Por Patricia Oliveira em 08/02/2021

4 dicas para aumentar a receita da sua clínica

O caminho do sucesso para clínicas médicas passa pelo aumento da rentabilidade. Você precisa de marketing digital, fidelização, gestão financeira e mais!
4 dicas para aumentar a receita da sua clínica

Aumentar o número de pacientes, otimizar o seu tempo, melhorar o atendimento e tornar sua clínica mais conhecida: todos esses são importantes objetivos da gestão médica, não são?

No entanto, eles também são passos para alcançar uma das principais metas de um empreendimento médico: aumentar sua receita! Esse é o foco de muitos gestores e é essencial pensar nisso se você quer garantir o sucesso de sua clínica médica.

Afinal, além de melhorar os lucros, o aumento da receita também possibilita:

  • Realizar novos investimentos em equipamentos e infraestrutura;
  • Melhorar os serviços oferecidos dentro da clínica;
  • Contratar uma equipe maior e mais capacitada;
  • Oferecer treinamentos e capacitações para seus colaboradores;
  • Realizar novas especializações;
  • Investir em marketing e outras estratégias para ter ainda mais pacientes.

Ou seja: aumentar a receita é o caminho para o crescimento de uma clínica médica e o segredo para você terminar o mês com muito mais lucratividade.

Mas não é só isso. Melhorar sua receita também é essencial para lidar com períodos de crise e de instabilidade econômica. Isso porque ter uma boa reserva financeira é essencial para sair dos momentos difíceis com um saldo positivo.

Então, para aumentar seus lucros e evitar os prejuízos, separamos neste artigo 4 dicas para você melhorar o rendimento de sua clínica com atitudes simples. Confira a seguir:

Investir em marketing digital para aumentar o fluxo de pacientes
Ampliar suas opções de pagamento
Ter uma gestão médica focada em fidelização de pacientes
Organizar um planejamento financeiro

Investir em marketing digital para aumentar o fluxo de pacientes

4 dicas para aumentar a receita da sua clínica

Com a utilização cada vez maior da internet e das redes sociais, tornou-se praticamente obrigatório para uma clínica médica marcar sua presença nesses ambientes digitais. Afinal, é lá que estão os seus pacientes.

Para conquistar essas pessoas, aumentar seu fluxo de pacientes e ter uma agenda sempre cheia, você precisa contar com estratégias de marketing digital. Com elas, você se posiciona melhor na internet, fortalece o relacionamento com seus pacientes e atrai pessoas novas para sua clínica médica.

No entanto, para ter um marketing digital de sucesso, é importante seguir alguns passos:

  • Conhecer o seu público, para poder publicar conteúdos mais personalizados e realmente conquistá-los;
  • Organizar um planejamento de postagens nas redes sociais, para ter uma boa frequência e manter seus seguidores interessados;
  • Produzir um conteúdo de qualidade, que seja realmente interessante para seu público-alvo;
  • Explorar diferentes estratégias, como redes sociais, site, blog, e-mail marketing, entre outras;
  • Contar com um site da sua clínica médica, para aparecer nos resultados das buscas no Google;
  • Interagir com o seu público sempre que possível, sem deixar muitos atrasos;
  • Acompanhar as principais métricas de resultados, para avaliar se suas estratégias estão dando frutos.

Além disso, muitas vezes é interessante investir no marketing para ter resultados mais rápidos e satisfatórios. Isso envolve utilizar mídias pagas, como Google ADS e Facebook ADS.

Utilizando essas plataformas, com um pequeno investimento financeiro suas campanhas e estratégias de marketing conseguem ter um alcance muito maior. 

Google Ads é a plataforma de mídia paga do Google. Com ela, você pode fazer com que seu site fique melhor posicionado nas buscas do Google. Além disso, seus anúncios podem aparecer em sites parceiros e até no YouTube. 

Tudo isso com a segmentação adequada para atingir o público certo, além de relatórios e métricas para medir o sucesso das suas estratégias de marketing.

Facebook Ads é a plataforma de mídia paga do Facebook. Investindo nela, você consegue marcar presença no dia a dia do seu público com posts patrocinados no Facebook e no Instagram.

Essa plataforma também disponibiliza uma excelente segmentação de público, além dos relatórios para aprimorar as suas campanhas de marketing.

Também vale a pena contar com boas tecnologias que podem te ajudar no marketing digital. Acesse: 16 ferramentas de marketing digital para sua clínica médica.

Seguindo todas essas sugestões, você logo aumentará o fluxo de pacientes na clínica e garantirá um crescimento na sua receita.

Ampliar suas opções de pagamento

Muitas clínicas limitam as suas opções de pagamento ao dinheiro e ao cartão de crédito. Outras aceitam cheque ou até boletos. Mas a questão é: tenha o máximo de opções de pagamento que você puder.

Afinal, com opções diversas, você vai conseguir atender melhor clientes diferentes. Com isso, sua clínica médica se torna mais acessível para eles e competitiva frente ao mercado.

Nesse sentido, é essencial:

  • Ter maquininha de cartão para crédito e débito, com opção de parcelamento. O ideal é que a maquininha seja especializada para o segmento de saúde;
  • Emitir boletos para seu cliente pagar no momento que for melhor para ele, no banco ou em aplicativos bancários. Vale a pena investir em boletos automatizados para a sua clínica;
  • Aceitar pagamentos em cheque. Essa forma de pagamento é mais antiga e vem sendo superada pelo cartão de crédito, mas ainda há pessoas que preferem usá-la. No entanto, dê preferência para receber cheques de clientes confiáveis;

Há mais uma solução inovadora para o recebimento na sua clínica médica: os links de pagamento. Com essa tecnologia, você só precisa enviar um link para o seu paciente, seja via WhatsApp, SMS ou mesmo e-mail.

Ao acessar esse link, o paciente será levado para uma página na qual ele pode realizar o seu pagamento com o cartão de crédito, com facilidade, agilidade e sem precisar sair de casa.

E o melhor: você pode disponibilizar o link de pagamento antes da consulta, no momento do agendamento ou da confirmação. Assim você reduz as faltas, pois o cliente não vai desmarcar se a consulta já está paga.

Tendo todas essas opções, sua clínica se torna mais atrativa para seus pacientes, você evita faltas e inadimplência e acaba aumentando a sua receita.

Boletos automatizados: invista em tecnologia no pagamento

Você já emite boletos na sua clínica médica? Essa é uma excelente forma de atrair mais pacientes e melhorar a sua receita, não é? 

No entanto, a emissão do boleto pode ser um problema para muitas clínicas… Afinal, ela envolve a burocracia dos bancos, toma tempo da sua gestão, precisa ser feita manualmente e quando o cliente paga, você precisa ir até o seu sistema para dar baixa desses valores.

Isso sem falar nos custos! Muitos bancos cobram desde o momento da emissão e você perde dinheiro a cada boleto que emite – ainda mais se o cliente acaba não pagando.

Mas isso tudo pode ser resolvido com os boletos automatizados do MedPlus! Com eles, a emissão é rápida e fácil, a baixa das contas é automática e você só paga quando o pagamento for liquidado.

Ter uma gestão médica focada em fidelização de pacientes

4 dicas para aumentar a receita da sua clínica

Podemos afirmar com tranquilidade que quanto mais consultas você realizar, maior será a receita da sua clínica, certo? Isso é óbvio, e é justamente por isso que falamos do marketing digital lá no início deste texto.

No entanto, não basta só atrair novos pacientes. Ainda mais porque esse é um processo que custa tempo e dinheiro para a sua gestão médica. É muito mais barato e eficiente conquistar seus pacientes atuais para que eles continuem voltando a consultar com você!

Esse é o sentido da fidelização de pacientes em clínicas médicas: um conjunto de técnicas focado em fazer com que as pessoas que são atendidas por você fiquem satisfeitas e retornem quando precisarem de um novo atendimento médico.

E isso envolve toda a jornada do paciente

  • Primeiro, você precisa facilitar o agendamento da consulta, com um contato claro, direto e eficiente. 
  • Depois, é essencial ter uma recepção simpática e agradável dentro da clínica, com profissionais capacitados e um ambiente aconchegante;
  • A hora do atendimento do médico é fundamental: o profissional precisa ser simpático e eficiente, mostrando para o paciente qual o seu problema e apresentando as melhores soluções em um atendimento humanizado;
  • Por fim, é importante reforçar o relacionamento com o paciente no pós-atendimento, entrando em contato com ele via e-mail marketing, SMS ou mesmo WhatsApp, para avaliar os resultados do tratamento e oferecer um acompanhamento.

Além disso, a interação com os pacientes nas redes sociais também é fundamental para a fidelização. Se sua clínica se mostrar aberta e comunicativa na internet, seu paciente vai se sentir bem recebido e terá mais chances de voltar.

E o resultado da fidelização vai ainda mais longe: ela pode fazer os pacientes se tornarem promotores da sua clínica. Se realmente estiverem satisfeitos com o atendimento, eles vão recomendar seu trabalho para amigos e familiares, aumentando ainda mais o seu fluxo de pacientes de forma gratuita!

Organizar um planejamento financeiro

Outra excelente forma de melhorar a sua receita é através do planejamento financeiro. Essa organização é importantíssima para você direcionar o seu trabalho, saber que tipos de investimentos pode fazer, quais custos pode cortar e quais metas pode definir para o seu futuro.

Para ter um bom planejamento, você precisa levantar as informações e relatórios financeiros dos últimos meses na sua clínica médica. Avalie quanto dinheiro entrou, quanto saiu, que tipos de investimentos puderam ser feitos e, principalmente, como estava sua receita.

É muito importante identificar se a receita vem crescendo ou diminuindo, e também buscar os motivos para isso. Assim, você pode estabelecer estratégias para potencializar o que estiver causando o aumento da receita e para resolver o que tiver causado a queda.

Ou seja: o planejamento financeiro é o caminho para estabelecer metas que vão permitir o aumento de seu faturamento.

No entanto, se você tiver uma gestão financeira manual, feita em livros-caixa, diversas planilhas e sem integração, vai ser muito difícil ter as informações e relatórios necessários para um bom planejamento. 

Por outro lado, com uma gestão financeira digital, feita em um sistema de gestão para clínicas médicas, você tem todos esses dados sempre à mão, de forma integrada, organizada e pronta para um planejamento de excelência.

Percebeu o potencial de uma administração eficiente e de um planejamento financeiro realmente organizado? Com uma gestão inteligente, você melhora seus resultados e certamente vai aumentar a receita de sua clínica.

Então aproveite esse novo conhecimento e melhore ainda mais os seus resultados financeiros com o nosso guia feito especialmente sobre o assunto. Confira:

Gerente Comercial

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