Por Carla Helena Lange em 06/10/2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Como usar o TikTok no marketing da clínica médica?

TikTok no marketing digital da clinica | MedPlus

As redes sociais digitais são poderosas ferramentas de comunicação. Por meio da internet os profissionais de medicina encontram ferramentas importantes para divulgar seus serviços e informações sobre suas especialidades, e falar sobre sua clínica ou consultório médico.

Ferramentas como Facebook, Instagram, Youtube, entre outras, são um canal para dialogar diretamente com pacientes e também para abordar temas relevantes sobre saúde, cuidados e prevenção.

Nos últimos anos, o TikTok vem conquistando muitos usuários, sendo uma das redes sociais que mais crescem no mundo, em particular no Brasil. Com isso, essa ferramenta também passou a entrar na lista de canais que podem ser considerados no planejamento de marketing de modo geral.

Mas qual é a melhor forma de utilizar o TikTok na área da saúde? Quais são as suas caraterísticas e de que modo elas podem ser aproveitadas para divulgar o trabalho de profissionais e estabelecimentos da área? 

Neste artigo vamos responder essas e outras perguntas. No texto você vai encontrar:

O que é o TikTok? 

o que é tiktok | MedPlus

O TikTok é uma rede social utilizada de forma mais comum por intermédio de um aplicativo para dispositivos móveis, como os smartphones. Sua principal particularidade é a produção e o compartilhamento de vídeos curtos, com duração máxima de 10 minutos.

A ferramenta tem crescido muito em popularidade, especialmente no Brasil, e principalmente entre os jovens. Segundo reportagem do site Techtudo, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020.

Como ele funciona e quais as suas características?

Além de produzir e compartilhar os próprios vídeos, os usuários também podem visualizar, comentar, curtir e republicar vídeos produzidos por outros usuários. Também é possível seguir e interagir com outros usuários por meio de mensagens públicas ou reservadas. 

A ferramenta possui várias funcionalidades que possibilitam editar o vídeo e acrescentar efeitos que permitem a criação de postagens mais criativas e, portanto, com maior potencial de visualização e engajamento.

Entre algumas das possibilidades estão:

  • Acrescentar música
  • Inserir legendas
  • Adicionar animações
  • Recortar e colar trechos
  • Compartilhar em outras redes sociais
  • Fazer transmissões ao vivo

O TikTok também permite criar desafios, onde diferentes usuários são estimulados a produzir um conteúdo semelhante sobre um determinado tema. Esse fenômeno de corrente é mais conhecido como trend.

A capilaridade com que os conteúdos circulam pelo TikTok criaram um mercado milionário. Diante da possibilidade de monetizar conteúdos e vender espaço publicitário, muitos influenciadores digitais transformaram a rede em seu meio de vida.

Vale ressaltar que os influenciadores digitais ou produtores de conteúdo na internet não são algo exclusivo do TikTok. Estes são profissionais que também utilizam outras plataformas para esta finalidade.

Leia mais: Instagram e Facebook para clínicas médicas: como investir nas redes sociais?

O que é necessário considerar antes de usar essa rede?

O TikTok pode agregar vários benefícios ao marketing da clínica médica. Ao decidir ingressar na ferramenta é necessário considerar alguns pontos.

1 – Análise de objetivos 

Antes de iniciar qualquer estratégia de comunicação, seja online ou offline, é fundamental entender qual será a finalidade da utilização de determinada ferramenta. 

Assim como em praticamente todas as áreas, a área da saúde também tem seus influenciadores digitais, por exemplo. Seu objetivo será ganhar dinheiro com o conteúdo produzido no TikTok, se tornando um influenciador? 

O objetivo é atrair mais pacientes? Se posicionar no mercado, aproveitando o TikTok como reforço de marca? É divulgar informações úteis, para se apresentar como autoridade em sua especialidade? É criar um canal de diálogo com seus pacientes?

Responder essas perguntas é essencial, pois assim será possível criar uma estratégia mais eficaz de produção de conteúdo, de dedicação a ferramenta e de investimento de tempo e eventualmente recursos do marketing da clínica médica.

Leia mais: Estratégias de marketing médico com Google Ads para atrair mais pacientes

2 – Conhecer o público

Conhecer o seu público também é importante para traçar uma estratégia. O TikTok certamente tem usuários de todas as idades, mas a grande maioria da sua audiência é formada por adolescentes e jovens adultos.

Isso significa que uma clínica de geriatria não pode utilizar a ferramenta? Com certeza pode, mas quem sabe o TikTok ocupe um espaço menor no plano de gestão de marketing da clínica médica.

3 – Respeito às regulamentações

Ao planejar uma estratégia de marketing para consultórios e clínicas médicas é necessário respeitar as regulamentações e diretrizes de conduta estabelecidas pelos conselhos reguladores da área da saúde.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, determina uma série de limites para a publicidade nas redes sociais. O documento que regulamenta a conduta de profissionais de medicina quanto a publicidade é a Resolução 1974/11

A resolução determina comportamentos e práticas que procuram evitar autopromoção, preservar a privacidade de pacientes e colaboradores da clínica médica, coibir o sensacionalismo, valorizar a credibilidade dos profissionais e evitar a falta de ética no marketing para consultórios e clínicas de saúde.

Entre as proibições previstas na resolução estão:

  • Divulgar imagens de “antes e depois” de procedimentos
  • Garantir ou insinuar resultados positivos de tratamentos
  • Anunciar o uso de técnicas exclusivas
  • Divulgar preços, modalidades de pagamento e oferta de descontos
  • Exposição indevida de pacientes

Leia mais: Medidas de segurança técnicas para LGPD em clínicas médicas: o que fazer?

Como utilizar o TikTok na área da saúde? 

Médico no tiktok | MedPlus

Como dito anteriormente, o TikTok representa uma série de possibilidades para produzir conteúdos interessantes, informativos e que permitem a conexão direta com pacientes e com a comunidade.

Confira a seguir, dicas de como essa rede social pode ser utilizada, que tipo de conteúdo pode ser elaborado e algumas outras considerações acerca do ambiente.


1 – Faça um planejamento

O primeiro passo para começar a utilizar o TikTok é realizar um planejamento. Nele devem ser incluídos o tipo de conteúdo que será produzido, a periodicidade, os horários de publicação e outros detalhes.

Com isso será mais fácil incluir nas rotinas administrativas a produção de conteúdo para o TikTok, sem comprometer a agenda médica. Além disso, com planejamento o conteúdo produzido será de maior qualidade.

Importante: terceirizar a produção de conteúdo para redes sociais é uma alternativa viável diante da agenda cheia de clínicas e consultórios médicos. Porém, a personalidade é um fator bastante valorizado nas redes sociais. Ou seja, o público realiza maiores conexões com o conteúdo quando enxerga diretamente o profissional nos vídeos produzidos.

Adotar ferramentas digitais de gestão também contribuem muito para o ganho de tempo nas rotinas administrativas. 

O sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos MedPlus conta com diversas funcionalidades, como prontuário eletrônico, teleconsulta, agenda médica, entre outras ferramentas, que permitem que o profissional da área da saúde possa dedicar mais atenção para o marketing da clínica e principalmente para a qualidade de vida dos seus pacientes.

Leia mais: Calendário sazonal: como aproveitá-lo no marketing para clínicas e consultórios médicos

2 – Publique dicas de saúde

Dicas de saúde são conteúdos extremamente relevantes. Isso porque as pessoas estão mais interessadas em saber como podem melhorar a sua qualidade de vida e a conhecer hábitos de prevenção.

Esse tipo de conteúdo, portanto, tende a gerar muito engajamento. Publique vídeos com dicas sobre qualidade de vida, prevenção a doenças e hábitos que contribuem com a saúde relacionados à sua especialidade.

Mas atenção: é fundamental lembrar a sua audiência que as redes sociais não são um consultório médico, mesmo que ela esteja assistindo conteúdo de um profissional.

Deixe claro, sempre que possível, que cada pessoa possui suas particularidades, e que cada caso é único. Portanto, nada substitui uma consulta médica e uma análise profissional. 


3 – Mitos e verdades 

Os vídeos curtos são excelentes oportunidades para desmistificar vários assuntos relacionados a sua área. 

Conteúdos relacionados a mitos e verdades costumam atrair a atenção, pois estimulam a curiosidade, além de esclarecerem possíveis equívocos que as pessoas tenham sobre determinado assunto.  

Leia mais: Marketing para médicos: quanto investir para realmente ter resultados?

4 – Estimule a interação

A interatividade é um dos grandes segredos para se ter bons resultados nas redes sociais. Utilize as várias ferramentas disponíveis no TikTok para estimular a interação do seu público.

Por exemplo: estimule para que o público deixe suas dúvidas na caixa de comentários, realize enquetes, responda as dúvidas deixadas pelas pessoas, entre outras.

Outra possibilidade é criar uma série de vídeos curtos sobre um mesmo assunto, criando uma espécie de série. Desse modo, o público terá a sua curiosidade estimulada para saber o que mais será dito nos próximos capítulos.


5 – Mostre a estrutura da clínica médica

As redes sociais também são excelentes ferramentas para mostrar os bastidores da clínica ou consultório médico. Por meio dos vídeos, é possível apresentar os espaços da clínica, as salas de atendimento, e outros ambientes.

Também é possível mostrar os equipamentos e suas funcionalidades no trabalho realizado na clínica.

O marketing é uma área muito importante da gestão da clínica, e caso queira saber mais sobre o assunto, leia nosso eBook gratuito sobre marketing de relacionamento. 

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Analista de Conteúdo

2 respostas

    1. Olá, Luis Felipe! Como vai?
      Você pode começar planejando uma campanha de dicas sobre a área de oftalmologia, por exemplo. É interessante que essas dicas sejam baseadas em dúvidas frequentes dos pacientes, como o uso de óculos ou lentes.
      Também é válido pensar em um número total de vídeos para a essa campanha – podem ser cinco ou dez, como você achar melhor – e elaborar o que vai ser falado em cada vídeo.
      Como o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, seus vídeos não podem ser muito longos.
      Além disso, é importante que os vídeos mostrem pessoas falando – no seu caso, pode ser você mesmo falando as dicas.
      Também é fundamental, como médico, lembrar que a plataforma não é um consultório, por isso, é sempre necessária uma análise médica por meio de uma consulta – assim, você pode comentar sobre sua clínica ou consultório.
      Se for uma campanha de anúncios, eles devem ter entre 15 e 30 segundos, preferencialmente, sendo essencial conhecer as diretrizes sobre esse tipo de veiculação dentro do TikTok.
      Esperamos ter ajudado!
      Você também pode entrar em contato com a gente para conhecer sobre o sistema MedPlus e como ele pode apoiar seu consultório: https://www.medplus.com.br/contato/.
      Um abraço!

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