Por Suellen Bosse em 11/05/2021

Saiba como atrair o público ideal para a sua clínica médica

As clínicas médicas têm diversos públicos. Mas existe um público visto como ideal e saber como captar essas pessoas é fundamental para alcançar o sucesso.
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Assim como qualquer estabelecimento comercial, uma clínica ou consultório médico também precisa das estratégias e ferramentas de marketing para atrair o público ideal e convertê-los em pacientes.

Porém, a área da medicina tem suas particularidades. Não basta chamar a atenção das pessoas. É preciso que as pessoas certas encontrem a sua clínica no momento certo. 

Diferente de um produto ou estabelecimento comercial, médicos e gestores da área da saúde estão constantemente lidando com um cliente que não compra por desejo ou impulso. 

A área médica é lembrada no momento de necessidade. Sim, existe a prevenção, os cuidados diários, a promoção à saúde, mas é difícil vermos quem vai ao médico várias vezes ao mês, por exemplo, não é mesmo?

Sendo assim, um passo importante para atrair mais pacientes e vencer esse desafio de mercado é se apropriar de alguns conceitos de marketing e aplicá-los em sua clínica médica. 

Um desses conceitos são as personas. Saber como criar personas e aproveitar esse perfil do seu cliente ideal em campanhas de vendas e atração pode trazer resultados animadores para o gestor médico em forma de aumento de agendamentos e rentabilidade.

Nesse artigo, vamos entender: 

A importância de atrair o público ideal para a gestão

O que é uma persona?

Como estruturar uma persona para sua clínica médica?

Como melhorar as personas criadas para sua clínica médica?

Como usar personas para atrair novos pacientes?

A importância de atrair o público ideal para a gestão médica

O público-alvo da sua clínica são os pacientes que você deseja captar. Com esse perfil definido, o gestor pode direcionar melhor os seus serviços e os seus atendimentos para ter mais fidelização de pacientes e aprimorar o seu atendimento.

O público-alvo de uma clínica de dermatologia, por exemplo, são mulheres. Isso significa que esse nicho de mercado não atende homens? De forma alguma. Porém, o alvo são as mulheres. Em outras situações, podemos escolher nosso público-alvo por outros motivos. 

Um determinado consultório de oftalmologia pode ter como público ideal apenas pessoas de classe A e B, por exemplo, por ter autoridade de mercado e o objetivo de garantir uma boa rentabilidade de seus serviços. 

O ideal é que os serviços de gestão de cada clínica estejam voltados para atingir o seu público-alvo. E aqui surgem muitas dúvidas, como: “qual é meu público-alvo?” ou então “e se não estou em nenhuma especialidade e tenho um público abrangente demais?”

É nesse momento que entram as personas. Definir uma persona ajuda o médico e a equipe a:

  • Fazer com que a mensagem e a proposta da clínica sejam mais específicas e assertivas, o que reduzirá os custos para captação de novos pacientes.
  • Facilitar a análise dos resultados de determinada campanha de marketing e, como consequência, ter uma leitura clara das estratégias de captação em execução.
  • Ter um melhor atendimento durante o agendamento, já que a equipe terá esse contato com as dores e necessidades do seu paciente.
  • Criar promoções que poderão encontrar maior aceitação do público e, em decorrência disso, aumentar as taxas de conversão de campanhas de atração de pacientes para agendamentos novos. 
  • Obter melhores resultados no seu marketing, atraindo mais pacientes em menos tempo.

Diante disso, o que você acha de sua clínica médica trabalhar com a estratégia de definir personas e delimitar o público-alvo? Vamos falar mais sobre isso? 

Saiba mais sobre público aqui: 

Saiba como atender o público Millennial em sua clínica
Particular ou convênio: qual o melhor tipo de paciente?
Para 2021 nas clínicas médicas: mais foco nos seus pacientes

O que é uma persona?

O que é uma persona?

Podemos definir persona como um personagem fictício pensado para representar um tipo ideal de paciente em uma estratégia inteligente de segmentação de mercado.

Em outras palavras, persona é um perfil, com traços reais e fictícios, construído a partir de questionamentos voltados para saber mais sobre quem é o paciente certo.

Cuidado para não confundir os conceitos de persona e público-alvo:

  • Persona: seu objetivo é representar o paciente ideal e o perfil delineado será usado pela equipe de marketing em campanhas de captação de novos pacientes.
  • Público-alvo: esse conceito representa a segmentação necessária para alcançar o público ideal, as personas.

Para exemplificar, voltamos ao nosso exemplo da clínica de dermatologia: se o público-alvo da clínica eram mulheres, a persona é uma mulher, de 40 anos, casada, que está buscando mais autoestima e bem-estar. 

Percebe como a persona é a retratação de um cliente ideal? Então, já que a persona de sua clínica médica simboliza um perfil relevante e com potencial de agendar uma consulta, o público-alvo é onde você deve procurar por esse perfil. 

E, para ter resultados cada vez mais elevados, sua clínica ou consultório pode trabalhar com o mesmo público para atrair diferentes personas. Ou, ainda, se sua clínica está em estágio inicial, trabalhe primeiro com o público e depois trace o modelo para uma persona.

Como estruturar uma persona para sua clínica médica?

Há várias maneiras de atrair o público ideal para sua clínica. Um ótimo início é descobrir quais são as necessidades dos seus pacientes e adequar seus serviços e comunicação para melhorar o atendimento.

Para uma maior captação de novos pacientes, é necessário definir essa persona da sua clínica. Para essa definição, busque respostas para alguns questionamentos: 

  • Qual é o gênero do paciente? 
  • Qual é a idade?
  • Qual é a sua profissão?
  • Qual é a sua localização?
  • Qual é a renda média mensal desse paciente?
  • Qual é a classe social?
  • Quais mídias digitais essa pessoa mais usa?
  • Qual é o seu objetivo com um determinado tratamento na área da saúde?

Essas perguntas podem ser respondidas tendo como base os clientes que você atende hoje e já conhece, que possuem um perfil de paciente que você gostaria de continuar atendendo. 

Mais questões podem ser anexadas a esse questionário, desde que sejam relevantes para traçar esse perfil fictício. Pense em questões de cunho físico, psicológico, emocional e intelectual.

Além disso, você pode responder quais são as principais queixas que trazem seu paciente até você. Um cardiologista, por exemplo, consegue definir quais são os principais problemas cardíacos que ele trata? Quais são as dúvidas e dores desse paciente? 

Quanto mais informação você trazer para o perfil de sua persona, mais você saberá como conversar com ela em suas estratégias para atrair mais pacientes. 

E é comum dar um nome a essa persona para que a relação entre a clínica e o personagem criado seja a mais real possível. A profissão também pode servir para nomear esse paciente ideal, como “professor”, “executivo”, “aposentado” ou “estudante”.

Percebe que esses detalhes podem ajudar a definir as campanhas de marketing, obtendo os melhores resultados em um espaço curto de tempo? Por isso, definir a persona oferece o melhor custo-benefício para qualquer clínica médica. Essas informações estratégicas fazem com que a clínica desenvolva uma relação de proximidade com o paciente, trazendo soluções para atendê-lo melhor e para atrair mais pessoas.

Lembre-se de que a clínica pode (e deve) trazer mais de uma persona para definir as estratégias de captação. Mas pense que cada campanha deve ser única e exclusiva para cada persona. Misturá-las pode comprometer suas estratégias e seus resultados. 

Como melhorar as personas criadas para sua clínica médica?

Como estruturar uma persona para sua clínica médica?

Para obter resultados mais concretos e satisfatórios em campanhas de marketing, é preciso que as personas sejam estabelecidas mediante dados concretos. Não use achismos para definir seu público. 

Por meio de entrevistas ou simples questionários, o médico ou equipe de recepção pode conseguir respostas para ajudar a melhorar a persona ou mesmo a análise de dados da situação atual da clínica. Pense em questões como:

  • Qual é o maior volume e recorrência de perfis entre o meu público atual?
  • Quais são os procedimentos e produtos mais procurados?
  • Qual é o serviço com maior aderência entre o meu público?
  • Com qual perfil de paciente me relaciono melhor?
  • Qual é o tamanho do mercado e a demanda do meu público?

Com esses dados, é possível fazer um mapeamento mais profundo para definir melhor a persona que deseja atrair, bem como identificar as características demográficas e interesses desse perfil ideal. 

Como usar personas para atrair novos pacientes?

Agora que a persona de sua clínica ou consultório médico já foi elaborada, é preciso saber como usar essa ferramenta para atrair esse público para a clínica. Tendo isso em vista, use a persona para:

  • Entender o que a persona precisa: compreenda quais são seus objetivos e suas necessidades. Ou seja, o médico pode saber com mais detalhes o que os pacientes buscam na área da saúde e quais serviços de sua clínica podem ser mais recomendados para essa demanda.
  • Adequar os serviços de acordo com a demanda: em seguida, aproveite para deixar os serviços oferecidos por sua clínica em concordância com o que foi descrito como as necessidades de seus pacientes.
  • Elabore as estratégias de marketing de acordo com o público ideal: por fim, elabore as estratégias de marketing – ou ajuste as já existentes – para atrair e fidelizar o público ideal. Com as informações de quem é esse paciente, há como definir uma estratégia que esteja de acordo com as maneiras de contatá-lo, como redes sociais e e-mail ou por anúncios offline.

Estabelecer uma persona ideal é a chave para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes da clínica.

Fatores como preço, horários disponíveis, maneira de realizar o atendimento, os espaços físicos da clínica, entre outros, podem ser adaptados com o objetivo de proporcionar uma experiência positiva para o paciente ideal, para buscar a sua fidelização.

Por isso, procure sempre entender quais são as necessidades do seu público ideal, ou seja, a sua persona. Conhecendo essas dúvidas e dores, você utiliza isso em sua comunicação, tornando-se referência para o seu público. 

A criação de personas é um processo de extrema importância para o sucesso das estratégias de marketing e deve ser um caminho usado também por médicos e clínicas médicas. Ela permite que a criação de conteúdo seja mais específica e capaz de gerar engajamento com o cliente ideal.

Além disso, a persona evita que a relação entre a clínica e potenciais clientes seja robotizada e engessada, o que, comprovadamente, afasta o seu público. 

Então, agora que você já sabe como traçar um perfil ideal de paciente, chegou o momento de fazer o levantamento de dados e criar a persona. Pronto para atrair mais pacientes? 

Gerente de Marketing

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