Como fazer a gestão da sua rede de clínicas médicas

Por Thais Geron em 20 de agosto de 2019.

Quando uma clínica está fazendo sucesso e está com um gestão bem-feita, pode ser o momento de expandir e dar início à uma rede da sua clínica médica. No entanto, esse processo requer muita dedicação do gestor para que todas as unidades sejam bem gerenciadas e que se desenvolvam. Sendo assim, é essencial saber como fazer a gestão da sua rede de clínicas médicas com eficiência.

Neste artigo, vamos apresentar quais são as principais maneiras de fazer uma gestão de rede de clínicas médicas para que o sucesso seja cada vez maior.

5 maneiras de fazer a gestão da sua rede de clínicas médicas

Há diversas maneiras de cumprir com as tarefas e demandas de gerenciamento de uma rede de clínicas médicas. Pensando nisso, selecionamos as principais práticas que precisam ser implementadas em sua gestão com o objetivo de acrescentar vantagens na rotina das diferentes clínicas. Confira a seguir!

Faça a padronização dos processos internos

Em uma rede de clínicas médicas a organização é algo fundamental. Uma maneira de manter a organização é por meio da padronização dos processos internos. Assim, as diferentes unidades da clínica irão utilizar o mesmo sistema para cada procedimento, como desde o atendimento dos pacientes no início da consulta até o modo de arquivar os documentos.

Capacite todos os profissionais da sua rede de clínicas

Os profissionais que atuam nas clínicas médicas da sua rede têm papéis diferentes e é preciso que eles saibam como realizar as suas tarefas da melhor maneira. Para isso, capacite todos os profissionais da sua rede de clínicas através de treinamentos e feedbacks, já que essas atitudes podem ser consideradas como jeitos de motivar os seus colaboradores e mantê-los alinhados com os objetivos, valores e propósitos da clínica.

Utilize uma comunicação interna eficiente

Como comentado no item acima, manter os colaboradores motivados está relacionado com possibilitar que eles realizem as suas tarefas da melhor maneira. Sendo assim, utilizar técnicas de comunicação interna é um jeito de trabalhar a motivação das equipes da sua rede de clínicas médicas, já que todos os profissionais estarão informados sobre o que acontece na clínica como um todo.

Para isso, invista em implementar uma excelente comunicação interna na sua clínica através de e-mails, boletins informativos, encontros presenciais, entre outras maneiras.

Implemente um único canal de comunicação com os pacientes

Para que os seus pacientes possam entrar em contato com as unidades da sua rede de clínica médicas, é necessário que haja um canal de comunicação. Implementar um único canal de comunicação com os pacientes pode ser uma importante maneira de possibilitar que eles tenham acesso às informações dos procedimentos das suas clínicas de uma forma geral.

Ter um único canal de comunicação também é um jeito de representar o posicionamento da marca da sua clínica, mantendo a qualidade do que será publicado e das mensagens que serão trocadas com os pacientes.

Utilize um software de gestão

Fazer a gestão de uma clínica é algo complexo e que exige bastante organização. Quando se trata de uma rede de clínicas médicas, não é diferente. Para manter todas as principais informações das suas clínicas em uma mesma ferramenta, utilize o Software de Gestão Médica MedPlus.

Com o sistema de gestão da MedPlus, você, gestor, terá diversos recursos inovadores disponíveis para fazer um excelente gerenciamento da sua rede de clínicas médicas, como controle de fluxo de caixa, parcerias estratégicas que otimizam a rotina da sua clínica, agenda online, controle de estoque, prontuário eletrônico do paciente e muito mais.

O Software de Gestão Médica MedPlus foi desenvolvido para otimizar a sua gestão de maneira completa. Saiba quais são os recursos feitos especialmente para a gestão de redes de clínicas! Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.