A importância do pré atendimento na gestão do atendimento do paciente

É bastante comum ouvirmos falar sobre atendimento humanizado e formas de melhorar o relacionamento com pacientes no momento da consulta. Mas você já ouviu falar em pré-atendimento na clínica?

Trata-se de uma série de cuidados que precisam ser adotados para garantir que as pessoas sejam bem atendidas quando chegarem em sua clínica ou consultório.

Investir nisso é demasiadamente importante, para que você possa garantir a satisfação dos pacientes e fazer com que eles falem bem no seu negócio, além de indicá-lo para outras pessoas.

Dicas para fazer um bom pré-atendimento na clínica

Para que você tenha sucesso ao desenvolver um pré-atendimento na clínica ou consultório, desenvolvemos algumas dicas. Acompanhe!

Analise o prontuário eletrônico dos pacientes

O uso de softwares de gestão que contem com a ferramenta de prontuários eletrônicos é útil pelo fato de o médico poder consultar o histórico do paciente ainda no pré-atendimento na clínica.

Consultando o prontuário minutos antes da consulta, você saberá alguns dados básicos do paciente, como medicamentos que ele está usando ou histórico de doenças, o que facilita no diagnóstico de novas condições.

Veja se existem pendências com o paciente

Quando estiver verificando o histórico do paciente, também analise se na última consulta foi solicitado a ele algum exame. Dessa forma, você pode pedir os laudos logo no início.

Assim, a consulta se inicia com a análise dos resultados dos exames realizados, já antecipando diagnósticos de possíveis queixas do paciente. Ganha-se tempo na consulta, para que mais orientações possam ser repassadas.

Organize a clínica para que os pacientes sintam-se acolhidos

Deixe a recepção da clínica sempre limpa e arrumada. Garanta que os pacientes encontrem sempre jornais e revistas recentes para leitura, deixe uma televisão ligada em um canal de notícias, ofereça wi-fi, tenha móveis confortáveis e bonitos etc.

Já na sala de consultas, sempre separe equipamentos como estetoscópios, luvas, termômetros, entre outros itens que sejam necessários para examinar os pacientes.

Isso garante que os pacientes tenham conforto e que você consiga se manter ágil durante o atendimento, fazendo com que a satisfação aumente.

Treine todos os seus colaboradores

Além de tomar medidas para melhorar as consultas e deixar a infraestrutura do local mais apropriada, é preciso treinar os colaboradores. Todos precisam saber lidar bem com qualquer pessoa que chega na clínica, sendo essa uma premissa do pré-atendimento.

Por isso, sempre promova treinamentos para recepcionistas, secretárias, enfermeiros e outros profissionais que atuem com você.

Garanta que o consultório seja higienizado

Quando um paciente sai, é preciso higienizar bem a sala entre uma consulta e outra. Para isso, podem ser feitas limpezas de equipamentos com álcool gel, por exemplo.

A ideia é evitar a disseminação de doenças, uma vez que uma pessoa que tem gripe, conjuntivite ou outra virose pode deixar vírus no local e contaminar outros pacientes. Por isso, a organização é fundamental.

Seguindo essas dicas, se tem a garantia de um bom pré-atendimento na clínica. Isso fará com que as pessoas tenham mais satisfação com os seus serviços. Além disso, as chances de elas indicarem você aumentam consideravelmente.

E por falar em satisfação dos pacientes, o convidamos para ler o nosso artigo que fala sobre pesquisa NPS, uma forma de mensurar como as pessoas veem a sua clínica.

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