Quanto você quer crescer este ano em sua clínica médica?

Veja sua clínica médica crescer em 2021 para alcançar o sucesso financeiro colocando as estratégias certas em ação na gestão deste ano.

Por Thais Geron em 14 de janeiro de 2021.

Você já fez a lista de metas e objetivos de sua clínica médica para este ano? É claro que todos desejam ter melhores resultados em 2021, mas existem desejos mais específicos para o seu negócio, não é mesmo? 

Ter mais lucratividade, realizar mais atendimentos, ser mais digital e por aí segue a lista. Tudo isso para chegar ao fim do ano melhor do que no início. 

Definir metas e objetivos é essencial, mas também é importante encontrar maneiras de alcançar o que se quer. Para isso existem os planejamentos e as estratégias. 

Contudo, para ver sua clínica médica crescer, é preciso saber como ter uma gestão efetiva. 

Nesse momento surgem muitas perguntas a serem respondidas sobre ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas. 

Quer mais pacientes?
Deseja ter mais lucro?
Quer mais organização?
Deseja ter uma clínica mais digital?
Quer ter mais segurança de dados?

Continue sua leitura e descubra caminhos para alcançar cada um desses objetivos: 

Quer mais pacientes? 

Relacionamento com pacientes pode salvar sua clínica médica | MedPlus

Para atrair mais pacientes para sua clínica médica, suas estratégias devem estar focadas em dois fatores: captação e fidelização.

1. Captação de pacientes

 O marketing é a melhor opção para captar novos pacientes. Contudo, suas estratégias devem ser bem pensadas e centradas no seu público. E para ter resultados realmente positivos, vale a pena investir nisso. 

Se nos anos anteriores você não investiu em marketing digital, patrocinando posts, coloque isso em prática em 2021 e você terá mais pessoas descobrindo que sua clínica existe. Esse é o primeiro passo para ter mais pacientes! 

Leia também: Como investir em marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório médico?

2. Fidelização de pacientes 

A relação entre a clínica e o paciente é uma questão bem importante na fidelização. Por isso, foque os esforços da sua equipe em entregar um atendimento e uma experiência positiva para quem já escolheu sua clínica. 

Caso você não saiba como melhorar seu atendimento, é possível aplicar uma pesquisa para verificar o nível de satisfação dos pacientes. E para isso você pode usar a técnica do NPS. 

Caso você não saiba o que é isso, confira o post: Pesquisa NPS em clínicas e consultórios médicos: o que é e como usar?

Depois de ter os resultados em mãos, analise os números e descubra o que já está sendo feito da maneira certa e o que pode ser melhorado no seu atendimento. Então basta realizar as mudanças necessárias!  

A vantagem de focar na fidelização para ter mais pacientes é: quando alguém tem uma experiência positiva em uma clínica, ela acaba indicando o médico para amigos e familiares. Como resultado, sua clínica terá mais pacientes!

Deseja ter mais lucro? 

Para que sua clínica tenha mais lucratividade em 2021, é necessário focar em dois fatores: redução de custos e planejamento financeiro! 

1. Redução de custos

Sempre que se fala em otimizar gastos se inicia um processo de corte de custos extras. Contudo, esse é um processo que demanda de muita análise por parte do gestor, para evitar que a qualidade dos atendimentos seja perdida no caminho. 

Para reduzir custos de verdade, duas coisas devem ser feitas: primeiramente, sua clínica deve se tornar mais digital. E, por fim, é necessário controlar com atenção o estoque. 

Para ir mais a fundo no assunto, confira o artigo: Menos 30% de custos: melhore sua gestão financeira na clínica médica

2. Planejamento financeiro

Um planejamento financeiro também é importante quando se quer ter mais lucratividade. Para isso, analise os resultados da gestão do ano anterior, estipule as metas para o ano seguinte e trace estratégias. 

Analise os resultados financeiros dos anos anteriores, verificando também o que poderia ter sido feito melhor, que situações poderiam ter sido evitadas e como. 

É importante pensar sobre quais investimentos serão feitos em 2021 em toda a estrutura da clínica. Tudo sempre focando na melhora do ambiente, da gestão e da qualidade do seu atendimento. 

O planejamento servirá como um verdadeiro guia de gestão financeira. Por isso, dedique algum tempo a essa tarefa, e lembre-se de atualizar os valores ao longo do ano. 

Quer mais organização? 

6 erros de comunicação com pacientes! | MedPlus

O dia a dia de uma clínica é composto de uma rotina bastante corrida. E isso pode acabar virando uma verdadeira bagunça. Para evitar isso, é preciso de mais organização na sua gestão. 

O problema na verdade é que muitas clínicas contam com diferentes ferramentas para gerir seu tempo e realizar as tarefas diariamente. E isso acaba fazendo com que sua equipe perca tempo e viva em meio a uma desorganização de documentos, anotações e processos. 

Para ter mais organização, basta contar com um sistema de gestão que apresente todas as ferramentas necessárias no dia a dia de sua clínica médica.  

  • Agenda médica
  • Prontuário eletrônico
  • Prescrição digital
  • Ferramentas de gestão financeira
  • Relatórios
  • Telemedicina 
  • Organização de cadastros e documentos

Está procurando um sistema completo para sua clínica médica? Então conheça o MedPlus. 

Deseja ter uma clínica mais digital? 

2020 ensinou para muitas pessoas, e principalmente para os gestores: ser mais digital não é mais coisa do futuro. É coisa do agora. 

A necessidade de contar com a tecnologia acabou mostrando para as pessoas como isso pode ser benéfico na prática. E por isso, agora seu atendimento deve ser mais digital, assim como sua gestão! 

O ideal é começar 2021 implementando o modelo de atendimento híbrido. Ou seja, atender seus pacientes presencialmente e também digitalmente. 

O atendimento presencial é extremamente importante. Contudo, consultas de retorno e até mesmo de acompanhamento de tratamentos podem ser realizadas através de ferramentas de vídeochamada, com teleconsultas. 

Utilizar a tecnologia dessa maneira aumenta a satisfação do paciente, que sentirá que sua clínica está fazendo o possível para acompanhar o seu caso e garantir que ele tenha um tratamento eficiente, melhorando sua qualidade de vida.  

A telemedicina está transformando os atendimentos em clínicas e consultórios médicos de maneiras realmente revolucionárias, trazendo muitas vantagens. 

Para ter uma clínica mais digital, é necessário deixar de usar o papel de vez. Contudo, apenas faça isso se sua clínica tiver como aliado um bom sistema de gestão!  

Saiba mais sobre o assunto lendo o eBook: Benefícios da implementação de softwares de gestão em clínicas oftalmológicas

Quer ter mais segurança de dados?

Em agosto de 2021 entrarão em vigor as sanções da  LGPD e a segurança de dados será um assunto ainda mais importante dentro de consultórios e clínicas médicas

Sua clínica lida com muitas informações delicadas no dia a dia, como o histórico dos pacientes. Com a Lei Geral de Proteção de Dados começar, ela é responsável por manter esses dados seguros.

O vazamento de informações delicadas poderá acarretar em multas de valor alto, e até mesmo em processos judiciais sérios.

Por isso, é hora de migrar para um sistema que esteja alinhado com as diretrizes da LGPD e ofereça ferramentas seguras, como prontuário eletrônico e cadastros com armazenamento em nuvem. 

Quer saber mais sobre o assunto e garantir que sua clínica esteja preparada para a LGPD em 2021? Então confira o eBook:

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.