Teclado de computador com emojis de pesquisa de satisfação.

Pesquisa NPS: entenda o que é e como usar em sua clínica

Fazer uma pesquisa de satisfação em uma clínica médica é algo bastante interessante para a área de saúde. Isso porque, quando você sabe o que os seus pacientes pensam do seu consultório, poderá implementar melhorias para atendê-los com mais qualidade.

A pesquisa NPS é uma das mais indicadas, pelo fato de ser fácil de aplicar e mensurar, não demandando muito tempo nem do respondente e nem de quem tabulará as respostas.

Quer saber mais sobre esse excelente método de pesquisa de satisfação, que inclusive pode ser incorporado a softwares para gestão de clínica médica? Então é só continuar a leitura!

O que é a pesquisa NPS?

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada em 2003, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Fred Reichneld. O objetivo é mensurar o grau de satisfação de um cliente com uma única pergunta.

Ela pode ser feita em qualquer tipo de negócio! De tal maneira, ao implementar esse método de pesquisa de satisfação em sua clínica ou consultório, terá uma visão ampla acerca do que as pessoas pensam do seu negócio.

Como funciona esse tipo de pesquisa de satisfação?

A metodologia NPS é simples! Basta fazer a seguinte pergunta para cada paciente: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa clínica para um amigo?”

Entende-se que as pessoas não indicariam empresas (ou clínicas, no caso) que não confiam para os seus amigos. Logo, quanto maior for a escala, melhor. De tal modo, a média das respostas pode ser enquadrada em três categorias:

  • Detratores (notas de 0 a 6): os clientes estão insatisfeitos e não indicariam a sua clínica;
  • Neutros (notas 7 e 8): os clientes estão satisfeitos, mas indiferentes. Eles podem trocar o seu atendimento por outro, sem pensar duas vezes;
  • Promotores (notas 9 e 10): os clientes são leais, continuarão consultando na sua clínica e a indicarão a outras pessoas.

Recomenda-se que a média dos resultados seja apurada mensalmente, para que você saiba se a sua clínica tem mais pacientes detratores, neutros ou promotores.

Como implementar o NPS em uma clínica?

A implementação da pesquisa NPS pode ser feita de diversas maneiras em uma clínica médica. A mais simples é pedindo para o paciente preencher um formulário de papel e colocar em uma urna, mas pode ser pouco eficaz, além de difícil de tabular.

Por isso, o melhor método é ter o suporte de softwares para gestão de clínica médica que contem com esse serviço, como é o caso do MedPlus. Dessa forma, você poderá desenvolver a pesquisa de forma automática e acompanhar os resultados.

Fazer uma pesquisa de satisfação para a clínica é muito importante, uma vez que ela poderá indicar pontos de melhoria a serem implementados e que, talvez, nem tenha passado pela sua cabeça ou da sua equipe.

A utilização de softwares para gestão de clínica médica não gera resultados positivos apenas para a realização de pesquisas, mas também para diversas áreas da clínica. Saiba mais em nosso artigo que explica como esses programas organizam os processos internos dos consultórios.

 

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