Por Aline Patricia em 27/07/2021

Como escolher o melhor sistema de gestão para clínicas de endocrinologia?

Conheça as possibilidades do sistema de gestão MedPlus, que digitaliza sua clínica, reduz os gastos, atrai pacientes e melhora o atendimento.
Como escolher o melhor sistema de gestão para clínicas de endocrinologia

Uma das tarefas mais importantes da gestão de um consultório médico é manter as informações e tarefas organizadas. Na clínica de endocrinologia, a situação não é diferente.

Pode parecer uma tarefa simples, mas sem um sistema de gestão adequado, o acúmulo de papéis rapidamente se torna uma realidade, tanto no ambiente de recepção quanto na sala do gestor.

Além de ser visualmente desconfortável, esse excesso de papelada dificulta a organização da secretária e do gestor, que precisam aplicar o dobro do esforço para executar tarefas, o que impacta negativamente a produtividade e até o atendimento ao paciente.

O que fazer para que esse cenário não seja uma realidade em sua clínica de endocrinologia? A melhor saída para isso é trocar os papéis por um sistema de gestão.

Por meio da tecnologia, o endocrinologista terá sempre ao seu alcance dados atualizados dos pacientes, a fim de manter o acompanhamento médico de cada diagnóstico, exame e tratamento, algo que é essencial na endocrinologia!

Isso sem falar na possibilidade de consultar os agendamentos de forma remota e eletrônica, o que dá mais liberdade e eficiência para o trabalho do gestor e dos médicos.

Esses fatores, combinados a outras vantagens da tecnologia, vão ajudar o consultório a ser sempre um lugar organizado e visualmente atrativo aos pacientes, sem mencionar que as secretárias terão a produtividade alavancada e o trabalho facilitado.

Leia mais: A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes.

Mas você sabe o que precisa ser levado em conta no momento da escolha de um sistema de gestão? Quais funcionalidades serão necessárias na sua clínica de endocrinologia?

Preparamos esse artigo para te ajudar a escolher o sistema certo e mostrar como a tecnologia contribui para uma clínica cada vez mais produtiva e organizada.

Como escolher o melhor sistema de gestão para a clínica de endocrinologia?
Sistema de gestão: como a ferramenta melhora o atendimento?
Quais as vantagens de um sistema de gestão para a clínica de endocrinologia?
Tecnologia e a atração de novos pacientes: como um sistema de gestão ajuda na captação?  

Como escolher o melhor sistema de gestão para a clínica de endocrinologia?

Para escolher um sistema de gestão, é essencial avaliar suas principais funcionalidades e se elas encontram aplicabilidade na clínica de endocrinologia.

Um bom software deve ser capaz de realizar tarefas do dia a dia, como agendamentos de pacientes e envio de lembretes de consulta, e ir além!

Sendo assim, um sistema de gestão adequado à clínica de endocrinologia precisa ter os seguintes aspectos:

  • Ser fácil e intuitivo para uso, pois o objetivo de um software de gestão é tornar possível uma rotina mais simples e produtiva.
  • Ter seus dados armazenados em nuvem, em prol de sua segurança e a de seus pacientes e da eficiência da gestão.
  • Ser capaz de fazer o gerenciamento de consultas, como redistribuição de horários e identificação de cancelamentos.
  • Apresentar ferramentas que facilitem a gestão financeira, como o controle de gastos e recebimentos.
  • Organizar e armazenar informações em prontuários eletrônicos, de forma segura e que permita consultas rápidas.

O sistema de gestão MedPlus apresenta todas essas funções que promovem a organização e a eficiência da clínica de endocrinologia, especialmente na mesa da secretária, na sala do gestor e na rotina do médico.

Além de tornar o dia a dia mais simples e produtivo, a segurança dos dados da clínica e dos pacientes é colocada em primeiro lugar, o que é extremamente relevante, considerando a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A tecnologia não facilita apenas a rotina interna do consultório, mas promove o melhor atendimento aos pacientes, já que os profissionais têm as informações acessíveis em todos os passos de sua jornada.

Escolher e implantar um sistema que ofereça essas vantagens é o primeiro passo para o sucesso no atendimento da clínica.

Sistema de gestão: como a ferramenta melhora o atendimento?

Sistema de gestão: como a ferramenta melhora o atendimento

Qualquer consultório médico precisa promover o bem-estar de seus pacientes, tanto no momento de consulta com o especialista, quanto no momento de agendamento com a secretária.

A jornada do paciente tem que ser agradável em todas as etapas. Sendo assim, a equipe toda do consultório deve trabalhar em harmonia com um objetivo comum: garantir a satisfação de quem recebe o tratamento.

Um sistema de gestão como o MedPlus oferece funcionalidades para garantir esse tipo de atendimento de excelência.

O sistema pode ser acessado por dispositivos móveis, como tablets e celulares, o que facilita o acesso às informações e, também, a comunicação entre clínica e paciente.

Essa funcionalidade é útil, pois alguns pacientes em tratamento podem voltar à clínica com frequência e não há a necessidade de pedir os mesmos dados todas as vezes. Além disso, é possível mostrar a evolução dos procedimentos no seu prontuário eletrônico. 

Há, ainda, outras funcionalidades e possibilidades do MedPlus que contribuem na qualidade do atendimento na clínica, tais como:

  • Envio de mensagens instantâneas para confirmação de consultas, reduzindo o índice de faltas.
  • Envio de felicitações em aniversários, o que ajuda a clínica a criar laços com o paciente, incentivando sua fidelização.
  • Contribuição para um atendimento mais humanizado, pois médicos e secretárias terão mais tempo para atender cada paciente.
  • Integração de dados do paciente para uma consulta completa e com visão panorâmica da evolução do tratamento.
  • Possibilidade de oferecer métodos de pagamentos diferenciados, como cartão de crédito, boleto bancário e link de pagamento.
  • Rapidez em processos burocráticos necessários, como o cadastramento inicial e agendamento de horários.

Diante desses e tantos outros benefícios, fica clara a necessidade de implantar o MedPlus em seu consultório de endocrinologia. Quer saber mais? Então continue a leitura:

Quais as vantagens de um sistema de gestão para a clínica de endocrinologia?

Quais as vantagens de um sistema de gestão para a clínica de endocrinologia?

A tecnologia evolui rapidamente e há muito tempo vem facilitando atividades do dia a dia antes consideradas demoradas e complexas. 

Todo ano, novas ferramentas chegam ao público com o objetivo de facilitar a rotina e aumentar a produtividade.

Nesse contexto, podemos citar o exemplo dos sistemas de gestão para clínicas médicas, cuja meta é justamente essa: facilitar o trabalho rotineiro e alavancar resultados.

Certamente, na clínica de endocrinologia, há afazeres que precisam de atenção todo dia, como a atualização de agenda, confirmação de consultas e fluxo de caixa.

Enquanto as secretárias geralmente se ocupam dos dois primeiros itens, o gestor se debruça sobre o terceiro. Essas obrigações demandam tempo e atenção, não permitindo qualquer falha humana, caso contrário, a gestão será prejudicada.

Contudo, essas tarefas podem ser automatizadas e realizadas por um sistema de gestão, desocupando o gestor, que pode focar em estratégias para impulsionar a clínica, e a secretária, que pode atender os pacientes de forma mais humanizada e atenciosa.

Outro grande benefício é eliminar operações errôneas da gestão da clínica de endocrinologia. Isso porque a tecnologia funciona de forma integralmente confiável, se alimentada com dados corretos e atualizados.  

Além disso, o MedPlus permite que a telemedicina, a maior tendência na área medicinal dos últimos anos, seja implementada de forma simples, prática e eficiente no estabelecimento médico. 

Leia mais: Como a teleconsulta do MedPlus mudou o atendimento ao paciente em clínicas pelo Brasil?

Isso pode ajudar na captação de novos pacientes que preferem o conforto do lar para realizar consultas rotineiras.

É importante que sua clínica não fique para trás nessas atualizações da área, pois o endocrinologista que resiste a essas mudanças pode perder pacientes. 

Tecnologia e a atração de novos pacientes: como um sistema de gestão ajuda na captação?

Um importante segmento de um sistema de gestão é o diálogo com a tecnologia e o setor de Marketing.

Isso é essencial para endocrinologistas. Afinal, sua especialidade, muitas vezes, não é totalmente compreendida pelo público. 

Por isso, os especialistas dessa área devem ter uma estratégia de marketing eficiente, com o uso de redes sociais e com produção de conteúdo em um blog da clínica, por exemplo.

E é possível ir além. O MedPlus oferece ferramentas poderosas de marketing de relacionamento, que podem oferecer 20% mais pacientes com estratégias práticas e diretas. 

Visualização de oportunidades

Com o MedPlus, você consegue trabalhar simultaneamente com pacientes que já conhecem a clínica e, também, com clientes em potencial, avaliando a possibilidade de fortalecer a captação e fidelizá-los. 

Automatização da comunicação

O MedPlus permite o envio automático de SMS e e-mail com lembretes de consulta, mensagens em datas comemorativas e dicas de cuidados com a saúde: tudo com foco no marketing de relacionamento e na fidelização de pacientes.

Tecnologia na jornada do paciente

O marketing do MedPlus é totalmente integrado com as demais funções do sistema, trabalhando constantemente para oferecer a melhor experiência para o paciente.

Leia mais: O que o marketing médico do MedPlus pode fazer por você?

Então, conte com um sistema de gestão como a MedPlus para impulsionar os resultados da clínica de endocrinologia.

Quanto mais pessoas o gestor conseguir alcançar, maior será o número de indivíduos que terão a qualidade de vida melhorada por conta do tratamento endocrinológico da clínica. 

Lembre-se disso na hora de escolher o sistema de gestão para o seu consultório de endocrinologia! E, se quiser saber mais para tomar a decisão certa, confira nosso eBook: 

Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *