Skip to main content

5 maneiras de abordar o Outubro Rosa em sua clínica e engajar suas pacientes

O Outubro Rosa tem como foco a prevenção e o combate do câncer de mama, que atinge diversas mulheres no Brasil e no mundo. É importante que a sociedade esteja engajada nessa causa a fim de promover maneiras de conscientizar a população, principalmente as mulheres. Uma clínica pode abordar essa importante questão de diferentes maneiras e auxiliar suas pacientes nessa causa.

Como abordar o Outubro Rosa e engajar as suas pacientes

Por ser um local onde as pessoas vão procurar tratamentos e conselhos médicos, uma clínica precisa estar preparada para abordar assuntos complexos, como é o caso do câncer de mama. Ainda que seja de extrema importância para a saúde feminina, muitas mulheres ainda têm medo de realizar exames e de falar sobre esse assunto com seu médico.

O câncer de mama pode ter diversas origens e, por isso, é possível trabalhar com tratamentos diferentes em cada caso. Porém, em relação a todas as pacientes, o profissional precisa saber como oferecer os suportes clínico e emocional necessários nesse momento da vida da mulher.

Sua clínica tem como papel fundamental o de auxiliar a população feminina no combate a essa doença e aplicar no dia a dia da clínica maneiras de conscientização, especialmente ao longo do Outubro Rosa. Confira a seguir como é possível abordar essa causa.

Utilize a cor rosa no ambiente e no uniforme da equipe

Utilizar a cor rosa é uma das maneiras mais comuns de conscientizar os pacientes nessa causa, já que ao observarem essa cor, irão se lembrar desta época específica. Para isso, tenha como prática utilizar laços na cor rosa no ambiente e nos uniformes da equipe, assim como aplicar a cor de uma maneira geral nos detalhes que compõem a clínica.

Promova caminhadas e corridas

Promover caminhadas e corridas é uma maneira de trabalhar a conscientização do público, já que a prática de exercícios físicos auxilia na diminuição dos riscos do câncer de mama e pode funcionar como um lembrete para que as participantes façam o autoexame e cuidem de sua saúde.

Para desenvolver essa atitude, entre em contato com outros empreendimentos da região de sua clínica e juntos façam o planejamento de uma caminhada ou corrida em prol dessa causa. Além disso, é possível ter a iniciativa de reverter parte do dinheiro arrecadado com as inscrições e patrocínios para institutos de tratamento e combate ao câncer de mama.

Faça uso do Storytelling

O storytelling é uma técnica de contação de histórias bastante utilizada para vender produtos e ideias. No caso do Outubro Rosa, é possível fazer uso do storytelling no momento em que for narrar histórias de mulheres que superaram o câncer de mama. Para colocar essa ideia em prática, conte histórias de personagens reais utilizando características que mexam com as emoções do público. Em seguida, compartilhe as histórias no site, blog ou redes sociais da clínica para que seja possível alcançar diversas pessoas.

Promova ações em prol da autoestima das mulheres

As pessoas portadoras dos diferentes tipos de câncer podem ter suas autoestimas abaladas, já que a doença afeta o organismo e a vida da paciente de forma geral. Uma iniciativa que a sua clínica pode ter é a de promover ações que façam com que as pacientes se sintam valorizadas e apoiadas pela comunidade ao redor.

Para isso, organizar doações de lenços, perucas, entre outros acessórios ou planejar um dia de beleza em que cabeleireiros e profissionais de maquiagem e estética estejam à disposição para as pacientes que desejarem podem trazer apoio e otimismo a quem passa pelo tratamento.

Divulgue medidas de prevenção e materiais informativos

Uma das principais formas de trabalhar a conscientização é divulgar materiais informativos sobre o câncer de mama, assim como quais são as possíveis medidas de prevenção. No site do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – estão disponibilizados diversos materiais que podem ser usados para abordar essa importante causa, como e-mail marketing, folders, cartilhas e muito mais.

Como a sua clínica aborda o Outubro Rosa? Quais resultados obteve com suas pacientes? Conte a sua experiência e deixe nos comentários para nós.

Conte sempre com o MedPlus, seu software de gestão médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *