Por Carla Helena Lange em 31/05/2023
Tempo de leitura: 6 minutos

O que mudou nas clínicas de oftalmologia com a pandemia

Saiba o que mudou com a pandemia da covid-19 em clínicas de oftalmologia e como lidar com essas mudanças em sua gestão médica.
Clínicas de oftalmologia | MedPlus

Após mais de três anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a emergência de saúde pública da covid-19 finalmente chegou ao fim, Porém, seus impactos ainda permanecem no dia a dia de muitas pessoas e estabelecimentos, como as clínicas de oftalmologia.

Para esses e outros espaços de saúde, as consultas presenciais e o contato com os pacientes tiveram que se adaptar aos protocolos da pandemia, com consequências que influenciaram nas atividades gerais desses locais.

Algumas mudanças representam novas formas de atender e se relacionar com os pacientes, por exemplo. 

Tais modificações podem ter sido complexas no início da pandemia, mas, com o passar do tempo, trouxeram novos olhares e perspectivas para a área da saúde. 

Continue sua leitura e saiba mais sobre os impactos da pandemia de covid-19 em clínicas de oftalmologia e como as transformações nessa área continuam a ter influência para as práticas médicas nesses espaços de saúde.

Quais foram os impactos da pandemia nas clínicas de oftalmologia?

Com o início da pandemia de covid-19, as consultas presenciais passaram a ter vários impedimentos, pois levavam ao contato e à aglomeração de pessoas.

Devido ao progresso das contaminações pelo coronavírus, muitos locais, como as clínicas de oftalmologia, sofreram com o fechamento de suas portas por muito tempo, levando a adaptações e reformulações no seu funcionamento.

As consultas oftalmológicas, que costumam demandar que o médico fique bem próximo do paciente para detectar possíveis patologias ou realizar testes de visão para uso de óculos e lentes de contato, foi um dos protocolos que sofreu alteração.

Mesmo com as restrições da pandemia, as pessoas ainda precisavam de consultas médicas. Sendo assim, mesmo com uma redução nos atendimentos, as clínicas de oftalmologia tinham pacientes que necessitavam ser atendidos.

Uma das alternativas para continuar com os atendimentos de qualidade foi o uso da telemedicina e de ferramentas digitais, que se tornaram a realidade de muitas pessoas por vários meses.

Agora, mesmo com o fim do isolamento e de protocolos de saúde relacionados à pandemia, tais recursos digitais ainda são utilizados e continuarão a fazer parte do dia a dia de clínicas e consultórios, principalmente por causa da era da saúde digital e sua contribuição cada vez maior na área médica.

Mudanças clínicas de oftalmologia | MedPlus

A telemedicina como aliada

Os atendimentos por meio de canais  digitais foi um ótimo posicionamento estratégico de clínicas e consultórios de oftalmologia em relação à pandemia. 

Depois de uma permissão temporária para realizar teleconsultas  em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução nº 2.314/2022, em abril de 2022, que regulamenta essa prática no Brasil.

Leia mais: Telemedicina: o que mudou nas teleconsultas no pós-pandemia?

Com esse recurso, as clínicas de oftalmologia passaram a contar com ferramentas digitais para chamadas de consultas virtuais, como o WhatsApp. 

Contudo, vale destacar que a utilização deste app nos atendimentos não se mostrou como a melhor opção. 

Por isso, foram desenvolvidos recursos específicos para a telemedicina. Assim, o médico pode fazer chamadas para atender seus pacientes com qualidade. 

Um sistema de gestão médica, como o MedPlus, oferece uma ferramenta específica para que a teleconsulta seja feita pelo sistema, integrada a todas as outras informações necessárias para realizar o atendimento.

Assim, durante a consulta, o médico oftalmologista pode acessar facilmente o prontuário do paciente, sem perder informações importantes.

Além disso, alguns pacientes podem preferir consultas remotas e, se a clínica oferecer esse serviço aliado a outras boas práticas de atendimento, eles podem se tornar clientes fidelizados.

Essas consultas remotas podem ter um custo mais baixo para as clínicas e consultórios e isso pode refletir, consequentemente, no preço pago pelo paciente. Assim, as pessoas terão mais acessibilidade às consultas e poderão indicar seus serviços de oftalmologia para amigos e familiares que necessitem de atendimento. 

Vale destacar também que, caso sua clínica decida oferecer os atendimentos remotos, é válido divulgar para as pessoas. Para isso, há ferramentas de marketing médico que podem ser utilizadas.

Leia mais: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso? 

A seguir, o texto traz um tópico específico sobre o assunto. Por enquanto, seguem algumas dicas:

  • Faça posts em redes sociais avisando que sua clínica ofertará esse tipo de atendimento.
  • Divulgue quais serão os horários dos atendimentos por teleconsulta. 
  • Deixe um número de contato para que as pessoas possam agendar o horário. 
  • Dê instruções antecipadas sobre como os atendimentos remotos funcionam.
  • Utilize uma ferramenta de gestão integrada para uma melhor experiência.
Como a tecnologia na área da saúde pode ajudar as clínicas e consultórios médicos? | MedPlus

A gestão médica otimizada com a fidelização de pacientes

Juntamente com a área do atendimento médico, a gestão de clínicas de oftalmologia também passou por momentos difíceis e de adaptação. 

Com tudo isso, diversas práticas podem ser utilizadas ou adaptadas após o fim do período de emergência de saúde da covid-19.

Uma delas é a comunicação por meio do envio de SMS e e-mail, que ajuda a promover a fidelização dos seus pacientes e até mesmo a captação de novos. 

Alguns sistemas, como o MedPlus, possuem integração com ambas as ferramentas, o que garante ainda mais facilidade no contato com o paciente. 

O setor financeiro estruturado

Durante a pandemia, o planejamento financeiro nas clínicas de oftalmologia foi muito importante para superar os desafios desse período. No entanto, é sabido que a estruturação financeira da clínica deve continuar mesmo após o término da emergência de saúde.

Assim, ainda é preciso que o gestor tenha uma visão geral de sua  situação financeira. Existe uma reserva para momentos de instabilidade? Qual o montante necessário para manter seu negócio em períodos de crise?

O próximo passo é analisar as contas que são fixas, como aluguel e o pagamento dos salários dos seus funcionários. 

Depois, é sempre válido calcular a média de tempo dos atendimentos remotos virtuais e o quanto será cobrado por eles. Assim, você pode ter uma média do quanto será recebido. Procure registrar tudo para que exista um controle dos atendimentos e pagamentos feitos. 

Lembre-se que, em momentos mais complicados, a média de atendimentos provavelmente pode ser menor que o comum.  Então leve isso em conta na hora de desenvolver seu planejamento.

Clínicas de oftalmologia depois da pandemia | MedPlus

Cortar custos que não são essenciais também é um tópico que deve estar presente no seu planejamento financeiro. 

Existem muitos custos que não são tão necessários e que podem ser retirados do seu orçamento, como a impressão de documentos e a utilização de agendas de papel. 

Portanto, faça um controle de custos em sua clínica verificando todas as entradas e saídas, situações de inadimplência e tudo o mais que envolve o seu setor financeiro.

Leia mais: Indicadores financeiros na gestão médica.

No que diz respeito aos pagamentos das teleconsultas, eles podem ser feitos por meio de plataformas online. É interessante deixar claro como eles podem ser efetuados para facilitar, tanto a gestão financeira da clínica, quanto a do próprio paciente.

Planilha Gratuita de Gestão de Custos para Consultórios e Clínicas Médicas | MedPlus

Marketing de relacionamento em clínicas de oftalmologia

Uma vez que muitos dos atendimentos não eram feitos pessoalmente, as pessoas poderiam acabar se sentindo distantes da sua clínica de oftalmologia durante a pandemia. 

Nesse sentido, o marketing de relacionamento foi essencial para continuar em contato com os pacientes de uma forma humanizada e atenciosa. E continua sendo uma ótima ferramenta para captação e fidelização de clientes.

Investir em marketing de relacionamento com seu paciente é importantíssimo, pois aproxima as pessoas  da sua clínica. Por isso, é válido responder todas as mensagens e comentários em redes sociais. 

Utilizar o WhatsApp, Instagram, Facebook ou o seu e-mail também é necessário, bem como fazer uma checagem de todos os canais de comunicação ao menos uma vez ao dia, sendo atencioso ao responder cada pessoa. 

Responda às dúvidas e caso você, oftalmologista, sua secretária ou recepcionista percebam que a pessoa precisa de mais atenção, indique o atendimento por meio da telemedicina. 

Além disso, conteúdos nas redes sociais com dicas sobre como as pessoas podem ter cuidados com a saúde mesmo após a pandemia e, mais especificamente, com a saúde dos olhos, são muito importantes. Deixe claro que sua clínica de oftalmologia possui um canal de telemedicina para consultas, caso a pessoa necessite. 

Leia também: Como investir em marketing na oftalmologia.

Esteja a postos para auxiliar seus pacientes, garantindo que sua clínica siga com bons resultados durante os atendimentos, o que ajuda na captação e fidelização de clientes.

O que esperar para o futuro das clínicas de oftalmologia

Os apontamentos citados acima já faziam parte do dia a dia das clínicas de oftalmologia, e foram organizados ou reformulados com a pandemia.

Com o fim da emergência de saúde da covid-19, os ensinamentos para a gestão dos espaços de saúde são bem-vindos, além de proporcionarem uma nova visão para os atendimentos e para a relação com os pacientes.

Dessa maneira, a telemedicina e o marketing de relacionamento são duas das ferramentas essenciais para sua clínica, pois continuarão a fazer parte da área médica e da vida de seus pacientes.

A oftalmologia do futuro | MedPlus
Analista de Conteúdo

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