Pacientes particulares: como atraí-los e conseguir novas consultas em sua clínica médica?

Descubra como atrair mais pacientes particulares para sua clínica ou consultório médico através de ações práticas aplicadas em sua gestão médica.

Por Thais Geron em 04 de novembro de 2020.

É fato que os convênios médicos atraem mais pacientes para as clínicas e consultórios. No entanto, as taxas cobradas por eles fazem com que os médicos precisem trabalhar mais para alcançar o valor de uma consulta particular. 

Por esse motivo, há uma constante busca por pacientes fora dos convênios a fim de equilibrar a saúde financeira da clínica.

No entanto, existe uma certa dificuldade para que as clínicas consigam captar pacientes particulares com frequência. E essa é uma questão ligada diretamente ao sucesso da clínica e do setor financeiro. Por isso, técnicas para alcançar mais pessoas e conseguir pacientes devem ser realizadas com certa frequência. 

Colocando em prática algumas atitudes, como a flexibilização no pagamento, o investimento em marketing digital e um bom atendimento, sua clínica pode mudar esse cenário e ter cada vez mais pacientes. 

Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura e confira as principais maneiras de atrair pacientes particulares para sua clínica ou consultório médico.

Utilize a tecnologia para se comunicar com seus pacientes

Como atrair mais pacientes particulares | MedPlus

O mercado da saúde está repleto de médicos com clínicas e consultórios que oferecem serviços iguais ou muito semelhantes. Para se destacar e atrair pacientes particulares, invista em um importante diferencial: conte com a tecnologia para se comunicar com seus pacientes.  

Diversas clínicas ainda não implementaram recursos digitais em suas rotinas, o que pode impactar no atendimento e na impressão que o paciente tem da clínica. 

Para isso, é importante que se faça um investimento em softwares de gestão, em prontuários eletrônicos, prescrição digital, telemedicina e muito mais, a fim de melhorar a experiência de seu paciente. 

Mas não só isso, conte também com as redes sociais para manter a comunicação com seu paciente! Estar presente em redes como Facebook, Instagram e implementar o uso do WhatsApp é essencial

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos seus pacientes. Por isso, usá-la para agendar consultas e confirmar horários é uma ótima maneira de ter a tecnologia como um diferencial na comunicação da sua clínica ou consultório médico. 

Ofereça um ambiente aconchegante

Uma das maneiras de valorizar a sua clínica e, assim, atrair pacientes particulares é oferecer um ambiente que seja realmente aconchegante. 

Para fazer isso aposte em melhorias como pintura, cadeiras e sofás confortáveis e em boas condições, iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica.

É muito importante pensar nas cores que serão usadas em cada ambiente. Optar por tons mais claros é sempre uma boa ideia, pois eles passam um aspecto de limpeza e tranquilidade para as pessoas. 

Caso você tenha dúvidas sobre a escolha da cor ideal, é importante ler um pouco sobre a psicologia das cores ou contar com a assessoria de um arquiteto. 

Manter a limpeza e a organização impecáveis e evitar que a sala de espera fique com muitos pacientes aguardando consultas também é uma forma de fazer com que o ambiente fique mais aconchegante.

Por isso procure realizar uma gestão eficiente da sua agenda, mantendo todos os horários organizados com intervalos breves entre eles. 

Facilite o processo de agendamento para seus pacientes

Como atrair mais pacientes particulares | MedPlus

O agendamento é um processo que está diretamente ligado ao atendimento dos seus pacientes. E quando essa etapa do relacionamento com a clínica ocorre de maneira negativa, a probabilidade de ficar uma má impressão do consultório é bem grande. 

É possível facilitar essa ação com a implementação do agendamento online. Dessa maneira o próprio paciente irá conseguir marcar a consulta baseando-se nos horários disponíveis na agenda virtual do médico e em suas responsabilidades pessoais. 

Além disso, esse processo apresenta uma grande praticidade para o paciente, podendo ser mais um diferencial para a sua clínica. 

Na prática, o paciente utiliza um link disponibilizado para ele nas redes sociais ou site da clínica e realiza o agendamento de sua própria consulta. Praticidade e agilidade para o paciente e sua clínica ganha tempo para resolver outras questões mais burocráticas. 

Ofereça múltiplas maneiras de realizar o pagamento

A flexibilização nos formatos de pagamento é extremamente importante. Mesmo porque nem todos os seus clientes poderão pagar o valor da consulta particular de uma só vez. 

Por isso é importante contar com múltiplos formatos de pagamento. Os principais disponíveis no mercado e que podem ser adotados em sua clínica são os seguintes:

  • Dinheiro: existem muitas pessoas que preferem pagar suas consultas em dinheiro. Por isso não deixe de oferecer essa opção; 
  • Boleto: o boleto é outra modalidade de pagamento ainda muito utilizada pelas pessoas. Como o pagamento dele pode ser feito facilmente em aplicativos de bancos e caixas eletrônicos, ofereça a opção de enviar o boleto por e-mail ou entregue-o na hora para o cliente. 
  • Cartão de crédito: a grande maioria das pessoas já não anda com dinheiro na carteira. Os pagamentos acabam sendo realizados através do cartão de crédito, uma ótima opção inclusive para pessoas que precisam parcelar o valor da sua consulta. 
  • Cartão de débito: a opção de débito também é uma ótima opção para pessoas que, como citado anteriormente, não costumam andar com dinheiro em espécie, porém, conseguem realizar o pagamento total sem a necessidade de parcelas. 

Vale a pena avaliar seu financeiro e entender quais opções são mais viáveis para sua clínica levando em conta seu público e o tamanho do seu negócio. 

Vá além da gestão dos seus recebimentos e leia também:  Saiba como evitar a inadimplência na sua clínica

Invista em marketing digital e na divulgação da sua clínica médica

A divulgação de sua clínica é essencial para que mais pessoas a conheçam e entrem em contato para agendar consultas e conhecer os serviços oferecidos. 

O marketing digital é uma ótima maneira de apresentar a imagem de seu consultório para o seu público na internet. Em redes como o Facebook e o Instagram, é importante publicar conteúdos sobre:

  • Sua área de atuação;
  • Tipos de serviços oferecidos (consultas, exames);
  • Local em que sua clínica está localizada;
  • Canais de comunicação, como e-mail e telefone, para contato. 

O marketing digital proporciona ferramentas para alcançar diferentes tipos de pessoas. Mas isso só se faz possível através da presença online. 

Presença online é muito mais do que presença nas redes sociais, também é sobre ter um site bem rankeado utilizando estratégias de SEO para fazer sua clínica ou consultório ganhar espaço no digital e conquistar mais clientes.  

Para aprender mais sobre o assunto, leia o post: Marketing para médicos: o que você precisa para o sucesso?

Dica Bônus: Foque na fidelização de seus pacientes 

Pacientes fidelizados tendem a indicar sua clínica ou consultório para amigos e familiares. 

Isso significa que eles, além de voltarem sempre que precisarem de um médico da sua especialidade, irão ajudar a promover a captação de novos pacientes. 

Se você quer saber mais sobre como isso pode ser feito em sua clínica, confira nosso eBook:

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.