7 maneiras simples e baratas para divulgar sua clínica médica

Descubra como divulgar sua clínica gastando pouco e atraia mais pacientes com estratégias de marketing para médicos, fidelização, telemedicina e muito mais.

Por Thais Geron em 03 de novembro de 2020.

Atrair mais pacientes deve ser o objetivo de qualquer médico-gestor que quer ver sua clínica crescendo e se tornando referência em sua especialidade. Afinal, além de gerar um excelente fluxo de caixa, uma agenda cheia também é sinal de que sua clínica está ficando conhecida.

E o segredo para atrair mais clientes para clínicas ou consultórios médicos está na aplicação de boas estratégias de marketing.

No entanto, para muitos médicos, o marketing para clínicas e consultórios pode parecer algo caro e fora das possibilidades de investimento da sua gestão médica.

Por isso, preparamos este pequeno guia para um marketing médico de sucesso que faça a divulgação de sua clínica gastando pouco! Então continue sua leitura e descubra 7 maneiras baratas de atrair mais pacientes.

Melhores estratégias de marketing médico para divulgar gastando pouco

Maneiras baratas para divulgar sua clínica médica | MedPlus

1. Marque presença nas redes sociais

Na sociedade atual, que está se tornando cada vez mais digital, ficar fora das redes sociais é um erro de marketing que não se pode cometer. Independente do porte da sua clínica médica, ter presença online é fundamental.

Afinal, é lá que seus pacientes estão. No início de 2020, a agência internacional DataReportal registrou que 140 milhões de brasileiros estavam conectados às redes sociais.

Por isso, crie um perfil profissional para a clínica nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar sua clínica. Publique lá conteúdos interessantes e relevantes para seus pacientes, como dicas de saúde e registros de cursos e formações que você realizar.

Quando o seu público vê a clínica em suas redes sociais e consegue ter acesso a conteúdos interessantes, ele lembrará de você quando precisar de algum serviço médico. Vale a máxima: quem é visto, é lembrado.

Essa é uma maneira de divulgar sua clínica para um número imenso de pessoas gastando muito pouco, já que as redes sociais geralmente são gratuitas. Os únicos custos envolvidos seriam caso você resolvesse investir em posts patrocinados, em troca de mais visualização. 

2. Vá além das redes sociais com o marketing digital

É importante lembrar que marketing digital para médicos vai além das redes sociais! Se você já marca presença nas redes, com conteúdos interessantes, é hora de dar um passo a mais.

Esse passo é criar o seu site médico. Afinal, quando uma pessoa tem dúvidas sobre sua saúde, uma das ações mais comuns é fazer uma pesquisa no Google. Se seu site aparecer nessa pesquisa, há muitas chances de que ela se torne sua paciente.

Por isso, é importante investir em otimização dos mecanismos de busca, para ter mais chances de aparecer nas pesquisas. Saiba mais sobre isso no nosso blog: Como utilizar estratégias de SEO no site da sua clínica.

Neste endereço virtual você pode publicar informações sobre a sua clínica, dados sobre o(s) médico(s) e suas especialidades, e muito mais.

Assim, você terá uma espécie de cartão de visitas virtual para sua clínica médica. E mais: você pode tornar esse site uma forma de se comunicar com pacientes e pessoas interessadas, reforçando o relacionamento com eles. 

Além disso, você também pode ter um blog, para publicar conteúdos mais extensos que vão ajudar os pacientes e mostrar seu conhecimento do assunto.

Tudo isso faz parte das estratégias de Inbound Marketing para médicos. Quer conhecer melhor essa questão? Então leia nosso eBook: Como fazer Inbound Marketing na área da saúde.

É importante lembrar que ter um site envolve mais custos do que estar nas redes sociais. Contudo, o custo-benefício costuma valer muito a pena!

3. Esteja também no marketing offline

Mesmo que a maioria da população esteja nas redes sociais e na internet, nem todo mundo busca médicos por esse meio, não é? Há inclusive pessoas que dão mais valor para folders, cartões de visitas e anúncios em jornal na hora de decidir onde se consultar.

Por isso, é indispensável trabalhar também com o marketing offline, para esse tipo de divulgação de clínicas fora da internet. 

Lembre que isso pode envolver investimentos regulares, mas também é possível escolher opções mais baratas e fazer a divulgação da clínica gastando pouco.

4. Conheça seu público

Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas e evitar gastos desnecessários, é importante que a clínica saiba com precisão qual o seu público-alvo.

Isso envolve conhecer a faixa-etária mais comum dos seus pacientes, qual meio de comunicação eles mais usam, em quais redes sociais eles estão presentes, entre outras informações. 

Por isso, conte com um sistema de gestão médica que possa te oferecer relatórios sobre seus pacientes. Também vale a pena fazer uma pesquisa com eles e recolher informações relevantes.

Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que: quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.

5. Tenha opções para o agendamento

O marketing médico não é a única forma de atrair mais pacientes. Facilitar o agendamento de consultas é outra excelente opção, que vai melhorar as chances de uma pessoa marcar um atendimento com você

Para isso, você pode ter o agendamento tradicional, por telefone ou de forma presencial, ou aproveitar as redes sociais usando o WhatsApp para isso.

Além dessas opções, também é muito interessante ter um agendamento online para clínicas e consultórios médicos. Com essa ferramenta, o paciente pode marcar a própria consulta, de forma ágil e tranquila, sem ter de falar com sua secretária. Isso facilita o agendamento para ele e diminui o trabalho da sua equipe.

6. Ofereça teleconsultas

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A teleconsulta transformou o atendimento ao paciente! Com ela, você pode atender alguém que está distante, que não pode se deslocar até sua clínica ou que tem horários difíceis para marcar uma consulta.

Ter essa opção certamente vai te ajudar a atrair mais pacientes, inclusive para consultas presenciais. Já que a teleconsulta deve servir principalmente como um complemento, ao invés de substituir os atendimentos tradicionais.

7. Garanta a fidelização de seus pacientes 

Você certamente já conhece a importância de fidelizar pacientes para que eles voltem para sua clínica para novas consultas, não é? No entanto, essa prática também te ajuda a divulgar sua clínica médica gastando pouco!

Um paciente fidelizado vai recomendar a sua clínica para amigos e familiares, e esse tipo de marketing gratuito é um dos melhores que existem! Afinal, é muito mais fácil a pessoa ir consultar com um médico se ele for recomendado por alguém em quem ela confia.

Para fidelizar, você precisa oferecer o melhor atendimento possível, desde o agendamento até o pós-atendimento. Além disso, é essencial mostrar profissionalismo em todos os momentos e ter ferramentas tecnológicas para atender mais e melhor.

Também vale a pena saber medir a satisfação e analisar a experiência do paciente para saber como você pode melhorar.

Mais do que atrair pacientes: a importância do marketing na gestão médica

Como falamos até agora, o marketing médico tem um potencial muito grande para atrair mais pacientes para clínicas médicas. Mas suas vantagens não param por aí.

Seguindo essas dicas que nós trouxemos, você vai aumentar a visibilidade da sua clínica. Inclusive no mundo digital, o que significa que você vai se tornar conhecido até para além da sua região, tornando-se uma referência em sua especialidade.

E tem mais! Bons conteúdos e estratégias de marketing digital ajudam o médico a mostrar conhecimento e criar autoridade na sua especialidade. Dessa forma, seu trabalho se torna não apenas reconhecido, mas também valorizado e respeitado por pacientes e por colegas.

Mas para conquistar isso tudo, é preciso ter um marketing verdadeiramente eficiente! Por isso, siga nossas dicas e se aprofunde ainda mais com o eBook que a equipe MedPlus preparou especialmente para você:

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.