Por Aline Patricia em 11/11/2021

7 razões para você trocar suas planilhas e papéis por um sistema de gestão para clínicas médicas

Saiba os motivos pelos quais você deve trocar sua gestão em planilhas e papéis por um software de gestão médica para garantir o melhor em sua clínica.
6 razões para trocar planilhas pelo sistema de gestão médica | MedPlus

A transformação digital leva praticidade e melhores resultados para todos os setores da sociedade, incluindo a área da saúde. Além de passar mais credibilidade para seus pacientes, um sistema de gestão para clínicas médicas pode melhorar seu faturamento, diminuir os erros e aumentar a produtividade de sua equipe.

Além do mais, uma clínica médica que ainda utiliza papéis e planilhas em sua gestão pode ser vista como atrasada pelos pacientes. Isso acontece, principalmente, pelo aumento dos riscos de quebra de privacidade e extravios de documentos importantes.

Esses são apenas alguns exemplos da diferença entre o potencial de uma clínica digital e as limitações de um estabelecimento que ainda não conta com a tecnologia para sua gestão médica.

Neste artigo, apresentaremos 7 motivos pelos quais sua clínica médica precisa deixar os papéis e planilhas de lado e começar a contar com um software de gestão especializado para clínicas médicas

Os benefícios de uma clínica médica sem papéis e planilhas 

A utilização de papéis e planilhas, para gerir processos nos dias de hoje, pode tornar sua clínica precária aos olhos de seus pacientes, o que pode dificultar a fidelização devido a falta de confiança das pessoas que procuram pelos seus serviços. 

Nessa lógica, sua clínica ou consultório deve oferecer segurança e praticidade em seus serviços, para que o paciente decida voltar em caso de necessidade.

Os benefícios apresentados por um sistema de gestão de clínicas médicas podem transformar completamente sua clínica com aumento de produtividade, maiores índices de fidelização, diminuição de inadimplência em consultas e muito mais! Confira-os a seguir:

Controle financeiro: tenha mais estabilidade

Processos financeiros geridos por planilhas apresentam maiores erros e comprometem sua clínica médica, o que, também, podem levar à tomada de decisões baseando-se em informações erradas.

Além disso, é difícil acessar as informações certas quando a clínica depende de papelada ou planilhas financeiras. Assim, você acaba perdendo tempo e até sendo incapaz de ter uma gestão realmente eficiente.

Com um sistema de gestão para clínicas médicas, você obtém gráficos dinâmicos, simples e de fácil acesso para contar com os dados certos e organizados nas tomadas de decisões.

Um sistema como o MedPlus, além de apresentar melhora em seu faturamento médico, evita glosas, garantindo a previsibilidade financeira da clínica. Por meio da ferramenta de Faturamento TISS integrada em seu software de gestão, você automatiza a emissão de XML e guias exigidas por convênios. 

Com um controle financeiro em sua clínica médica, suas tomadas de decisão serão facilitadas e mais certeiras, o que, consequentemente, também melhora as estratégias implementadas em sua clínica. 

Além disso, você obtém até 98% a mais de estabilidade financeira em seu estabelecimento, apresentando diferentes formas de pagamento, controle de fluxo de caixa, movimentações centralizadas e muito mais

Leia mais: 

https://conteudo.medplus.com.br/8-estagios-de-uma-clinica-digital

Agenda médica: menos faltas e mais organização na clínica

Quando sua clínica depende de uma agenda de papel, o trabalho na secretaria se torna muito mais difícil. Cada agendamento leva tempo, é fácil ter erros nos horários e as faltas se tornam muito comuns,

Por outro lado, ao contar com uma agenda médica online, você é capaz de diminuir a falta de pacientes drasticamente. Afinal, sua equipe tem todas as informações na palma da mão e pode fazer confirmações de consultas com facilidade. Além disso, a agenda online do MedPlus possui várias outras funções para facilitar os processos em sua clínica, como: 

  • Acesso a prontuários e dados de pacientes
  • Lembretes de consulta para pacientes por SMS ou e-mail
  • Chat para a comunicação facilitada entre a equipe da clínica médica

Leia mais: Agenda Médica: como alcançar mais produtividade em sua clínica?

Prontuário eletrônico: seguro e na palma da sua mão

Manter os prontuários no papel também pode ser arriscado pela grande chance de perda ou deterioração desses documentos. Prontuários são definidos como dados sensíveis pela LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados) e, por isso, devem receber um cuidado especial no que diz respeito à segurança. 

Além disso, o médico depende do prontuário em cada consulta. Com os documentos em papéis, esse profissional enfrenta demora, desorganização e até falta de informações essenciais na hora de atender ao paciente.

Assim, o prontuário eletrônico é mais um benefício de softwares de gestão de clínicas e consultórios médicos. Com essa tecnologia, você elimina as grandes pastas e caixas de papéis em sua clínica, garantindo a segurança desses documentos.

Você pode ajudar ainda mais seus pacientes com serviços como o histórico completo, emissão de atestados e laudos, informações de consulta, anexo de imagens e arquivos, entre outros. E você terá o prontuário preenchido de maneira automatizada.

Tudo isso pode melhorar não somente sua gestão médica, mas também a qualidade de seu atendimento.

Atendimento digital: telemedicina e acessibilidade

Clínicas que não possuem um sistema de gestão médica são mais passíveis de terem problemas, como a falta de acessibilidade. Isso pode prejudicar seu número de consultas, problema enfrentado de maneira frequente durante a pandemia da covid-19. 

https://conteudo.medplus.com.br/guia-do-planejamento-financeiro-para-sua-clinica

Contudo, esse problema pode ser solucionado com a telemedicina, por meio da ferramenta de teleconsultas que permite interação e consultas com seus pacientes de maneira integrada ao software de gestão. Entre os benefícios dessa ferramenta podemos citar:

  • Acessibilidade: a telemedicina facilita o acesso de pessoas com deficiência aos seus serviços e cuidados, além da facilidade para indivíduos geograficamente isolados ou pessoas de outras cidades que estejam interessadas em seus serviços.
  • Cuidados preventivos: a ferramenta também permite um maior cuidado preventivo com pacientes, principalmente aqueles com doenças crônicas, ocasionando uma melhora na saúde por causa dos atendimentos frequentes, de preferência entre consultas presenciais.
  • Conforto: pessoas impossibilitadas de ir ao consultório por um motivo maior, como mães de crianças de colo, ou pessoas que não podem se ausentar do trabalho, possuem mais conforto e segurança ao realizar uma consulta por telemedicina.

Fidelização de pacientes com um sistema de gestão

Fidelizar pacientes é algo a ser levado em consideração para o sucesso de sua clínica, principalmente no setor financeiro. Porém, para garantir isso, é necessário oferecer os melhores serviços possíveis.

Contar com processos digitalizados é um bom caminho para aumentar a fidelização de pacientes em sua clínica médica ou consultório. Nesse sentido, um software de gestão médica é capaz de automatizar e facilitar processos, além de oferecer serviços que não seriam tão práticos com uma gestão realizada por planilhas e papéis, como é o caso da telemedicina. 

Clínicas que fazem sua gestão por planilhas e papéis podem ser vistas como desatenciosas e passar uma sensação de descredibilidade aos seus pacientes. Isso tudo devido a grande probabilidade de erros na gestão e da falta de tempo para focar em um atendimento humanizado em sua clínica.

Segurança de dados e conformidade com a LGPD

6 razões para trocar planilhas pelo sistema de gestão médica | MedPlus

Um sistema de gestão médica pode facilitar também a segurança de documentos, principalmente aqueles que possuem informações clínicas de pacientes categorizados, segundo a LGPD, como dados sensíveis

Leia mais: 4 dúvidas esclarecidas sobre a LGPD para médicos

Manter a segurança de documentos, tanto de sua clínica quanto de seus pacientes, é fundamental, principalmente para ficar em conformidade com a legislação vigente e com o disposto pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). 

Um sistema de gestão como o MedPlus permite que os documentos presentes em sua clínica sejam guardados com segurança e sem preocupações com burocracias, já que estão de acordo com a LGPD e com o CFM. Todos os documentos são armazenados em uma nuvem segura, a Amazon Web Services, além de possuírem assinatura digital no PEP. 

Cuidados na pré-consulta e pós-consulta 

Com uma gestão médica realizada por meio de planilhas e papéis, fica difícil manter o contato necessário com pacientes no pós-consulta, o que pode diminuir a sua taxa de fidelização.

6 razões para trocar planilhas pelo sistema de gestão médica | MedPlus

Contar com um software médico que possui e-mail e SMS automatizados, favorece o atendimento humanizado e melhora o relacionamento com seu paciente até na pré-consulta. Além de melhorar seu marketing médico.

Por meio dele também é possível promover ações de incentivo à prevenção e cuidados, o que permite o acompanhamento do estado clínico de seu paciente em todas as etapas. 

Leia mais: Fidelize seus pacientes com a pós-consulta

Com tudo isso, você leva seu atendimento para além da clínica médica e garante que seus pacientes lembrem-se de você e da sua preocupação com a saúde deles.

MedPlus é a solução para sua clínica médica 

Ficou claro o quanto um sistema de gestão médica pode ajudar a entregar melhores resultados em sua clínica ou consultório, não é mesmo? Seja pelo aumento de suas taxas de fidelização, crescimento da receita de seu estabelecimento, maior produtividade, menor trabalho manual ou menor incidência de erros. 

Por isso, você pode contar com nosso sistema de gestão de clínicas médicas, que contém diversas ferramentas integradas para  automatizar e facilitar seus processos, a fim de que você possa focar no atendimento humanizado em sua clínica.

Quer entender mais sobre como a tecnologia aplicada à área da saúde ajuda cada vez mais clínicas e consultórios médicos? Então acesse nosso eBook e saiba como ter um consultório mais digital, informatizado e preparado para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes:  

Como a tecnologia na área da saúde pode ajudar o dia a dia das clínicas médicas?
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha este formulário e veja como o sistema de gestão médica MedPlus pode transformar a sua clínica ou consultório:
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da MedPlus.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.