7 dicas inovadoras que vão aumentar a rentabilidade da sua clínica ou consultório médico

Confira 7 dicas inovadoras para aumentar o seu lucro e ter mais rentabilidade na gestão médica de clínicas e consultórios.

Por Patricia Oliveira em 11 de setembro de 2020.

Como está a rentabilidade em sua clínica médica? Você está satisfeito com seu fluxo de caixa ou está buscando aumentar o lucro, possibilitar mais investimentos em sua gestão médica e fazer o seu negócio crescer?

É claro que a segunda opção é muito mais interessante! Com mais lucros, sua clínica médica pode investir em melhorias de espaço e de equipamentos, oferecer tratamentos mais completos e atender melhor sua missão de cuidar da saúde de seus pacientes, com menos preocupações financeiras.

Já quem para no tempo, satisfeito com uma rentabilidade mediana na gestão médica, tende a ficar estagnado e sofrer muito mais com qualquer crise que possa aparecer.

Por isso, o caminho do sucesso para clínicas e consultórios médicos envolve não apenas um bom atendimento, uma excelente relação entre o paciente e a clínica e um verdadeiro cuidado com a saúde: ele inclui também estratégias para garantir mais rentabilidade.

Quer saber como conseguir isso sem cortar gastos importantes e melhorando seu atendimento, com um crescimento saudável nos seus rendimentos? Então continue lendo e confira nossas dicas:

1. Gestão médica focada em melhoria contínua

A gestão de clínicas é essencial para a manutenção do seu trabalho médico e uma gestão eficiente deve ser prioridade, tanto para manter os procedimentos em ótimo funcionamento quanto para garantir mais rentabilidade.

Afinal, uma boa rentabilidade se origina principalmente em dois fatores:

  • Menos gastos desnecessários;
  • Mais entradas de dinheiro.

Uma boa gestão médica consegue garantir a saúde financeira da sua clínica ou consultório, deixando os processos mais eficientes, rápidos e, consequentemente, mais baratos. 

Além disso, essa gestão cuidadosa atrai e fideliza mais pacientes, garantindo maior fluxo de caixa. Em resumo: a gestão consegue melhorar os dois fatores que garantem a rentabilidade em clínicas médicas.

Mas isso não é o bastante. Queremos te mostrar a gestão médica focada na melhoria contínua.

O conceito de melhoria contínua, como o nome já indica, significa buscar uma gestão que se aprimore de maneira constante. Isso envolve uma mudança na cultura da sua clínica, incentivando toda a equipe a buscar melhorias e não se satisfazer com facilidade.

Para isso, é essencial também contar com a tecnologia. Afinal, estamos na era da saúde digital e temos numerosas ferramentas tecnológicas capazes de revolucionar a gestão médica nesse caminho de melhoria contínua.

O monitoramento de resultados, através de relatórios de gestão, é algo primordial e pode ser muito favorecido pela tecnologia.

A gestão médica de melhoria contínua é tão importante e abrangente que também vai aparecer ou se desdobrar nas próximas dicas: como na gestão financeira tecnológica, que também é essencial para aumentar sua rentabilidade.

2. Gestão financeira com tecnologia

A importância da gestão financeira é algo óbvio para garantir uma boa rentabilidade em clínicas e consultórios médicos, não é? No entanto, queremos ir além do óbvio e realmente te ajudar a otimizar suas finanças.

Espero que você já saiba que é essencial separar as contas pessoais e o financeiro da clínica, e que ficar de olho nas dívidas é algo imprescindível, porque não vamos discutir temas tão básicos.

Nossa dica inovadora é: faça uma gestão financeira com tecnologia.

Para isso, você precisa de dados, com relatórios completos, fáceis de acessar e repletos de insights para o controle das finanças. 

Afinal, uma gestão financeira baseada em dados é mais inteligente, pode ter uma visão maior do futuro analisando a situação atual e permite um planejamento de sucesso.

Você precisa também de um sistema com controle total e minucioso do seu fluxo de caixa, além da organização de repasses e comissões, acompanhamento de contas a pagar e receber, entre outras possibilidades.

O software de gestão médica MedPlus conta com todas essas funcionalidades e muito mais, possibilitando uma gestão financeira tecnológica e com melhoria contínua.

Se você quiser ainda mais informações sobre gestão e planejamento financeiro, confira nosso eBook sobre o assunto: Guia do planejamento financeiro para sua clínica.

3. Marketing médico para aumentar o número de consultas 

Mais rentabilidade na sua clínica ou consultório | MedPlus

Como já comentamos, a rentabilidade depende muito de aumentar o fluxo financeiro em sua clínica médica. Mas você sabe como fazer mais dinheiro entrar no seu caixa?

Sabemos que as principais fontes de renda de qualquer clínica ou consultório são os atendimentos de pacientes. Por isso, o caminho mais eficiente para aumentar sua renda é tendo um maior número de consultas! E o segredo para isso é: investir no marketing médico.

O marketing é a principal forma da sua clínica se posicionar no mercado, mostrar para as pessoas os benefícios do tratamento médico que você oferece e atrair novos pacientes.

E não é só isso: um bom marketing de relacionamento ajuda também a fidelizar seus pacientes atuais, fazendo com que eles sempre consultem na sua clínica e recomendem seu trabalho para amigos e familiares.

Entre as estratégias de marketing, você precisa:

  • Investir em marketing digital, com presença nas redes sociais e na internet;
  • Produzir conteúdos interessantes sobre sua especialidade;
  • Tirar dúvidas de seu público;
  • Contar com SMS e e-mail marketing para um contato eficiente;
  • Estabelecer bons canais de comunicação entre sua clínica e os pacientes;
  • Estar também no marketing offline, em jornais e outdoors, por exemplo.

Temos um eBook essencial para te ajudar a conseguir tudo isso, atraindo pacientes novos e fidelizando os atuais. Confira: eBook: Marketing para clínicas e consultórios médicos.

4. Fidelização de pacientes com atendimento de qualidade e presença digital

Esta dica complementa a anterior: com um atendimento de qualidade, você fideliza seus pacientes e garante um aumento no número de consultas na sua clínica ou consultório.

Assim, como vimos, fidelizar é muito importante para aumentar a rentabilidade da sua gestão médica.

Há várias técnicas para garantir que você realmente conquiste seus pacientes. Elas incluem:

Outro sugestão é oferecer o agendamento online para seus pacientes. Assim, eles têm total independência para escolher o melhor dia e horário para a consulta usando seu celular, sem precisar ligar ou ir até a clínica.

Tudo isso é essencial, e podemos acrescentar ainda a importância da presença digital. Os pacientes hoje em dia estão cada vez mais conectados, por isso, sua presença nas redes vai garantir mais lucros para sua clínica.

Saiba mais sobre isso no nosso eBook: O paciente e a internet: um guia para ser mais digital e fidelizar seus pacientes.

5. Diferentes opções de pagamento com controle tecnológico

Esta é uma dica simples: se você quer ter um financeiro eficiente, com mais rentabilidade e menos inadimplência, é preciso ter diferentes opções de pagamento para seu paciente.

Inclua na sua clínica opções como cartão de crédito, cobrança recorrente, boletos, cheques e também dinheiro vivo. Isso vai facilitar o pagamento para o paciente, melhorar sua fidelização e garantir mais rentabilidade.

Mas lembre: não adianta ter várias opções se elas acabarem complicando sua gestão médica. Por isso, conte com um sistema de gestão que facilite e controle das diversas formas de pagamento, como é o caso do MedPlus.

6. Consultas a distância com a telemedicina

Mais rentabilidade na sua clínica ou consultório | MedPlus

Em 2020, o Governo Federal e o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberaram a possibilidade de realizar teleconsultas: atendimentos a distância, através de videochamadas, com a possibilidade de dar diagnósticos e também prescrever medicamentos.

Isso se mostrou muito útil para manter o cuidado com a saúde de seus pacientes mesmo no período de isolamento social durante a pandemia do coronavírus. Contudo, é possível ir mais longe: a telemedicina pode transformar sua clínica ou consultório, inclusive aumentando sua rentabilidade.

Isso porque com as teleconsultas você pode ampliar seu número de atendimentos, com acompanhamentos muito mais frequentes no tratamento de seus pacientes. 

As teleconsultas são rápidas, práticas e econômicas. Usando elas como um complemento para as consultas presenciais, você reduz custos, aumenta lucros e oferece um atendimento muito mais personalizado para seus pacientes.

Mas, para isso, é preciso ter um bom sistema com teleconsulta, que integre a videochamada com sua agenda médica, seu prontuário eletrônico e suas prescrições digitais. Tudo isso aumenta a eficiência do processo e permite consultas melhores e mais lucrativas.

7. Software de gestão médica

Como vimos, todas as dicas envolvem tecnologia e uma gestão inteligente de sua clínica ou consultório médico. 

A melhor maneira de ter essa gestão médica com precisão, inteligência e mais rentabilidade é contando com um sistema de gestão em sua clínica.

Um bom software, como o MedPlus, disponibiliza:

  • Funcionalidade de teleconsultas;
  • Prontuários eletrônicos;
  • Prescrição digital;
  • Opções de pagamentos;
  • Contatos por SMS e e-mail;
  • Gestão financeira;
  • Agendamento online;
  • Relatórios e dados.

E esses são só alguns exemplos das funcionalidades que um sistema pode levar para sua clínica ou consultório, garantindo mais eficiência e mais lucro para o seu trabalho médico.

Descubra como escolher o melhor sistema para clínicas médicas! Acesse nosso eBook e descubra qual a melhor solução para as suas necessidades:

Patricia Oliveira

Gerente Comercial
Formada em Administração, com mais de 8 anos de experiência na área da saúde, atua na MedPlus há 5 Anos.