É fato que os convênios médicos atraem mais pacientes para as clínicas e consultórios. No entanto, as taxas cobradas por eles fazem com que os médicos precisem trabalhar mais para alcançar o valor de uma consulta particular.
Por esse motivo, há uma constante busca por pacientes fora dos convênios a fim de equilibrar a saúde financeira da clínica.
No entanto, existe uma certa dificuldade para que as clínicas consigam captar pacientes particulares com frequência. E essa é uma questão ligada diretamente ao sucesso da clínica e do setor financeiro. Por isso, técnicas para alcançar mais pessoas e conseguir pacientes devem ser realizadas com certa frequência.
Colocando em prática algumas atitudes, como a flexibilização no pagamento, o investimento em marketing digital e um bom atendimento, sua clínica pode mudar esse cenário e ter cada vez mais pacientes.
Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura e confira as principais maneiras de atrair pacientes particulares para sua clínica ou consultório médico.
Utilize a tecnologia para se comunicar com seus pacientes

O mercado da saúde está repleto de médicos com clínicas e consultórios que oferecem serviços iguais ou muito semelhantes. Para se destacar e atrair pacientes particulares, invista em um importante diferencial: conte com a tecnologia para se comunicar com seus pacientes.
Diversas clínicas ainda não implementaram recursos digitais em suas rotinas, o que pode impactar no atendimento e na impressão que o paciente tem da clínica.
Para isso, é importante que se faça um investimento em softwares de gestão, em prontuários eletrônicos, prescrição digital, telemedicina e muito mais, a fim de melhorar a experiência de seu paciente.
Mas não só isso, conte também com as redes sociais para manter a comunicação com seu paciente! Estar presente em redes como Facebook, Instagram e implementar o uso do WhatsApp é essencial.
O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos seus pacientes. Por isso, usá-la para agendar consultas e confirmar horários é uma ótima maneira de ter a tecnologia como um diferencial na comunicação da sua clínica ou consultório médico.
Ofereça um ambiente aconchegante
Uma das maneiras de valorizar a sua clínica e, assim, atrair pacientes particulares é oferecer um ambiente que seja realmente aconchegante.
Para fazer isso aposte em melhorias como pintura, cadeiras e sofás confortáveis e em boas condições, iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica.
É muito importante pensar nas cores que serão usadas em cada ambiente. Optar por tons mais claros é sempre uma boa ideia, pois eles passam um aspecto de limpeza e tranquilidade para as pessoas.
Caso você tenha dúvidas sobre a escolha da cor ideal, é importante ler um pouco sobre a psicologia das cores ou contar com a assessoria de um arquiteto.
Manter a limpeza e a organização impecáveis e evitar que a sala de espera fique com muitos pacientes aguardando consultas também é uma forma de fazer com que o ambiente fique mais aconchegante.
Por isso procure realizar uma gestão eficiente da sua agenda, mantendo todos os horários organizados com intervalos breves entre eles.
Facilite o processo de agendamento para seus pacientes

O agendamento é um processo que está diretamente ligado ao atendimento dos seus pacientes. E quando essa etapa do relacionamento com a clínica ocorre de maneira negativa, a probabilidade de ficar uma má impressão do consultório é bem grande.
É possível facilitar essa ação com a implementação do agendamento online. Dessa maneira o próprio paciente irá conseguir marcar a consulta baseando-se nos horários disponíveis na agenda virtual do médico e em suas responsabilidades pessoais.
Além disso, esse processo apresenta uma grande praticidade para o paciente, podendo ser mais um diferencial para a sua clínica.
Na prática, o paciente utiliza um link disponibilizado para ele nas redes sociais ou site da clínica e realiza o agendamento de sua própria consulta. Praticidade e agilidade para o paciente e sua clínica ganha tempo para resolver outras questões mais burocráticas.
Ofereça múltiplas maneiras de realizar o pagamento
A flexibilização nos formatos de pagamento é extremamente importante. Mesmo porque nem todos os seus clientes poderão pagar o valor da consulta particular de uma só vez.
Por isso é importante contar com múltiplos formatos de pagamento. Os principais disponíveis no mercado e que podem ser adotados em sua clínica são os seguintes:
- Dinheiro: existem muitas pessoas que preferem pagar suas consultas em dinheiro. Por isso não deixe de oferecer essa opção;
- Boleto: o boleto é outra modalidade de pagamento ainda muito utilizada pelas pessoas. Como o pagamento dele pode ser feito facilmente em aplicativos de bancos e caixas eletrônicos, ofereça a opção de enviar o boleto por e-mail ou entregue-o na hora para o cliente.
- Cartão de crédito: a grande maioria das pessoas já não anda com dinheiro na carteira. Os pagamentos acabam sendo realizados através do cartão de crédito, uma ótima opção inclusive para pessoas que precisam parcelar o valor da sua consulta.
- Cartão de débito: a opção de débito também é uma ótima opção para pessoas que, como citado anteriormente, não costumam andar com dinheiro em espécie, porém, conseguem realizar o pagamento total sem a necessidade de parcelas.
Vale a pena avaliar seu financeiro e entender quais opções são mais viáveis para sua clínica levando em conta seu público e o tamanho do seu negócio.
Vá além da gestão dos seus recebimentos e leia também: Saiba como evitar a inadimplência na sua clínica
Invista em marketing digital e na divulgação da sua clínica médica
A divulgação de sua clínica é essencial para que mais pessoas a conheçam e entrem em contato para agendar consultas e conhecer os serviços oferecidos.
O marketing digital é uma ótima maneira de apresentar a imagem de seu consultório para o seu público na internet. Em redes como o Facebook e o Instagram, é importante publicar conteúdos sobre:
- Sua área de atuação;
- Tipos de serviços oferecidos (consultas, exames);
- Local em que sua clínica está localizada;
- Canais de comunicação, como e-mail e telefone, para contato.
O marketing digital proporciona ferramentas para alcançar diferentes tipos de pessoas. Mas isso só se faz possível através da presença online.
Presença online é muito mais do que presença nas redes sociais, também é sobre ter um site bem rankeado utilizando estratégias de SEO para fazer sua clínica ou consultório ganhar espaço no digital e conquistar mais clientes.
Para aprender mais sobre o assunto, leia o post: Marketing para médicos: o que você precisa para o sucesso?
Dica Bônus: Foque na fidelização de seus pacientes
Pacientes fidelizados tendem a indicar sua clínica ou consultório para amigos e familiares.
Isso significa que eles, além de voltarem sempre que precisarem de um médico da sua especialidade, irão ajudar a promover a captação de novos pacientes.
Se você quer saber mais sobre como isso pode ser feito em sua clínica, confira nosso eBook: