Gestão financeira para oftalmologia: você está fazendo isso corretamente?

Descubra e entenda como funciona e como realizar uma gestão financeira eficiente em sua clínica de oftalmologia a qualquer momento!

Por Patricia Oliveira em 23 de julho de 2020.

Números são muito importantes quando se trata de administrar uma clínica de oftalmologia. 

É preciso estar atento à duração de cada atendimento e procedimento da clínica, quantia de atendimentos realizados, agendamentos de pacientes, número de inadimplentes e dinheiro.

Mais do que análise de dados administrativos, é preciso realizar a gestão financeira de sua clínica. E o primeiro passo para fazer isso de maneira eficiente é entendendo como administrar esse setor!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira na oftalmologia: sabe fazer corretamente? | MedPlus

Uma gestão financeira é constituída por uma série de processos administrativos relacionados a movimentações e metas de finanças. Em sua clínica de oftalmologia, está diretamente ligada a um planejamento e controle de suas contas a receber e a pagar. 

O objetivo da gestão desse setor é garantir que bons resultados sejam alcançados. Ou seja, receber dinheiro suficiente a cada mês para pagar todas as contas e obter lucratividade. 

É importante que exista uma ou mais pessoas que sejam responsáveis pela gestão financeira. Contudo, isso não significa que o gestor deve deixar tudo a cargo deles. É preciso controlar e analisar os resultados. 

Assim, é possível alcançar um equilíbrio nas contas e na distribuição das tarefas e deveres de cada membro da sua equipe. 

Qual a importância da gestão financeira na administração da clínica de oftalmologia?

Ao realizar uma gestão adequada, o gestor consegue ter controle total de todas as movimentações financeiras. Ou seja, ele saberá exatamente quanto entra no seu caixa, quanto é destinado para pagar todas as contas e, por fim, qual sua margem de lucro. 

Mas vale destacar que, na verdade, não basta saber. É preciso analisar e planejar, caso contrário, tudo pode acabar dando errado.

A grande relevância de uma boa gestão financeira se dá pelo resultado: o sucesso de sua clínica ou consultório de oftalmologia.

Além do mais, planejar e controlar o setor financeiro também ajuda a lidar com problemas diversos. Crises financeiras mais sérias, por exemplo, podem não se tornar um grande problema se existir uma reserva e organização de todas as contas.

Quais os benefícios de uma gestão financeira eficiente e por que contar com a tecnologia para isso?

É importante perceber que uma gestão financeira eficiente, nos dias de hoje, pode ser feita com ferramentas tecnológicas. E isso deve ser feito, de fato, pois os benefícios são bastante relevantes. 

Entre os principais benefícios de contar com ferramentas tecnológicas para gerir seu financeiro, se destacam:

  • Automatiza operações financeiras para ganhar em produtividade;
  • Reduz a ocorrência de erros humanos;
  • Maior organização do fluxo de recursos por receitas e despesas;
  • Evita a perda de dados e informações da gestão;
  • Facilita o registro, controle e emissão de relatórios, notas e documentos;
  • Permite a análise de resultados e a previsão de situações adversas;
  • Aumenta a segurança dos dados e informações da gestão;
  • Ajuda a separar as contas pessoais do médico daquelas que dizem respeito apenas à clínica.

Agora que você conhece as vantagens, acompanhe algumas dicas de como realizar uma gestão financeira eficiente e obter sucesso:

1- Saiba precificar sua consulta oftalmológica

Na hora de precificar sua consulta é preciso lembrar que a estrutura de sua clínica de oftalmologia possui alto custo. 

Muitos equipamentos são utilizados para analisar seus pacientes e até verificar se eles irão precisar de óculos e de que grau. É preciso lembrar que sua clínica possui custos diários de funcionamento, mas também é preciso considerar esses custos iniciais! Portanto, analise todos os custos da clínica e dos produtos utilizados nos atendimento. Some isso aos honorários da sua equipe, levando em conta quanto tempo costuma levar, em média, para consultar o paciente ou realizar outros procedimentos. 

2- Analise seu orçamento

Gestão financeira na oftalmologia: sabe fazer corretamente? | MedPlus

Para acompanhar os resultados de suas ações e o cumprimento de suas metas é preciso analisar seu orçamento. Isso é essencial para evitar que sejam feitas compras acima do valor que se pode utilizar. 

Por isso, monte um orçamento! Nele, é preciso destacar a média de recebimentos de sua clínica e metas de futuras aquisições, para que você possa se organizar! 

3- Monte um planejamento financeiro

A análise do orçamento pode ser feita de maneira independente, mas a melhor opção é manter isso no seu planejamento financeiro.

Planejar seu financeiro significa mapear todos os passos e atividades que envolvam seu caixa! 

Primeiramente, estabeleça metas e objetivos. Depois, analise quanto costuma entrar no seu caixa e decida quanto é necessário para pagar suas contas e quanto será destinado a uma poupança para lidar com cenários diversos. 

Seu planejamento deve ser feito a partir da análise de números reais. Não crie expectativas baseadas apenas no que você acha correto! 

4- Conte com uma equipe treinada

Sua equipe precisa ser treinada para que todos estejam preparados de verdade. Por isso, ofereça cursos e workshops para que todos se mantenham atualizados, sempre.

Existem muitas plataformas e cursos online que podem ser explorados de maneira gratuita. O que significa que o papel do gestor é motivar a busca por conhecimentos novos. 

Também, na hora de contratar alguém para lidar com seu financeiro, procure por uma pessoa cujo currículo apresente conhecimento e experiência. 

5- Combata a inadimplência

A inadimplência é um problema que pode ter sérias consequência para sua clínica. Por essa razão, faça o possível para evitar essa situação. 

Para entender como fazer isso, confira nossas dicas no post: Saiba como evitar a inadimplência na sua clínica

6- Utilize tecnologia nos processos financeiros

Como destacado no início do texto, a tecnologia faz toda a diferença no processo de gestão financeira. Os benefícios foram destacados também, mas é importante lembrar que isso garante mais organização e controle de todos os processos. 

Saiba mais lendo o post 9 formas de como a tecnologia pode transformar sua clínica de oftalmologia

Ainda possui dúvidas sobre isso? Então confira nosso guia financeiro para clínicas: 

Patricia Oliveira

Gerente Comercial
Formada em Administração, com mais de 8 anos de experiência na área da saúde, atua na MedPlus há 5 Anos.