Como voltar a atender com segurança em sua clínica de oftalmologia?

Para manter a segurança nos atendimentos realizados em meio a pandemia, algumas medidas precisam ser tomadas. Saiba quais são:

Por Cecília Galvão em 18 de agosto de 2020.

Medidas de segurança sempre foram extremamente importantes para quem trabalha na saúde. Mas isso ficou ainda mais sério durante a pandemia de COVID-19.

No início do ano, o distanciamento social necessário acabou levando muitas clínicas e consultórios a deixarem de realizar atendimentos. Porém, mesmo  que o novo coronavírus seja algo tão sério, depois de um certo tempo seus pacientes acabam precisando ir ao oftalmologista. 

Independente de sua clínica ter parado ou não, uma adaptação se faz necessária. 

A questão, portanto, é: como voltar a atender em sua clínica de oftalmologia com segurança para o médico, sua equipe e seus pacientes?

Continue a leitura e descubra tudo neste material: 

Utilize o marketing para avisar seus pacientes que os atendimentos serão retomados

Atendimento seguro em sua clínica de oftalmologia | MedPlus

Assim que os atendimentos voltarem a ser realizados, seja presencialmente ou através de teleconsultas, é preciso avisar seus pacientes. Para isso, ferramentas digitais se fazem essenciais. 

Envie mensagens para seus pacientes, seja no formato de SMS, WhatsApp ou e-mail. 

Essa notícia também deve ser dada no perfil das suas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram. Deixe claro quais serão os horários e dias em que os atendimentos poderão ser agendados. 

Assim, os pacientes que seguem seu perfil saberão que, caso precisem de uma consulta com seu oftalmologista, eles podem realizar o agendamento. 

Faça posts com frequência, tanto no feed quanto nos stories, e lembre-se de responder todas as mensagens e comentários enviados. 

Para saber como aproveitar todas as vantagens dessas ferramentas, leia também: Como decolar com o marketing digital da sua clínica de oftalmologia?

Medidas de segurança para aplicar na sala de espera

Manter o isolamento social é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para frear a disseminação da COVID-19. É por isso mesmo que o ideal é postergar todos os atendimentos que sejam eletivos. 

Mas isso depende muito da localidade em que sua clínica se encontra, visto que alguns estados seguem com uma alta taxa de transmissão. 

Caso sua clínica possa reabrir e retomar os atendimentos presenciais, é preciso fazer isso tomando todo o cuidado necessário. 

O primeiro local de sua clínica pelo qual o paciente passará é a sala de espera. Por isso, é importante tomar algumas medidas de segurança nesse ambiente, como: 
  • Deixar espaços entre as cadeiras (mínimo de 2 metros) para que seus pacientes mantenham a distância entre si;
  • Restringir a entrada de acompanhantes com os pacientes, permitindo isso apenas se for realmente necessário;
  • Destacar a obrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente;
  • Manter todas as janelas e portas abertas para permitir a circulação e a troca de ar;
  • Eliminar ou restringir o uso de itens compartilhados por pacientes como canetas, pranchetas, revistas, telefones e qualquer outro objeto;
  • Oferecer álcool em gel para higienização das mãos ao entrar e ao sair da sua clínica de oftalmologia.

Orientar suas secretárias e recepcionistas para observar se o paciente está apresentando sintomas respiratórios e gripais também é muito importante. Caso elas percebam que esse é o caso, deve-se recomendar a remarcação da consulta do paciente para, no mínimo, vinte dias depois.

Mas vale destacar que, de toda forma, no momento em que a consulta for marcada ou na hora da confirmação, é preciso pedir ao paciente se ele está percebendo qualquer sintoma. Se a resposta for sim, basta remarcar a consulta, evitando que a secretária ou recepcionista acabe ficando exposta a esse tipo de situação. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre medidas de segurança a serem aplicadas em sua clínica de oftalmologia, confira as orientações da ANVISA

Cuidados necessários na sala de atendimento e nos exames oftalmológicos

É importante destacar que todas as recomendações citadas acima devem ser cumpridas durante o atendimento na sala do oftalmologista ou durante os exames necessários. 

Todo o local e os instrumentos que forem utilizados durante a consulta devem ser higienizados após cada atendimento ou exame realizado. Assim, tanto o médico quanto os pacientes estarão mais seguros. 

Uma observação em relação a isso: deixe claro para sua secretária e recepcionista que é preciso reservar um tempo hábil entre os atendimentos para a realização dessa higienização. 

Também é preciso falar sobre as avaliações que requerem que o médico fique mais próximo ao paciente. É fundamental que o profissional e o paciente estejam fazendo uso da máscara de proteção, para reduzir o risco de contágio. 

Essas são medidas rigorosas, mas se fazem necessárias, tendo em vista a gravidade do cenário. 

Para saber mais sobre o assunto leia também: O que muda nas clínicas de oftalmologia com o COVID-19?

Telemedicina para retomar os atendimentos em sua clínica de oftalmologia

Atendimento seguro em sua clínica de oftalmologia | MedPlus

Em algumas regiões do Brasil, a transmissão do novo coronavírus segue alta. O que significa que os riscos de reabrir sua clínica de oftalmologia para atendimentos presenciais são muito grandes. 

Além do mais, algumas reconsultas ou a resolução de dúvidas de pacientes em relação aos seus tratamentos podem acontecer de maneira completamente segura através da telemedicina. Basta contar com essa tecnologia poderosa em sua clínica de oftalmologia. 

A telemedicina permite que teleconsultas sejam realizadas. Assim, o paciente pode tirar dúvidas com seu médico através de uma videochamada. Mantendo portanto o distanciamento social e a sua segurança. 

Para que seus atendimentos ocorram da melhor maneira possível, é importante contar com um sistema que integre a plataforma para telemedicina, o prontuário eletrônico e a prescrição médica. 

Com acesso facilitado ao prontuário do paciente, o médico consegue verificar e adicionar informações rapidamente. 

Já com a prescrição médica integrada, é possível receitar medicamentos e explicar o tratamento do seu paciente, enviando as informações online, sem a necessidade do paciente ir à clínica. Ou seja, mantendo todos seguros! 

A teleconsulta pode ajudar e muito sua clínica de oftalmologia, e você pode entender melhor como, conferindo um case de sucesso no nosso canal do Youtube. 

Quer saber mais sobre as vantagens da telemedicina e como ela pode ajudar sua clínica de oftalmologia a atender pacientes de maneira 100% segura? Então confira nosso eBook: 

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.