8 dicas para melhorar a comunicação com pacientes em clínicas de olhos!

Descubra como ter a melhor comunicação para melhorar o relacionamento com pacientes em sua clínica de olhos e fidelizar muito mais.

Por Cecília Galvão em 03 de agosto de 2020.

No dia a dia de uma clínica de oftalmologia, médicos e secretárias estão em constante contato com seus pacientes, de forma tão natural que muitas vezes se torna automática. E esse é um grande risco.

Uma comunicação feita de modo automático, sem uma preocupação em humanizar a conversa em cada etapa da sua clínica de oftalmologia, é algo que prejudica o relacionamento com pacientes, reduz a satisfação nos atendimentos e dificulta a fidelização na gestão de sua clínica.

Por outro lado, uma boa comunicação dentro de clínicas pode melhorar o relacionamento em todos os seus processos – e isso deve ser feito tanto pelo médico oftalmologista quanto por recepcionistas, secretários e outros profissionais envolvidos no atendimento.

O grande segredo é que não se pode tratar o atendimento como uma tarefa, mas sim como uma conversa com outra pessoa, que está ali para receber atenção e resolver o seu problema. Isso vai transformar a experiência do seu paciente!

Mas, afinal, por que é tão importante prestar atenção na comunicação dentro de uma clínica de oftalmologia?

A importância de uma boa comunicação com pacientes

8 dicas para melhorar a comunicação com pacientes! | MedPlus

O relacionamento com pacientes sempre foi algo essencial em clínicas médicas. Afinal, pacientes são pessoas que possuem um problema, que podem estar fragilizadas, e que buscam o seu atendimento para resolver isso.

Em momentos como esses, as pessoas precisam de um atendimento realmente humanizado, que leve em conta suas necessidades e apresente empatia.

E isso é ainda mais real atualmente! Com a evolução das redes sociais, a mecanização do dia a dia e também com o impacto que a pandemia do coronavírus causou no psicológico de muita gente, seus pacientes terão um anseio muito maior por um atendimento agradável e humano.

Se sua clínica de oftalmologia tiver esse cuidado na comunicação, você certamente conseguirá pacientes mais satisfeitos com o seu atendimento – o que gera resultados muito positivos!

O primeiro impacto é na fidelização

Pacientes satisfeitos tendem a se tornar pacientes fiéis! 

Essa fidelização é essencial em uma clínica de olhos, afinal, o tratamento não acaba no primeiro atendimento. 

Você vai querer que essa pessoa volte a consultar na sua clínica quando aumentar o grau de seus óculos, quando ela precisar trocar de lentes e quando ela apresentar qualquer problema de visão. E um relacionamento positivo é o caminho para que ela se sinta confortável para voltar!

Além disso, um paciente fidelizado vai recomendar sua clínica de olhos para amigos, familiares e conhecidos que precisarem do trabalho de um médico oftalmologista.

Esse resultado causa um impacto considerável no seu financeiro! Afinal, mais consultas significam mais rentabilidade para a sua clínica.

E não é só isso! Pacientes fidelizados tendem a levar mais a sério as recomendações do médico, o que gera resultados ainda mais positivos em tratamentos oftalmológicos, e esse sucesso leva a ainda mais satisfação!

Assim, uma boa comunicação com pacientes é essencial para clínicas de oftalmologia. Entenda agora como aplicar isso na sua gestão de clínicas!

8 dicas para a comunicação dentro de clínicas de oftalmologia

Convencido da importância de uma boa comunicação com seus pacientes? Então vamos mais longe! É hora de entender como fazer isso na prática, com 8 dicas simples. confira:

1. Tenha um atendimento humanizado

Já falamos sobre como o atendimento humanizado é essencial, mas você sabe o que é esse tipo de relacionamento com o cliente?

O elemento central de um atendimento humanizado é tratar seu paciente como uma pessoa que possui problemas e que está ali buscando uma solução. Ou seja, é ter empatia pelo seu paciente, tratá-lo com respeito e oferecer aconchego dentro de sua clínica de olhos.

Você pode conferir mais informações no nosso blog para saber como ter um atendimento desses: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.

2. Desenvolva uma cultura de empresa que leve em conta a boa comunicação

A boa comunicação não pode ser uma iniciativa apenas do médico oftalmogista. Ela precisa ser um objetivo de todos os profissionais envolvidos no processo de atendimento.

Dessa forma, seu paciente terá um bom relacionamento desde o momento de marcar a consulta até o contato no pós-atendimento.

Para conseguir isso, é preciso incentivar essa cultura dentro de sua clínica de olhos. Discuta com a equipe, mostre as vantagens e o fato de que todos saem ganhando, e promova uma boa comunicação e um ótimo relacionamento entre os colaboradores!

Se a comunicação positiva é algo que vocês prezam entre si, dentro da clínica, se torna muito mais fácil passar isso também para os pacientes.

3. Sente-se para conversar com o paciente

Quando um paciente entra no seu consultório, o procedimento é realizar exames e perguntar qual problema ele precisa resolver, certo? 

Mas você sabia que a forma como você realiza isso faz toda a diferença? Se você está em pé, conversando com o paciente e tirando dúvidas enquanto realiza os exames, a pessoa vai se sentir um pouco intimidada na hora de dar suas respostas e vai sentir que você está com pressa.

Por outro lado, se você realizar os exames e, depois, sentar à sua mesa com o paciente para conversar, apresentar os resultados, tirar dúvidas e discutir o diagnóstico, ele se sentirá melhor atendido. 

Inclusive, sentar para conversar com seu paciente faz com que ele sinta que você dedicou mais tempo para o seu atendimento. Isso deixa o relacionamento com pacientes muito mais efetivo.

4. Escute com atenção

8 dicas para melhorar a comunicação com pacientes! | MedPlus

Muitos atendimentos parecem super simples, não é? Às vezes, tudo que você precisa fazer é medir o grau de miopia, avaliar se o paciente também tem astigmatismo e liberá-lo com uma receita para óculos novos.

Mas esse tipo de atendimento é o caminho mais rápido para a insatisfação do paciente. Mesmo que seu caso seja simples, ele pode ter dúvidas e até sintomas diferentes.

Por isso, aproveite o momento da consulta, sente com o paciente e escute com atenção. Ele vai se sentir muito melhor atendido e você ainda pode acabar descobrindo sintomas de um outro problema que o paciente nem sabia que tinha! Assim, você já trata a questão com antecipação, oferecendo o melhor atendimento.

5. Explique cuidadosamente

É preciso ter muita atenção na hora de explicar o uso de lentes, a compra de óculos ou o tratamento oftalmológico que o paciente terá que fazer.

Mesmo nas situações mais simples, tenha cuidado com a comunicação, para que o paciente realmente entenda o que você quer passar.

Nada pior para a satisfação do paciente do que sair de um atendimento médico sem entender o que deve fazer. Uma comunicação descuidada pode fazer o paciente comprar os óculos errados, ter dificuldades na hora de usar as lentes e até cometer erros ao seguir o tratamento!

Por isso, explique com calma, sem usar termos complicados e mostre-se aberto para tirar dúvidas. 

Se for preciso, use imagens de apoio para que o paciente entenda mais claramente o que deve fazer. Também é interessante entregar para ele materiais explicativos e anotações para que a situação fique ainda mais clara.

6. Tenha bastante paciência

Em todos os momentos do atendimento, demonstre paciência! Saiba que seu paciente não entende de oftalmologia, muitas vezes não vai saber explicar os seus problemas e também terá dificuldade para entender o que você está explicando.

Por isso, tenha calma, dedique aquele tempo para realmente prestar atenção ao seu paciente e mostre que você está ali para ajudá-lo. Isso torna a comunicação mais clara e faz o paciente se sentir importante e satisfeito.

7. Invista em canais de comunicação digitais

Estamos em uma época cada vez mais digital! Segundo a pesquisa Digital 2020, da DataReportal, 140 milhões de brasileiros usavam as redes sociais no início de 2020 – e a tendência é que esse número só aumente.

Por isso, se você quer ter uma comunicação realmente eficiente com seus pacientes, é preciso ir até onde eles estão. É hora de investir em canais de comunicação digitais e entrar nas redes sociais.

Busque estar no Instagram, no Facebook, no WhatsApp, ou na rede social que seus pacientes mais utilizam. Estabeleça contato com eles por lá, mostre sua disponibilidade e divulgue conteúdos interessantes, para que eles se sintam integrados à clínica mesmo quando não precisam de um atendimento.

Isso ajuda, inclusive, a alcançar novos pacientes e fortalecer o relacionamento com os antigos.

8. Invista em marketing de relacionamento

Investir em marketing de relacionamento é uma excelente forma de melhorar a comunicação com pacientes em clínicas de olhos.

Ele é uma estratégia voltada à fidelização dos pacientes através de um bom relacionamento. Ele envolve conhecer seu público, promover atendimentos focados em suas necessidades, integrar a comunicação com ferramentas digitais e mensurar os resultados de forma eficiente.

A estratégia é ampla e possui vários elementos. Por isso, para começar a implantá-la, você pode conferir nosso post exclusivo sobre o assunto: Marketing de relacionamento em clínicas de olhos: você já possui?

Fidelize mais pacientes!

Como vimos, uma boa comunicação com pacientes melhora o atendimento e fideliza muito mais! No entanto, fidelizar seus pacientes de maneira efetiva não se resume apenas à comunicação! 

Se você quer alcançar uma gestão bem sucedida e com pacientes fiéis, confira outras dicas e estratégias no nosso eBook:

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.