Por Carla Helena Lange em 08/09/2022
Tempo de leitura: 9 minutos

Médicos influenciadores digitais: conheça essa estratégia de marketing para clínicas

Conheça essa estratégia de marketing médico que vai atrair e fidelizar pacientes na gestão de clínicas e consultórios.
Estratégias para médicos influenciadores digitais | MedPlus

A tendência dos influenciadores digitais também chegou ao marketing médico. Cada vez mais profissionais da saúde estão aproveitando o espaço das redes sociais para impactar seu público, mostrar seu trabalho e disseminar o conhecimento sobre sua especialidade.

Seja com o marketing no Instagram, no TikTok, no Facebook ou outras redes que fazem parte da vida de tanta gente — médicos influenciadores digitais estão ocupando seu espaço com um marketing digital focado na saúde.

Hoje, há profissionais com milhões de seguidores no mundo todo falando sobre os mais diferentes assuntos ligados à saúde. São técnicas de emagrecimento, dicas de alimentação saudável, orientações de medicina preventiva e até comentários sobre séries e filmes que abordam a medicina, como Dr. House, The Good Doctor, Grey’s Anatomy etc.

No entanto, esse mundo dos influenciadores digitais está repleto de “ciladas” que podem se tornar problemas sérios para um médico desavisado. Por isso, neste texto vamos abordar o que você precisa saber para aproveitar essa oportunidade de marketing digital com segurança. Continue sua leitura:

Como a pandemia de coronavírus potencializou a presença do marketing para médicos influenciadores digitais

Para aproveitar a tendência dos médicos influenciadores digitais, primeiro é preciso entender como o marketing para consultórios e clínicas evoluiu recentemente.

Já existem médicos influencers há um bom tempo. Um dos nomes mais conhecidos na área é o norte-americano Mikhail Varshavski, conhecido nas redes como Doctor Mike, que faz sucesso desde antes de 2015.

No entanto, ainda que não seja realmente uma novidade, a tendência se intensificou profundamente nos últimos anos — principalmente por causa da pandemia de coronavírus.

Senhora assistindo vídeo de um dos médicos influenciadores digitais | MedPlus

A covid-19 criou duas situações que potencializaram o crescimento dos médicos influenciadores digitais:

  • As próprias redes sociais cresceram no período devido ao isolamento necessário para conter a pandemia. Sem poder sair tanto de casa, muitas pessoas começaram a viver mais conectadas de maneira online.
  • Com o impacto da pandemia tão presente em nossas vidas, passamos por meses em que o interesse pela saúde cresceu imensamente! Cada vez mais pessoas buscaram se informar sobre o assunto — não apenas a respeito da covid, mas também sobre como aumentar a imunidade e outras estratégias de cuidados pessoais.

A combinação desse interesse crescente na saúde com o “boom” no uso das redes sociais criou o ambiente perfeito para médicos influenciadores. No entanto, a mudança também gerou problemas.

Para aproveitar esse “nicho” de mercado no marketing digital, muita gente começou a falar sobre saúde — mesmo sem ter o conhecimento necessário. E até médicos profissionais embarcaram no erro de divulgar informações não comprovadas, sem fazer a pesquisa adequada, com o intuito de publicar com velocidade e atingir mais pessoas.

Hoje, a presença dos médicos no ambiente online continua sendo uma tendência cheia de potencial. Mas é preciso aprender com os erros desse passado recente e desenvolver uma comunicação que não seja apenas interessante, mas também responsável e eficiente.

Em suma, é preciso saber como atender o paciente da geração pós-covid-19 no marketing para clínicas médicas.

Qual é o potencial dos influenciadores digitais no marketing médico?

O marketing para médicos é uma prática importantíssima para o sucesso de uma clínica. Isso não é novidade, mas com o crescimento da internet e das redes sociais, o potencial do marketing digital se tornou ainda maior.

Leia mais: 16 ferramentas de marketing digital para sua clínica médica.

Por meio do mundo online, um médico pode apresentar sua clínica, dar dicas, ganhar autoridade em sua especialidade e conquistar um público cada vez maior. E isso fica muito mais fácil como influenciador digital.

Afinal, um influencer tem uma presença muito maior na internet. Com uma postura e uma linguagem que combinam com esse ambiente, ele gera identificação e interesse no público, mobiliza as redes e faz sua mensagem chegar mais longe e ser muito mais consumida.

Os resultados no mundo da saúde podem ser muito positivos:

Identificação e aproximação com o público

Quando o médico age como um influencer, dando dicas e conversando diretamente com o público nas redes sociais, ele potencializa um dos principais “gatilhos” da internet: a identificação.

Isso porque a linguagem de um influenciador digital é leve. Por mais que possa, às vezes, ter um tom mercantil, ela é uma conversa com os seguidores. Muitos dos vídeos são feitos de forma aberta, com o influencer rindo, acrescentando assuntos triviais à conversa séria e até exibindo um pouco de seu dia a dia.

Muitas pessoas, ao verem o médico dessa forma humanizada, passam a sentir-se “amigas” dele. Elas se identificam com a personalidade que está exibindo um pouco de sua própria vida em um espaço online.

Essa aproximação com o público — quando feita de forma responsável — abre o caminho para excelentes resultados e para as vantagens que veremos na sequência.

Maior alcance para o médico

As redes sociais funcionam com uma espécie de algoritmo que define o que vai ser sugerido para cada pessoa, de forma a potencializar o uso da plataforma e dar maior visibilidade para determinadas páginas e postagens.

Quando o médico é um bom influenciador digital, que consegue realmente cativar seu público, ele recebe curtidas, compartilhamentos, comentários e mais seguidores. Quando isso acontece, o algoritmo das redes entende que a página dele é relevante e passa a mostrá-la para mais pessoas.

Isso potencializa demais o alcance desse profissional, que passa a ser visto por ainda mais pessoas — o que é excelente na gestão de clínicas e consultórios.

Aumento das consultas

Aqui o cálculo é simples: se o médico está sendo visto por mais pessoas e está compartilhando conteúdos relevantes, ele tende a despertar o interesse de um público cada vez maior.

Entre o público, muitas pessoas acabam buscando esse profissional tão interessante e inteligente quando precisam de um atendimento médico. Isso potencializa o número de agendamentos e, consequentemente, aumenta a receita da clínica médica.

Melhor comunicação e relacionamento com os pacientes

O potencial do médico influenciador digital não se restringe a alcançar novos pacientes. Ele também é excelente em fidelizar quem já consultou em sua clínica. 

Com uma comunicação online, o relacionamento entre a clínica e o paciente fica muito melhor, o que aumenta as chances de fidelização. Sem falar que o próprio paciente fidelizado passa a ser um “promotor”, compartilhando postagens do médico influencer.

Leia mais: Aprenda como funciona a Jornada do Paciente em clínicas médicas para atrair e fidelizar mais pacientes.

É importante lembrar, no entanto, que a comunicação com os pacientes no pós-consulta não deve se restringir às redes sociais. Investir em um marketing de relacionamento automatizado pode ser ainda mais importante, pois requer menos trabalho e gera excelentes resultados.

O módulo de relacionamento e marketing médico do MedPlus, por exemplo, automatiza o envio de SMS e e-mails, melhora o acompanhamento no pós-consulta e aproxima a clínica de seus pacientes.

Reforço da medicina preventiva e disseminação de conhecimentos

O marketing no Instagram e nas demais redes sociais também abre o caminho para o médico executar sua missão de maneira muito mais abrangente, não ficando limitado aos atendimentos e à gestão de clínicas e consultórios.

Com esse canal de comunicação cheio de potencial, o profissional pode compartilhar dicas, orientações e cuidados com a saúde que vão ajudar as pessoas a cuidarem de si mesmas. Dessa forma, o médico estará reforçando a medicina preventiva, reduzindo o risco de doenças e auxiliando no combate a epidemias, pandemias e outros problemas na área da saúde.

Geração de autoridade para a clínica

Quando o médico influenciador digital se comunica com responsabilidade, mostrando seu conhecimento e a seriedade de seu trabalho, ele conquista atenção e respeito, e pode tornar sua clínica uma referência na especialidade.

Lembre-se, no entanto, que isso pode sair pela culatra: se não for responsável, o médico pode acabar “cancelado” pelo público e até pela comunidade médica. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Quais são os riscos dos influencers no marketing digital para clínicas?

Ainda que apresente tantas vantagens, o marketing médico por meio das redes sociais possui riscos sérios. 

Durante o boom dos médicos influenciadores digitais, muitos profissionais acabaram caindo no erro de publicar informações sem o devido cuidado, realizar recomendações inadequadas ou generalistas, extrapolar suas atribuições como médicos e até espalhar fake news.

Sem falar daqueles que potencializaram a visão mercantilizada da medicina, tratando seus pacientes como “consumidores” e não como pessoas que devem receber cuidados.

Ao virarem “marcas”, esses médicos desumanizam seu trabalho, se afastam da missão que assumiram ao se formarem no curso de Medicina e podem acabar renegados pela comunidade médica e ignorados nas redes sociais.

Por isso, é preciso tomar cuidado em:

  • Manter o profissionalismo
  • Pesquisar muito bem qualquer informação antes de divulgá-la
  • Realizar interações respeitosas e responsáveis com o público
  • Não oferecer aconselhamento ou tratamentos médicos
  • Seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina
Médica influenciadora digital falando em seu podcast | MedPlus

O que o CFM determina sobre o uso das redes sociais no marketing médico?

Segundo o manual de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), atualizado pela resolução 2126/2015, é vedado ao médico:

  • Participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos
  • Fazer propaganda de métodos ou técnicas não reconhecidos pelo CFM
  • Publicar selfies, imagens ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal
  • Publicar imagens do “antes e depois” de procedimentos
  • Expor o paciente para divulgar técnicas, métodos ou resultados
  • Anunciar especialidades que o médico na verdade não possui

Essas são as principais recomendações, mas, para ter total tranquilidade, o médico pode acessar o próprio manual do CFM para tirar dúvidas.

A recomendação de ouro é: as estratégias de marketing para clínicas nas redes sociais podem ser focadas em compartilhar informações, cuidar de seus pacientes e disseminar o cuidado com a saúde de forma responsável.

Como o médico influencer pode alcançar mais pacientes para sua clínica?

Para otimizar ainda mais os resultados do marketing para clínicas nas redes sociais, o médico pode seguir as seguintes dicas:

Conhecer o percurso do paciente

Você já ouviu falar na jornada do paciente? Ela é o “caminho” que a pessoa transcorre para ser atendida em sua clínica, desde o momento em que ela conhece seu nome. 

Conhecer esse processo ajuda a fazer uma comunicação mais eficiente nas redes sociais. 

Leia mais sobre o assunto em nosso eBook:

Como funciona a jornada do paciente | Medplus

Ter um tom de voz adequado às redes sociais

Em nenhum momento o médico deve deixar de lado o profissionalismo. No entanto, isso não significa que ele deve ser formal e sério o tempo todo.

As redes sociais são um espaço informal. Por isso, o médico influenciador digital pode fazer uma comunicação mais leve, com brincadeiras, comentários sobre sua rotina e um verdadeiro bate papo com o público.

O importante é manter o respeito, evitar comentários que possam ferir ou ofender alguém e ter seriedade ao falar sobre questões de saúde.

Falar sobre assuntos interessantes e diversificar as publicações

Busque focar suas publicações nos temas mais interessantes para seu público. Você pode até se inspirar nas perguntas mais comuns que aparecem nas consultas e criar postagens nas redes a partir delas.

Fale sobre as principais curiosidades de sua especialidade, dê dicas de cuidados que seus pacientes podem aplicar de forma fácil e tente sempre falar sobre algo relevante, que deixe-os interessados — mas sempre evitando o sensacionalismo.

Além disso, lembre-se de que você não precisa falar exclusivamente sobre saúde! É válido também discutir a rotina, curiosidades do trabalho médico e, em alguns casos, até séries e filmes que possam ter alguma relação com o assunto.

Mas fique de olho nas interações para manter os temas sempre conectados ao que seus pacientes querem acompanhar.

Interagir

Para potencializar a aproximação com o público, busque interagir com seus seguidores! Leia os comentários e as mensagens particulares, responda todos e estimule essa conversa.

Também é interessante mencionar seus seguidores durante o vídeo, falar sobre as dúvidas que apareceram nos comentários, agradecer elogios e realmente dar a sensação de que você está conversando com o público.

Investir em tráfego pago

Para alcançar mais pessoas nas redes sociais, pode ser importante trabalhar em plataformas de tráfego pago, como o Facebook Ads e o Google Ads.

Esses espaços têm um potencial enorme, mas requerem investimentos financeiros. No entanto, você tem total controle dos valores investidos, não precisa gastar “fortunas” e pode adaptar o valor  de acordo com as possibilidades e necessidades da clínica

Para entender melhor, confira:

Usar ferramentas digitais

A tecnologia está transformando a medicina e isso também vale para o marketing médico! Contar com ferramentas digitais é uma estratégia excelente para facilitar seu trabalho como médico influenciador digital e criar conteúdos com muito mais qualidade.

Algumas opções são o Canva, para produzir artes com facilidade, o Google Keyword Planner, para escolher as palavras-chave certas para alcançar um público maior, e o sistema de gestão médica MedPlus, que automatiza as comunicações com seus pacientes.

Se você quer se aprofundar mais nessas possibilidades, nós temos um eBook completo com 25 ferramentas de marketing digital para clínicas. Clique aqui embaixo e confira:

25 ferramentas de marketing para atrair mais pacientes em clínicas médicas

Analista de Conteúdo

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