9 formas de como a tecnologia pode transformar sua clínica de oftalmologia

Seja em momentos de baixa de atendimentos, como durante a pandemia do coronavírus, ou de agenda cheia, a tecnologia tem o poder de transformar sua clínica de oftalmologia. 

Todos nós utilizamos a tecnologia no nosso dia a dia. Afinal de contas, ela torna diversas atividades muito mais rápidas, algo importante em um mundo onde tempo é dinheiro. 

Vale destacar também que seu paciente é digital, então quanto mais digital for sua clínica de olhos, melhor será a experiência do seu paciente. 

No final das contas, existe uma série de tecnologias que podem ser aplicadas em clínicas de oftalmologia, para que se alcance mais produtividade, organização, agilidade e qualidade em seus processos diários. 

Quer conhecer essas tecnologias e descobrir a vantagem de cada uma delas na gestão de uma clínica ou consultório de oftalmologia? Então confira 9 formas com as quais as ferramentas tecnológicas podem tornar sua clínica de oftalmologia mais produtiva. 

Boa leitura!

 1. Sistema para gestão do setor financeiro

O setor financeiro é um dos que mais demanda atenção no que diz respeito à gestão administrativa. Ele é bastante burocrático e tem grande importância, afinal de contas, é relativo às suas finanças. 

Fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, recebimento de valores, emissão de boletos e muito mais. Cada um destes processos referentes à gestão financeira, demanda de muito tempo quando não está centralizado em um sistema apenas. 

Com sistemas de gestão médica completos, como o MedPlus, você acessa todas as informações referentes ao setor financeiro facilmente. Além do mais, cada um desses processos pode ser desenvolvido no sistema, sem a necessidade de recorrer a várias planilhas diferentes, ou cadernos com anotações. 

Também, com o sistema MedPlus, o setor financeiro de sua clínica de oftalmologia também conta com  a cobrança recorrente, diretamente no cartão de crédito. Isso facilita, e muito, as cobranças na sua clínica, além de ajudar a diminuir a inadimplência! 

2. Cadastro único

Quando sua clínica de oftalmologia possui apenas um local com os cadastros de seu paciente, o retrabalho da sua secretária ou recepcionista é evitado. Com um sistema de gestão, o cadastro é feito uma  única vez, podendo ser facilmente acessado e atualizado pela equipe da sua clínica. 

Vale destacar que toda vez que um paciente que já possui cadastro na clínica entrar em contato para agendar uma consulta, seu número para contato deve ser confirmado. Assim, esse cadastro permanecerá atualizado. 

3. Prontuário eletrônico 

9 formas da tecnologia transformar sua clínica de oftalmologia | MedPlus

O prontuário em si é um documento essencial para desenvolver os atendimentos em sua clínica ou consultório de oftalmologia. Quando sua gestão conta com uma versão eletrônica, o documento pode ser atualizado facilmente e o trabalho do médico se torna ainda mais ágil.

A utilização do prontuário eletrônico é fácil e permite que o médico acompanhe todo o histórico do seu paciente sem que precise reunir uma série de arquivos.

As informações podem ser acessadas em poucos cliques e o documento fica armazenado em nuvem, de forma completamente segura.

4. Agenda online

Contar com uma agenda online significa diminuir a probabilidade de erros no agendamento e ganhar tempo. Assim, o trabalho da secretária ou recepcionista fica bem mais fácil, pois a visibilidade dos horários agendados, ou livres, fica bastante clara. 

O cliente também percebe esse senso de organização e acaba não só respeitando como confiando mais na clínica por mostrar tanto profissionalismo e agilidade no atendimento! 

5. SMS

Uma coisa é certa: seus pacientes já não ficam dependendo de ligações para resolver questões, eles enviam mensagens. Portanto, sua clínica deve fazer o mesmo. 

Envie SMS sempre que for necessário contatar seus pacientes, seja por alguma emergência, ou para confirmar as consultas agendadas por eles. Através dessa ferramenta, também é possível enviar mensagens lembrando que é hora de retornar ao consultório, ou felicitando em aniversários e festas de fim de ano, por exemplo. 

Esse tipo de iniciativa é essencial para manter um relacionamento positivo com seus pacientes, e mostrar que sua clínica se importa verdadeiramente com ele. E isso vale ouro! 

6. E-mail 

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O e-mail é outra ferramenta importante para promover um relacionamento positivo com seus pacientes! Muitas pessoas pensam que o e-mail deixou de ser utilizado, mas principalmente quem vive no mundo dos negócios sabe que isso é mentira!

Utilize o e-mail como outro canal de comunicação com seus pacientes. Nele você também pode enviar mensagens em datas especiais. Mas é possível ir ainda mais além. Aproveite para dar algumas dicas para o seu paciente sobre como ele pode manter sua vida mais saudável. 

7. Telemedicina

A telemedicina acabou sendo regulamentada temporariamente, devido à situação causada pela doença COVID-19. Um ofício do Ministério da saúde, permite estas consultas virtuais temporariamente.

Oferecer a oportunidade de efetuar esses atendimentos de maneira virtual pode ser extremamente benéfico, tanto para sua clínica de oftalmologia quanto para o seu paciente. 

É importante procurar por sistemas de gestão, como o MedPlus, que tenham uma ferramenta de telemedicina integrada ao sistema. Assim, o médico terá acesso às informações do prontuário do seu paciente durante a teleconsulta. 

Faça chamadas de vídeo com seu paciente para atendê-lo. Assim, ele estará amparado pelo conhecimento do profissional de saúde mesmo que esteja longe de sua clínica de olhos. 

Esse tipo de ação promove a saúde do profissional de saúde e do paciente também, fortalecendo o relacionamento entre ambos. Isso é ótimo para sua clínica ou consultório médico a longo prazo, pois resulta na fidelização desse paciente! 

8. Prescrição digital

Quase toda consulta em sua clínica de oftalmologia gera uma prescrição médica. Portanto, este acaba sendo um elemento muito presente no dia a dia da clínica ou consultório médico, e essencial em grande parte dos atendimentos. 

A prescrição digital diminui problemas como a dificuldade para compreender a prescrição escrita manualmente pelo médico. Além do mais, o médico possui mais controle sobre o que foi receitado para cada paciente. Isso torna o acompanhamento de cada caso, e cada paciente, muito mais fácil. 

Vale destacar que o paciente pode compreender facilmente as informações em sua prescrição digital. O que é ótimo, pois nem todos os pacientes conseguem lembrar exatamente de tudo o que o médico diz durante a consulta e seu tratamento. Com a prescrição digital, ele tem acesso a todas as diretrizes do médico. 

9. Marketing digital

O marketing digital é outra ferramenta aliada à tecnologia, que pode trazer muitas vantagens para sua clínica de olhos. 

A gestão de uma clínica de oftalmologia procura sempre alcançar bons resultados. Para tanto, é preciso promover a fidelização e a captação de novos pacientes. Para isso, o marketing digital se torna essencial. 

Estar presente nas redes sociais é extremamente importante, principalmente no Facebook e Instagram. Nessas redes sociais, é preciso manter a frequência de postagens, investir em postagens pagas e manter seu discurso, alinhado com seu público. 

Contudo, vale lembrar que o marketing digital vai muito além das redes sociais. Também é preciso considerar estratégias no Google, contar com um site e, quem sabe, até mesmo um blog. 

Estratégias de Inbound Marketing podem ser muito efetivas, fortalecendo sua clínica perante o mercado, e no mundo digital.

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Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.