Por Aline Patricia em 29/07/2021

Cardiologistas: por que o MedPlus é o sistema ideal para sua clínica?

O sistema de gestão MedPlus digitaliza processos, reduz gastos, diminui a perda de tempo e melhora o atendimento em clínicas de cardiologia.
Sistema ideal para clínicas de cardiologia

É impossível ter uma clínica de cardiologia bem-sucedida sem investir em uma gestão médica organizada e eficiente. Diante disso, o gestor deve adotar práticas que promovam esse aspecto no exercício de sua profissão.

Com o crescimento do mundo digital, o principal caminho para isso é a tecnologia.  Ela interfere diretamente no aumento de produtividade da clínica justamente por permitir uma organização mais efetiva e facilitar o trabalho de gestores, recepcionistas e até do médico.

Nesse sentido, contar com um sistema de gestão médica é o grande segredo para “fazer mais em menos tempo”. Considerando que a rotina do pessoal da equipe e dos pacientes está cada vez mais agitada, a digitalização do consultório de cardiologia se mostra como a melhor opção.

Preparamos esse artigo para mostrar as funcionalidades de um sistema de gestão para o seu dia a dia e de que maneira a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento da clínica em todos os sentidos, consequentemente, alavancando os seus resultados.

Como escolher um sistema de gestão médica?
Por que digitalizar o consultório de cardiologia?
Sistema de gestão: os benefícios para o cardiologista
Principais vantagens do sistema MedPlus para a gestão médica

Como escolher um sistema de gestão médica?

Ao escolher um sistema de gestão para a clínica de cardiologia, o gestor precisa levar em consideração as funcionalidades que ele oferece. Dessa maneira, a melhor ferramenta é aquela capaz de auxiliar a equipe nas principais áreas de atuação da clínica.

Para isso, é preciso analisar se:

  • A interface do sistema é funcional, intuitiva e amigável.
  • Existe o suporte para a implementação do sistema.
  • A equipe se beneficia do software, especialmente a secretária.
  • O sistema utiliza armazenamento de dados na nuvem.
  • Ele oferece mobilidade de acesso em dispositivos móveis e computadores.
  • Há ferramentas que facilitem a gestão financeira da clínica.

O sistema de gestão MedPlus oferece tudo isso e se destaca pelas suas utilidades e funcionalidades práticas, bem como na segurança dos dados armazenados.

O cardiologista conta com a segurança integral das informações em sua custódia, por meio de um sistema com assinatura eletrônica digital no prontuário do paciente.

Em adição, o sistema é totalmente online, mantido em um ambiente criptografado, o que confere ainda mais confiabilidade e armazenamento seguro de dados

Esse último aspecto, considerando a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é de máxima importância para a clínica de cardiologia, sendo que os dados que precisam ser guardados, como os prontuários dos pacientes, são de máxima sensibilidade.

É responsabilidade da clínica mantê-los em segurança e lidar com todo o cuidado dessas informações sigilosas. A equipe MedPlus sabe disso, tanto que contamos com profissionais capacitados para ajudar a garantir a proteção dos seus dados.

Leia mais: Como deixar o paciente mais seguro com a LGPD nas clínicas médicas?

Quando o assunto é acessibilidade, o software da MedPlus é compatível em desktop e, também, em celulares e tablets, tendo um foco especial no mobile. Sendo assim, ele pode ser acessado em qualquer lugar e em qualquer horário.

Essa praticidade é ótima para médicos cardiologistas que atendem em outras clínicas e hospitais. Com o MedPlus, eles podem verificar suas agendas e outras informações de forma remota e rápida, na tela do seu celular.

O sistema de gestão da MedPlus ainda possui ferramentas de integração de dados para que todas as informações sejam encontradas com agilidade, além de oferecer uma visão panorâmica da situação do consultório ao gestor, melhorando sua eficiência.

Ainda, o sistema permite integrar o prontuário com a agenda e o cardiologista consegue acessar informações de forma simultânea e registrar novos procedimentos clínicos e horários de reconsulta.

Então, seja na gestão do consultório ou no atendimento ao paciente, o sistema de gestão MedPlus ajuda o médico em todos os setores da clínica de cardiologia.

Por que digitalizar o consultório de cardiologia?

Por que digitalizar o consultório de cardiologia?

Uma nova tendência do mercado, em todas as áreas, não apenas na médica, consiste em uma gestão paperless. Mas você sabe o que é isso?

Chama-se de gestão paperless quando as empresas realizam suas tarefas rotineiras com o uso mínimo de papel ou mesmo sua eliminação total.

O objetivo dessa abordagem está diretamente ligada à questão ambiental, mas também reflete em uma economia no setor de papelaria do consultório. 

Esses valores podem ser insignificantes quando analisados de forma individual. Contudo, no longo prazo, as empresas gastam valores exorbitantes em coisas que poderiam ser evitadas.

Ao falar sobre as clínicas de cardiologia, há o uso excessivo de papel em anotações de telefonemas, prontuários, exames e até na própria agenda. 

Vale ressaltar, também, que informações escritas podem não ser as mais confiáveis, pois há alta ocorrência de erros, além de se perderem facilmente.

Adotar uma gestão paperless vai muito além da economia de recursos, uma vez que a eliminação de rascunhos e agendas em papel é o primeiro passo para uma clínica totalmente digital e organizada.

Entre os benefícios de uma gestão paperless para uma clínica de cardiologia, estão:

  • Agilidade nas tarefas de gestão, com informações mais acessíveis e organizadas.
  • Redução de gastos em papelaria e armazenamento de arquivos físicos.
  • Promoção de segurança e recuperação de informações.
  • Uma agenda mais confiável e eficiente por ser atualizada em tempo real.
  • Armazenamento facilitado para os prontuários de pacientes, que podem ser digitalmente guardados com segurança.
  • Profissionalismo para o consultório, mostrando uma boa imagem para os pacientes.
  • Mais organização no ambiente de trabalho do recepcionista e da secretária.
  • Redução ou eliminação de erros e equívocos no agendamento de consultas e informações de pacientes.

A gestão paperless só é possível com a ajuda de um sistema de gestão que ofereça agenda online, prontuário eletrônico e outras ferramentas digitais. 

Leia mais: Cardiologista: tenha agenda online e prontuário para mais organização em sua clínica!

Portanto, considere realizar esse investimento, com retorno considerável, já no curto prazo, a fim de promover a organização e integração de dados no consultório de cardiologia.

O software de gestão MedPlus tem todas as ferramentas necessárias para uma gestão paperless. Assim, além de contribuir positivamente para uma cultura de sustentabilidade no consultório, você ainda possibilitará que as tarefas sejam realizadas com mais precisão e agilidade.

Sistema de gestão: os benefícios para o cardiologista

De acordo com dados do fim de 2020, 78% dos profissionais da saúde sofriam com sintomas da Síndrome de Burnout (fonte: PEBMED). Além de ser um problema de saúde, esses sintomas ainda reduzem a atenção do médico, deixando-o mais suscetível a erros, o que é um sério problema para cardiologistas que lidam com uma parte sensível do corpo humano.

Leia mais: Cansaço extremo? Médico: pode ser Síndrome de Burnout!

Esse alto índice de burnout se origina do estresse do dia a dia do profissional. Por isso, é essencial buscar formas de diminuir o seu impacto.

Um sistema de gestão pode ajudar a resolver isso e reduzir o estresse do cardiologista no ambiente de trabalho, especialmente quando o profissional é responsável pelas consultas e administração do consultório.

Por exemplo, o MedPlus, ao automatizar várias tarefas de gestão, como agendamento e lançamento de contas a pagar e a receber, reduz as horas trabalhadas e ainda oferece mais controle sobre a rotina na clínica.

Isso reflete também no relacionamento da equipe com o paciente, que notará o ambiente leve do consultório e a disposição do médico.

Além disso, ao digitalizar o consultório de cardiologia, o especialista será capaz de atender os pacientes de maneira totalmente focada, o que resulta em um atendimento personalizado e humanizado.

Dessa forma, será ainda mais fácil fidelizar pacientes em sua clínica médica, o que é extremamente importante para uma gestão financeira saudável e um dos objetivos maiores de qualquer gestor ciente do seu papel.

Principais vantagens do sistema MedPlus para a gestão médica

Principais vantagens do sistema MedPlus para a gestão médica

Entre as principais vantagens do sistema MedPlus está a possibilidade de empregar a agenda online, responsável por facilitar o agendamento e contribuir na confirmação das consultas, o que reduz a incidência de faltas e desperdício de horários. 

O MedPlus pode ser integrado com meios de comunicação, sobretudo o SMS e o e-mail, o que torna a comunicação entre consultório e paciente responsiva e imediata.

Em adição, há o prontuário eletrônico do paciente que traz o seu histórico de consultas, assim como os diagnósticos e os tratamentos que já realizou. Tudo fica centralizado em apenas um lugar, facilitando o acesso do cardiologista.

Outro ponto de destaque é que o software de gestão MedPlus pode ser usado para traçar planos de marketing

A partir dessa ferramenta, o gestor consegue filtrar informações relevantes para definir o seu público ideal e traçar campanhas de atração de novos pacientes.

Leia mais: O que o marketing médico do MedPlus pode fazer por você?

Seus pacientes merecem uma clínica digital e integrada, em total concordância com o mundo moderno atual. 

Para isso, um software de gestão médica completo, como o MedPlus, pode ajudar na tarefa de modernizar e digitalizar o seu consultório de cardiologia. 

Afinal, o MedPlus foi feito para facilitar a vida de médicos e cardiologistas, além de melhorar a experiência dos pacientes

Sistemas de gestão são grandes aliados para substituir as pilhas de papéis e tornar possível um atendimento médico mais confiável, seguro, humanizado e personalizado.  Mas você precisa escolher o software certo para sua clínica. Saiba mais no nosso eBook:

Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *