Como organizar a clínica antes de sair para o período de férias

Como organizar a clínica antes de sair para o período de férias

Todos os profissionais têm direito a um período de férias para que possam descansar e aproveitar o tempo livre. Na área da saúde, o gestor precisa saber como organizar a clínica antes de sair para as férias para que não tenha seu trabalho prejudicado por causa de algum imprevisto.

Neste artigo, vamos apresentar quais são as principais atividades que devem ser realizadas antes de fechar a clínica por alguns dias, como verificar a situação financeira, organizar o planejamento do ano seguinte e fazer as melhorias necessárias nos ambientes da clínica.

Como organizar a clínica para sair de férias

Há diversas maneiras de cumprir com uma excelente organização para que a clínica esteja pronta para ficar um período sem realizar atendimentos. Confira quais são as práticas principais a seguir.

– Faça o balanço da gestão financeira

No caso das férias de final de ano, é importante que o gestor faça o balanço financeiro de sua clínica a fim de saber quais foram os resultados de rentabilidade desse período. Essa é uma maneira de organizar a clínica por ser uma prática essencial que indica se o retorno financeiro foi positivo ou negativo.

– Organize o planejamento do próximo ano

Deixar o planejamento do próximo ano definido, assim como as suas metas e objetivos, faz com que a organização fique mais preparada para o momento de retorno das férias. Por isso, organize o planejamento do próximo ano de acordo com os pontos que precisam ser aprimorados e defina metas a serem alcançadas após a volta do período de descanso.

– Converse com a equipe sobre os resultados alcançados

Após analisar os resultados obtidos durante o ano, o gestor deve conversar com a equipe de sua clínica para compartilhar quais foram os pontos fortes e fracos do ano que passou. Realizar essa atividade antes da saída para as férias é algo eficaz para que todos reflitam sobre seu trabalho e saibam o que deverá ser melhorado ao voltarem desse período de descanso.

– Organize os ambientes da clínica

Os espaços físicos da clínica podem funcionar como a primeira impressão para muitos pacientes. Pensando nisso, é sempre fundamental manter esses ambientes organizados e com uma excelente qualidade nos objetos para que os pacientes tenham uma boa imagem da clínica ao frequentarem tais espaços.

Antes de sair de férias, aproveite para fazer uma limpeza e organização geral nos ambientes. Para isso, jogue fora o que não é mais necessário e arquive de forma correta o que precisa ser guardado, além disso limpe e restaure o que não está em boas condições.

– Solicite feedback dos pacientes

Solicitar feedback dos pacientes também é uma maneira de organizar a clínica por ser a principal maneira de saber o que foi melhor aproveitado por eles. Com as respostas, se organize para saber o que precisa ser feito de melhorias.

– Notifique os pacientes

O mais importante de tudo ao fechar a clínica para o período de férias é notificar os pacientes sobre o tempo em que a clínica não irá funcionar. Essa atitude representa respeito para com o paciente, que poderá se planejar junto com seu médico para o retorno do atendimento.

Como a sua clínica se organiza para o período de férias? Deixe a sua experiência nos comentários.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.