Médico sem férias? Diminua o ritmo no fim do ano!

Você e sua equipe médica não vão tirar férias neste fim de ano? Então confira nossas dicas para relaxar e manter sua saúde mesmo sem férias.

Por Suellen Bosse em 02 de dezembro de 2020.

Depois de todo o estresse, a correria e os desafios que vieram com a pandemia de coronavírus, os feriados de Natal e Ano Novo estão se aproximando e o ano finalmente está chegando ao fim. 

Para muitos médicos, isso significa a hora de organizar a clínica e sair de férias! Mas nem toda equipe médica pode se desligar no fim do ano, não é?

Por isso, este texto é para você, médico sem férias, que vai precisar trabalhar no fim de ano. Afinal, isso não significa que você não pode relaxar!

Pelo contrário! Depois de um ano tão estressante, é necessário dar um jeito de encaixar um tempinho de relaxamento no seu dia a dia. Aproveite o fim de ano para diminuir o ritmo, reduzir as consultas e passar uma sensação de tranquilidade para seus pacientes, que também devem ter enfrentado um ano complicado.

Para te ajudar com isso, este artigo vai falar sobre:

  • Por que o médico precisa relaxar?
  • O descanso na medicina preventiva: para você e seu paciente
  • Deixe sua clínica preparada para 2021
  • Separe um tempo para o lazer
  • Técnicas de relaxamento para o seu fim de ano
  • Compartilhe as dicas e fidelize seus pacientes

Por que o médico precisa relaxar?

Todos sabemos que a rotina de um médico é bastante atribulada, não é? Essa tarefa de cuidar da saúde de tantas pessoas é algo repleto de responsabilidades, estresse, plantões e desafios diários. Afinal, muitas vezes o profissional e a equipe médica têm a vida ou o bem-estar do paciente nas suas mãos.

Não é por acaso que a Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) seja algo tão comum na profissão. Em 2017, quando a doença começou a chamar mais atenção, o Conselho Federal de Medicina apontou que 45,8% dos médicos passam pelos seus sintomas em algum ponto da carreira.

Já em 2020, com a pandemia de coronavírus, esse número disparou. De acordo com um estudo realizado pela PEBMED em setembro, a síndrome já afetava 83% dos médicos que atuavam na linha de frente no combate à COVID-19. E mesmo os que não lidavam diretamente com a doença também apresentaram problemas: 71% sofriam com a Síndrome de Burnout.

Além de ser um sério risco para a saúde, os sintomas da síndrome acabam prejudicando o trabalho do médico, dificultando diagnósticos, complicando tratamentos e tornando complicado o relacionamento com o paciente.

Para evitar a Síndrome de Burnout, uma das principais dicas é: relaxar e cuidar também da sua saúde.

O descanso na medicina preventiva: para você e seu paciente

Médico sem férias Diminua o ritmo no fim do ano MedPlus

Você, médico, certamente sabe: o descanso é um excelente remédio para prevenir várias doenças. E o fim de ano é o momento perfeito para prestar mais atenção nisso e repensar a correria do dia a dia.

Afinal, conseguir relaxar e tirar um tempo para si é um importante cuidado da medicina preventiva, tanto para os profissionais da saúde quanto para seus pacientes.

Por isso, além de diminuir o ritmo e buscar um tempo para si, tente também passar essa tranquilidade para os pacientes. Afinal, o ano também foi difícil para eles!

Assim você reduz o seu risco de sofrer com a Síndrome de Burnout e ainda ajuda seus pacientes, que muitas vezes vão estar fragilizados por alguma outra enfermidade, que pode ser piorada pelo estresse.

Para te ajudar a diminuir o ritmo e ajudar seus pacientes, preparamos algumas dicas:

Deixe sua clínica preparada para 2021

Nossa primeira dica para o seu descanso de fim de ano pode parecer um pouco estranha. Afinal, é uma recomendação de trabalho! Você deve organizar a clínica e preparar sua gestão para 2021.

Esse é um primeiro passo a ser feito antes mesmo de descansar. Diminua o ritmo das consultas e busque usar esse tempo para entender as tendências da medicina para o ano que vem e preparar sua clínica para os novos desafios.

Isso certamente vai envolver um pouco mais de trabalho da sua parte, e também da sua equipe médica. No entanto, essa preparação é fundamental para que você possa descansar mais tarde!

Com uma clínica organizada, você terá a paz de espírito necessária para diminuir o ritmo sem culpa, além da tranquilidade de saber que sua equipe médica está preparada para o que o ano que vem lhes reserva.

Uma última dica nesse sentido: a organização da clínica fica muito mais fácil se você tiver a tecnologia como aliada. Entenda como um sistema de gestão pode te ajudar a ficar pronto para o próximo ano: Sua clínica médica com MedPlus em 2021.

E agora: vamos para o descanso!

Separe um tempo para o lazer

Médico sem férias Diminua o ritmo no fim do ano MedPlus

Ter um período de lazer é fundamental para a saúde mental de qualquer um. É indispensável separar um tempo no seu dia a dia para fazer algo que te dê prazer e não esteja ligado ao trabalho.

As opções para isso são inumeráveis, ainda que estejam limitadas pela recomendação de isolamento social. Você pode ver filmes, assistir séries, ler bons livros, montar quebra-cabeças, jogar videogame… Só depende de avaliar o que você mais curte fazer.

E se você ainda tiver a opção de fazer isso com a família, pode ficar ainda melhor! Aproveite esse momento para criar belas lembranças.

Mas não esqueça: também é importante ter um tempo só para si. Então reserve aquele momento de lazer pessoal para algo que te faz bem.

Passe essa dica também para o seu paciente! Lembre-o da importância do lazer e, se ele mostrar uma abertura para isso, aproveite um momento no fim da consulta para discutir o que ele gosta de fazer e dar dicas de séries, filmes, livros, etc. Isso fortalece o seu relacionamento com o paciente.

Pensando nisso, preparamos uma lista de séries excelentes para você relaxar neste fim de ano, e também para você comentar com seus pacientes e ter esse momento de interação:

Dr. House

Se você quer se desligar da clínica por alguns minutos, mas sem sair totalmente do mundo médico, Dr. House é uma excelente opção! Ela conta a história de Gregory House, uma espécie de Sherlock Holmes da medicina, que trata as doenças como um detetive.

Grey’s Anatomy

Mais uma opção para continuar no mundo da medicina, mas dessa vez com um foco maior no drama e nas relações amorosas do dia a dia dos personagens de um hospital. A série é muito famosa e está no ar desde 2005 – chegando agora à 17ª temporada, que está abordando a pandemia de coronavírus. É uma opção de se desligar da clínica e manter um pé na realidade médica que você está acostumado.

The good doctor

Essa é uma série mais recente, que começou em 2017 e está chegando à 4ª temporada.  Ela conta a história de um médico recém-formado que tem que começar na profissão enquanto lida com o seu autismo de Síndrome de Savant. É uma abordagem bastante diferente do mundo da medicina. Vale a pena checar.

Sob pressão

Nossa última dica médica é Sob Pressão, uma série brasileira bastante pesada, que fala sobre a realidade médica no país, com foco nas dificuldades da emergência de um hospital público. A série tem três temporadas e um especial lançado em 2020, focado na COVID-19.

Mas se sua ideia de descanso não envolve assistir séries sobre clínicas e consultórios médicos, também temos dicas para você!

Dash & Lily

Quer se desligar da clínica e relaxar de verdade? Então uma comédia romântica como Dash & Lily pode ser uma excelente pedida. Ela só tem 8 episódios, é rapidinho pra assistir e uma garantia de diversão leve, agradável e confortável para o seu descanso.

Dark

Está buscando algo mais complexo, para desconectar totalmente seu cérebro da clínica? A série Dark chegou à sua terceira e última temporada este ano, e a intrincada trama de viagem no tempo garante que sua cabeça vai ficar bastante cheia de teorias. 

Hunters

Uma trama de assassinatos, mistérios e o enfrentamento a nazistas é a sua ideia de uma boa série? Então Hunters pode ser a melhor escolha para maratonar no fim do ano.

Vikings

Que tal uma viagem ao passado para se desligar do trabalho? Vikings conta a história das navegações e invasões dos povos nórdicos por volta dos séculos XII e XIII. É uma excelente opção para realmente se desconectar da realidade atual e distrair a mente.

Técnicas de relaxamento para o seu fim de ano

Às vezes pode ser difícil focar no lazer quando você está muito cansado ou estressado, não é? Se a cabeça continua acelerada demais, é quase impossível descansar de verdade.

Por isso, preparamos algumas técnicas de relaxamento que podem te ajudar a se desligar da clínica, focar em si mesmo e encaixar um pouco de descanso entre os seus atendimentos. Além disso, elas são boas também para recomendar para seus pacientes. Confira:

Respiração diafragmática 

Uma boa respiração pode ser excelente para o relaxamento. Então busque um lugar silencioso, onde você possa sentar ou deitar em uma posição confortável. Feche os olhos e foque na respiração: Inspire pelo nariz por 10 segundos, estufando a barriga. Segure o ar e conte até 3. Solte-o pelo boca contando até 10. Repita o exercício de 3 a 5 vezes e note que seu corpo vai ficar bem mais relaxado.

Meditação

Você já experimentou meditar? Essa técnica acalma tanto o corpo quanto a mente, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, e ainda aumenta o fluxo de sangue para o cérebro.

Para executar a meditação, busque um lugar silencioso, sente com as pernas cruzadas, feche os olhos e respire profundamente. Depois disso, você precisa afastar todos os seus pensamentos. Para isso, coloque todo seu foco em um objeto, na sua própria respiração ou em um som que você mesmo pode fazer (como o famoso “Om”).

No início, você pode tentar fazer isso por uns 2 minutos por dia. Mas, com o tempo, você pode aumentar para até 20 minutos.

Relaxamento muscular

Está com o corpo tenso? Então busque relaxar seus músculos, deitando com um travesseiro sob os joelhos e outro, bem fino, debaixo da cabeça. Respire fundo, relaxe um pouco e, quando se sentir mais tranquilo, comece a contrair seus músculos, um conjunto por vez. A sequência pode ser: pés, panturrilhas, coxas, nádegas, abdome, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto.

Contraia cada conjunto por 3 segundos e depois relaxe a tensão lentamente. Repita isso algumas vezes em cada conjunto e vá seguindo até o rosto.

Quanto terminar, permaneça deitado por mais 5 minutos e então levante-se devagar.

Compartilhe as dicas e fidelize seus pacientes

Não esqueça de passar todas essas dicas para seus pacientes. Ao ajudá-los a relaxar no fim de ano, você criará uma conexão maior com eles e terá muito mais chances de fidelizá-los.

Mas lembre-se: esse é só um ponto no caminho para conquistar seus pacientes. Se você quiser melhorar ainda mais a fidelização, confira nosso material sobre o assunto:

Suellen Bosse

Gerente de Marketing
Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.