Por Carla Helena Lange em 23/09/2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Laudo médico a distância: uma revolução da telemedicina para atendimentos presenciais e teleconsultas

Saiba como o laudo médico online revolucionou a telemedicina tanto em atendimentos presenciais quanto em teleconsultas.
Como emitir laudo medico a distância | MedPlus

A evolução da telemedicina e das teleconsultas transformou a saúde nos últimos anos e o laudo médico a distância ocupa um lugar de destaque nessa revolução. Ele otimiza o trabalho em clínicas e consultórios, reduz custos e proporciona muito mais eficiência aos processos.

Você já aproveita as possibilidades do laudo online em sua clínica ou consultório? Conhece todas as suas vantagens na integração com as teleconsultas? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

O que é o laudo a distância e quais as diferenças entre ele e o laudo médico tradicional?

O laudo médico, no geral, é um documento que descreve os resultados de um exame, a partir das características padrão e das possíveis alterações apresentadas pelo paciente. 

Esse documento deve ser produzido por um especialista da área. Por exemplo, um médico gastroenterologista pode fazer o laudo de uma colonoscopia, enquanto um cardiologista deve ser o responsável por assinar os resultados de um eletrocardiograma.

O laudo, após assinado pelo profissional responsável, geralmente é passado para o paciente e serve como base para a formulação do diagnóstico e do tratamento.

Leia mais: O que você precisa para oferecer o melhor diagnóstico médico para seus pacientes?

Isso vale para qualquer tipo de laudo médico, seja ele tradicional ou digital. 

As diferenças do laudo online, portanto, não estão em sua funcionalidade, e sim na forma como ele é feito, armazenado e disponibilizado ao paciente.

Tradicionalmente, esse documento era feito em papel, por um profissional que poderia estar, preferencialmente, na mesma clínica em que o exame foi realizado, para evitar o trabalho de enviar os resultados para que ele pudesse fazer seu trabalho.

A partir da resolução n.º 1.821/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM), passou a ser possível emitir esses documentos de forma digital, o que abriu o caminho para a existência do laudo a distância.

Assim, o laudo online é um laudo médico executado de forma digital por um especialista que pode estar em qualquer lugar, o que facilita muito a operação das clínicas e dos laboratórios, além do trabalho do próprio médico.

Isso também aumenta as possibilidades. Em vez de ter esse profissional dentro da clínica ou laboratório, tornou-se válido contratar um especialista terceirizado, que realiza laudos com qualidade e sem sair de casa.

Outra diferença importante é a disponibilização do documento. Em vez de papéis, os laudos online são digitais, podendo ser compartilhados e acessados pelo paciente e pelo médico sem que precisem se deslocar.

Vale lembrar:

Um laudo médico a distância também deve seguir as regras do CFM. Ele precisa ter:

  • Identificação do paciente
  • Motivo da solicitação do exame
  • Identificação com CRM e assinatura digital do médico responsável por realizar o laudo
  • Descrição do material coletado para o exame
  • Técnica aplicada na análise do material para alcançar os resultados apresentados

Como é emitido o laudo online?

O processo de emissão de um laudo a distância é bastante simples. O paciente recebe a requisição do médico e realiza o exame normalmente, em um laboratório ou na clínica, caso o procedimento esteja disponível.

A equipe da clínica ou do laboratório faz a coleta e análise do material, enviando os resultados para um médico especialista na área, que vai avaliar esses dados e produzir o laudo a partir deles.

Esse profissional pode estar em qualquer lugar, só precisa de um sistema ou de uma simples conexão com a internet para receber os resultados e, depois, enviar o laudo para o laboratório.

Importância e benefícios do laudo médico a distância | MedPlus

Ao receber o documento, o laboratório ou a clínica podem disponibilizá-lo para o acesso do paciente imediatamente, de forma digital. É possível também enviá-lo para o médico que solicitou o exame. Dessa forma, ele já está disponível para a próxima consulta e para o diagnóstico.

O laudo a distância pode ser usado em atendimentos presenciais e na teleconsulta?

A resposta é sim! O laudo online vale para qualquer tipo de atendimento médico, seja ele presencial ou realizado por meio de ferramentas de teleconsulta. A única coisa que muda, nesse processo, é a forma com que o paciente recebe a requisição do exame. 

Em consultas tradicionais, a requisição pode ser entregue em mãos ou enviada digitalmente para o paciente. Ele vai com ela ao laboratório e realiza o exame normalmente. Por fim, quando o laudo online está pronto, ele só precisa voltar ao médico e apresentá-lo.

Já em uma teleconsulta, a requisição é enviada ao paciente exclusivamente de forma digital, durante o atendimento online. O restante do processo pode ser feito exatamente da mesma forma, sem qualquer problema.

Sem um laudo digital, no entanto, o paciente teria mais dificuldades durante a teleconsulta, tendo de escanear o documento para mandar ao médico ou levá-lo até a clínica — o que é um contrassenso, considerando que ele optou por um atendimento online.

Dessa forma, o laudo a distância é uma boa prática para atender o paciente de teleconsultas de uma forma mais completa. O que fica ainda melhor quando é integrado a outras possibilidades da telemedicina, como a prescrição digital e o prontuário eletrônico

Em conjunto, essas ferramentas possibilitam um atendimento pleno ao paciente sem que ele precise pisar na clínica. É excelente para quem não pode se deslocar ou precisa fazer acompanhamentos a distância.

Por isso, vale muito a pena contratar um sistema que tenha a teleconsulta e as demais funcionalidades de forma totalmente integrada e efetiva.

Telemedicina: Um guia prático sobre a ferramenta | MedPlus

Como a clínica pode garantir a segurança do laudo a distância?

Sempre foi importante manter a privacidade das informações de um paciente, mas agora, com a Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD), essa importância ficou ainda maior.

O laudo online é um ponto positivo nesse sentido. Sem papéis passando de mão em mão, as informações ficam muito mais protegidas. 

No entanto, sem o cuidado adequado, os dados online também podem ser acessados por pessoas não autorizadas.

Por isso, para garantir de verdade a segurança e a privacidade de seus pacientes, é fundamental contar com um sistema que registre as informações de maneira protegida, em um ambiente criptografado e acessível apenas por senha. 

Preferencialmente, o sistema ainda deve ter diferentes níveis de acesso, para que cada pessoa envolvida — do auxiliar ao médico — só possa visualizar as informações que são fundamentais para seu trabalho.

A segurança também depende do médico responsável por realizar os laudos, portanto é fundamental que ele seja de confiança, tenha experiência na área e esteja alinhado com os parâmetros de proteção de dados previstos pela LGPD.

Quais os benefícios do laudo médico online?

Como vimos, o uso do laudo médico a distância é uma forma excelente de atender mais completamente os pacientes de teleconsultas, além de ter vantagens também para quem consultar da forma tradicional. 

Sem falar que a própria clínica também sai ganhando. Então, para entender melhor, confira os principais benefícios desse laudo médico digital:

  1. Gestão médica paperless

Um dos grandes passos para alcançar uma gestão médica mais eficiente é livrar-se de toda a papelada desnecessária. 

Com as informações digitalizadas e sem as pilhas de papel entulhando sua clínica, o trabalho de toda a equipe fica mais ágil e profissional. Além disso, você sai ganhando em espaço, por livrar-se dos arquivos físicos.

  1. Integração dos documentos

Com o laudo integrado à prescrição e ao prontuário, todo o histórico de saúde de uma pessoa fica à disposição do médico, que terá muito mais facilidade na hora de dar o diagnóstico, receitar um tratamento e acompanhar o desenvolvimento de seu paciente.

Leia mais:

  1. Disponibilidade de profissionais e agilidade na emissão

Para muitas clínicas, consultórios e laboratórios, pode ser desafiador contar com um especialista para laudar os exames de cada especialidade atendida. Afinal, não é tão fácil encontrar esses profissionais com disponibilidade para dedicar seu tempo para os laudos.

Clínicas até tem a vantagem de contar com os médicos em sua equipe. No entanto, a maior parte do tempo desses profissionais é dedicada ao atendimento de pacientes.

Dessa forma, a emissão de laudos acaba sendo lenta em vários lugares — o que prejudica tanto a clínica quanto o paciente, que muitas vezes precisa de um diagnóstico rápido.

Portanto, a terceirização dos laudos a distância facilita o processo, aumenta a agilidade da emissão e facilita o trabalho dentro da clínica, consultório ou laboratório.

  1. Redução de custos

Mesmo quando há disponibilidade de profissionais para a realização dos laudos, o custo de contratação pode ser alto. Afinal, sua clínica precisará pagar o salário de especialistas dedicados a esse processo, além de gastar também com encargos trabalhistas.

Com os laudos online, é possível terceirizar esse serviço, reduzindo drasticamente os custos e pagando apenas o necessário para cada laudo executado. Fica, inclusive, muito mais fácil precificar os exames já calculando o valor do profissional responsável.

Há ainda redução dos custos com papel, impressão e armazenamento dos laudos tradicionais.

  1. Segurança de dados

Já falamos sobre esse assunto, mas vale reforçar: um laudo emitido de forma digital, em um ambiente criptografado, é muito mais seguro do que documentos tradicionais, que podem ser extraviados e/ou acessados por qualquer pessoa.

  1. Disponibilidade de exames diferentes

Tradicionalmente, a realização de exames em uma clínica fica restrita às especialidades dos profissionais disponíveis para assinar os laudos. 

No entanto, com o laudo online, essa limitação não existe e você só precisa encontrar um profissional terceirizado que possa assinar o documento, o que é muito mais fácil do que contratar um especialista específico.

  1. Satisfação e fidelização de pacientes

Essa vantagem é óbvia: com um atendimento digital, eficiente e completo, a satisfação do paciente é muito maior, o que favorece na hora de fidelizá-lo. Isso é excelente para as finanças e para tornar sua clínica uma referência em sua especialidade.

Mas todos esses benefícios — desde a agilidade até a fidelização — dependem de ferramentas tecnológicas. Por isso, veja, em nosso eBook, como a tecnologia pode transformar sua clínica:

Como a tecnologia pode auxiliar na emissão do laudo médico a distância | MedPlus
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.