Prontuário eletrônico para oftalmologia: por que ter um específico para a área?

Descubra por quais motivos sua clínica de oftalmologia deve contar com um prontuário eletrônico específico para essa especialidade.

Por Patricia Oliveira em 14 de julho de 2020.

Ter mais facilidade na rotina da sua clínica de oftalmologia é fundamental para proporcionar uma melhor experiência para o paciente por meio de um bom atendimento. 

Aliado a isso, a gestão de sua clínica e seus processos internos também precisam apresentar melhores resultados. 

Para isso, busque oferecer serviços e atendimentos que sejam eficientes, ágeis e que demonstrem o potencial da clínica, utilizando tecnologias que melhoram as consultas realizadas, tanto para o médico quanto para o paciente.

Contando com um prontuário eletrônico específico para a especialidade de oftalmologia, os profissionais da saúde conseguem garantir que o atendimento seja focado no paciente e que sua clínica apresente uma gestão mais efetiva.

Quer conhecer mais vantagens em optar por um prontuário eletrônico para oftalmologistas? Então continue sua leitura e aprenda também a escolher o prontuário certo para sua clínica de olhos. 

Vantagens do prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico na oftalmologia: porque ter um específico? | MedPlus

Primeiramente, para não restar dúvidas em relação à importância da utilização de um prontuário eletrônico para oftalmologia, é preciso conhecer suas 4 principais vantagens. Confira:

  • Mais eficiência no atendimento ao paciente;
  • Acesso fácil às informações do prontuário; 
  • A melhora no atendimento promove fidelização de pacientes;
  • Digitalização de processos em sua clínica. 

Uma clínica de oftalmologia conta com procedimentos distintos de outras especialidades. Por essa razão, o ideal é que o prontuário utilizado na clínica já contenha espaço para que o médico especifique o histórico, bem como o tratamento do paciente, de acordo com os atendimentos oftalmológicos. 

Para saber mais sobre as vantagens dessa ferramenta, confira o post: Mais produtividade em clínicas de oftalmologia com o prontuário eletrônico. 

Como escolher o prontuário eletrônico ideal para sua clínica de oftalmologia?

Escolher o sistema especialista correto para sua clínica é essencial. O primeiro passo é analisar quais as demandas do seu consultório. Depois disso, é hora de avaliar quais as funcionalidades oferecidas pelo sistema.

Algumas das principais funcionalidades a serem consideradas na hora de escolher são: 

  1. Prontuário personalizado para a especialidade de oftalmologia;
  2. Suporte de qualidade oferecido pela empresa;
  3. Segurança de dados de acordo com a LGPD;
  4. Armazenamento em nuvem;
  5. Acesso facilitado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet;
  6. Opinião dos clientes da empresa. 

Ao verificar esses fatores, a possibilidade de fazer uma escolha assertiva aumenta em grandes níveis. Por essa razão, o prontuário eletrônico MedPlus para oftalmologistas é a melhor opção para sua clínica de olhos. 

Os benefícios do prontuário eletrônico MedPlus para sua clínica ou consultório são muitos! Além de todas as vantagens já citadas no texto, o oftalmologista também conta com outras ferramentas integradas ao PEP.

O MedPlus conta com inúmeros médicos especialistas nessa área, que atuam como consultores. Todos eles auxiliam no desenvolvimento de novas soluções para o sistema, a fim de garantir que as funcionalidades beneficiem o dia a dia do médico oftalmologista.

Por essa razão, no sistema MedPlus o oftalmologista consegue realizar processos como:

Controle de dilatação: para saber quais pacientes passaram pelo procedimento da dilatação da pupila e estão aguardando o exame final.

Controle de lente de contato: para verificar facilmente qual o grau de lente que seu paciente está usando.

Personalização para procedimentos específicos: facilitando a solicitação, bem como o registro, de exames e procedimentos para o paciente.

Aviso de vencimento das lentes: para que a clínica possa avisar seu paciente quando é hora de retornar para uma consulta, visto que suas lentes de contato irão vencer. 

Prescrição digital aliada ao seu prontuário eletrônico MedPlus

Prontuário eletrônico na oftalmologia: porque ter um específico? | MedPlus

Uma ferramenta muito útil que deve ser integrada ao prontuário eletrônico é a prescrição digital de medicamentos ou tratamentos.

A velha receita manuscrita por vezes não é compreendida por farmacêuticos e pacientes, o que pode atrapalhar o andamento do tratamento proposto pelo oftalmologista. 

Como consequência, seu paciente pode acabar tomando a medicação errada, no intervalo de tempo errado. E isso nenhum médico quer, pois impede que o paciente tenha uma boa experiência com sua clínica ou consultório oftalmológico. 

Este problema é facilmente evitado com a prescrição digital

Nela, o médico pode especificar todo o processo, garantindo que haverá a compreensão sobre o tratamento proposto. 

A prescrição, aliada ao prontuário médico, torna o atendimento ao paciente mais rápido. Isso é bom para a clínica, uma vez que o atendimento se torna um processo mais produtivo, e para o paciente, que pode voltar rapidamente para suas outras atividades. 

A prescrição digital, assim como o prontuário eletrônico, é protegida juridicamente e traz muito mais segurança, além de garantir que o histórico do paciente fique completo, pois o médico pode acompanhar em detalhes outras situações do paciente e analisar quais foram os procedimentos anteriores.  

Ou seja, com a prescrição aliada ao prontuário, o oftalmologista verifica como o paciente reagiu a cada tratamento proposto em relação aos sintomas apresentados em todas as consultas realizadas. 

Assinatura digital aliada ao seu prontuário eletrônico MedPlus

É importante lembrar que tanto o prontuário quanto a prescrição médica são documentos com informações importantes. Por essa razão, para que ambos sejam validados, é preciso assiná-los. 

Uma vez que se tratam de informações em documentos digitais, a assinatura também deverá ser digital. 

Com o MedPlus, basta incluir sua assinatura digital no sistema que possui essa funcionalidade integrada! Assim, as informações estão validadas legalmente.

Principalmente no que diz respeito à prescrição, a assinatura digital do médico se torna essencial. Isso porque alguns medicamentos só são vendidos com essa validação legal. 

Caso contrário, quando seu paciente for comprar um remédio, ele não será vendido pelo farmacêutico. Por consequência, ele deverá retornar ao consultório para requisitar a assinatura do médico na prescrição. 

Como dito anteriormente, o prontuário do paciente tem informações importantes em relação a todos os atendimentos realizados. Por isso mesmo, a assinatura validando cada ação do médico é tão importante para a segurança do trabalho da clínica, e para o paciente também! 

Telemedicina integrada ao MedPlus

Sua clínica de oftalmologia pode atender pacientes através de teleconsultas com a ferramenta de telemedicina integrada ao sistema e acesso fácil ao prontuário eletrônico! 

É importante lembrar que um paciente da clínica pode estar com alguma dúvida em relação ao tratamento ou a um sintoma que ele tem percebido em si. Porém, pode ser que ele esteja geograficamente longe demais do seu oftalmologista para se deslocar até a clínica de olhos. 

A teleconsulta resolve isso! Com ela, é possível atender seu paciente de maneira complementar ao atendimento presencial, tirando dúvidas sobre o tratamento ou algum sintoma que tenha vindo a tona. 

Pode ser que seja algo simples. Mas, caso não seja, basta dizer para seu paciente que é importante que ele agende uma consulta presencial para realizar outros procedimentos. 

A ferramenta de telemedicina, aliada ao prontuário eletrônico, prescrição médica e assinatura digital, irão levar sua clínica a outro patamar! 

Ainda possui dúvidas disso? Então confira nosso eBook com as vantagens de usar o prontuário em clínicas e consultórios:

Patricia Oliveira

Gerente Comercial
Formada em Administração, com mais de 8 anos de experiência na área da saúde, atua na MedPlus há 5 Anos.