, sobretudo quando o assunto é marketing de conteúdo. Porém, o meio digital é muito mais do que isso e você não precisa (e nem deve) se limitar. 

Existem outros formatos interessantes e até mais amigáveis a diferentes plataformas do que o texto, sobretudo se pensarmos em redes sociais que são predominantemente visuais, como o Instagram.

Considere trabalhar com formatos diferenciados, como vídeos e infográficos, que tem alto poder informativo, assim como apelo visual. 

Ainda que provavelmente você precise de ajuda de um profissional especializado no assunto, vai valer o investimento, pois são recursos que tendem a cativar muito o público em geral.

9. Faça parcerias e divulgue seu consultório médico

Divulgar seu trabalho como oftalmologista é muito mais fácil se você contar com ajuda de fora. Por isso invista em parcerias, principalmente com serviços complementares ao seu, para fazer propaganda do seu negócio e ofereça o mesmo em troca. 

Essa prática normalmente é uma via de mão dupla saudável para ambos os empreendimentos. 

Nas plataformas digitais, você pode fazer isso através de anúncios em banners no site, por exemplo, como no Link Building. Mas não é preciso se limitar a isso.

Atualmente, com a popularização das lives, você pode promover uma live conjunta com outro especialista para tirar dúvidas recorrentes. Ou ainda, em parceria com uma empresa fabricante de lentes de contato, por exemplo, esclarecendo questões sobre o assunto. Isso movimentará suas redes sociais, construirá uma imagem de credibilidade e ainda divulgará seu consultório.

10. Trabalhe com influenciadores digitais

Essa é uma excelente estratégia, mas geralmente é mais utilizada por oftalmologistas que podem investir nesse tipo de comunicação. Influenciadores digitais são muito populares e possuem alto poder de engajamento, podendo cobrar caro em parcerias.

Ainda assim, existem os micro influenciadores, que são perfis com alcance menor, mas com credibilidade dentro do seu nicho. 

Seus preços tendem a ser mais acessíveis por conta disso, mas ainda assim podem ser eficientes para divulgar seu trabalho como oftalmologista e apontá-lo como referência, revertendo seus seguidores como pacientes para você. Portanto, se você possui recursos para investir, essa é uma boa estratégia a se considerar.

Conclusão

Com todas essas ideias à disposição, temos certeza que você conseguirá traçar estratégias de marketing digital que irão trazer ótimos resultados para sua clínica ou consultório de oftalmologia.

Você já aplicava alguma dessas estratégias? Compartilhe suas experiências nos comentários. Aproveite e confira nosso eBook com tudo que você precisa saber sobre marketing para clínicas e consultórios:

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.